sexta-feira, 10 de dezembro de 2004

Condenação inédita em Portugal

Este post é de protesto. Contra a condenação - inédita! - a 11 meses de prisão com três anos de pena suspensa do jornalista José Manso Preto. O seu «crime»? Ter recusado prestar depoimento como testemunha num processo de tráfico de droga, invocando o dever de sigilo profissional. Que fazer, então, ao artigo 6/o do Código Deontológico dos Jornalistas, segundo o qual «o jornalista não deve revelar, mesmo em juízo, as suas fontes confidenciais de informação, nem desrespeitar os compromissos assumidos excepto se o tentarem usar para canalizar informações falsas»?
É preciso encontrar, com urgência, quem defenda os direitos e não só os deveres profissionais dos jornalistas em Portugal...

quinta-feira, 9 de dezembro de 2004

Blogs e jornalismo em Guimarães

No jornais, os ecos da conferência "O papel dos blogs no jornalismo actual":

- Público
- Diário de Notícias

No Atrium estão disponíveis algumas fotos da sessão.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2004

Prémio para o Ponto Media

O Ponto Media venceu o prémio Melhor Blog Jornalístico em Português atribuído no âmbito do concurso The Best of Blogs. Parabéns António! É merecido!

Os blogs do Le Monde

O jornal Le Monde oferece aos seus leitores uma ferramenta para a criação de weblogs. A lista dos 10 blogs favoritos inclui blogs de jornalistas ou autores convidados pelo jornal assim como dos leitores.
Do blogs de autores convidados pareceu-me interessante um sobre a Constituição Europeia e o Langue sauce piquante, o blog criado para corrigir a linguagem utilizada pelos jornalistas.

Dica de Loic Le Meur.

domingo, 28 de novembro de 2004

Atrair jovens leitores para os jornais

Num artigo publicado na Wired, Adam L. Penenberg apresenta algumas razões pelas quais os jovens não lêem jornais impressos:
1- Estão habituados a obter notícias gratuítas,
2- Utilizam serviços como o Google News, onde podem obter informação de milhares de fontes diferentes e não apenas de um jornal:

And when young people go online, they tend to browse for news in much the same way they window-shop for jeans or sneakers: sampling a headline here, a blog entry there, a snippet of a story there, until their news cravings are satisfied.

O artigo completo pode ser lido aqui. Os resultados analisados por Penenberg são retirados de um estudo do Washington Post, mas vêm apenas confirmar um outro estudo realizado pela Online Publishers Association.
Dica de E-Media Tidbits.

sexta-feira, 19 de novembro de 2004

Publijornalismo

Publijornalismo

João Paulo Meneses insurge-se contra as publireportagens, ou, se preferirmos, contra o publijornalismo. E bem! Publijornalismo é, na minha opinião, a pior ferramenta de publicidade e não é, de todo, jornalismo. Mais: considero um insulto à inteligência do leitor - ou ouvinte, ou telespectador -, um desrespeito pelo seu direito a ser bem informado que pode levar à quebra de confiança que o une ao meio em causa, pois não lhe permite distinguir claramente jornalismo de publicidade.
Neste quadro, todos ficam mal, inclusive a empresa que opta por aquela ferramenta - indicia que não tem os seus potenciais clientes em grande consideração...

terça-feira, 16 de novembro de 2004

Regressei

Acredito que não terão sentido a minha falta - o mesmo não posso eu dizer de vocês - mas, na verdade, não estive ausente. Fui antes um espectador cuja atenção foi constantemente desviada para outras prioridades, mas que ainda assim conseguiu pasmar-se com o que se tem passado. E continuo pasmado... e daí, nem tanto. É a habituação ao disparate, que querem que vos diga? Vai que não vai, o futuro promete-nos uma década promissora e radiante (por maldade, consta que está a criar-se um novo fluxo emigratório desde o passado fim-de-semana)... Por enquanto, aqui fica a minha leitura recomendada, com dedicatória subentendida...

quinta-feira, 11 de novembro de 2004

Media Bloggers Association

Hoje descobri a existência da Media Bloggers Association:

Media Bloggers Association (MBA) is a non-partisan organization dedicated to promoting MBA members and their blogs. The only requirements for membership are:

- Actively blogging on the topic of news/political media
- Displaying an approved MBA logo/hyperlink on the home page of member blogs
- Playing well with others

Online News Association conference

Começa já amanhã a edição 2004 da conferência promovida pela Online News Association. O programa completo pode ser encontrado aqui. Está hoje em destaque, no site do encontro, um texto sobre os blogs e o seu papel no decorrer das eleições norte-americanas

segunda-feira, 8 de novembro de 2004

BloggerConn III

Com algum atraso, fica aqui e aqui o rescaldo da BloggerCon. E aqui algumas fotos.

segunda-feira, 1 de novembro de 2004

Weblogs nas empresas

A propósito da Jornada Weblogs en la Empresa, José Luis Orihuela apresenta no eCuaderno uma extensa e muito interessante lista de recursos que interessarão certamente a quem, como eu, trabalha na área das relações públicas (e não só).
Além de textos sobre o uso de blogs nas empresas, Orihuela mostra também exemplos de weblogs como ferramentas de marketing.

quinta-feira, 28 de outubro de 2004

Cidadãos jornalistas

Depois do jornal sul-coreano Ohmynews, feito quase por amadores, são vários os jornais on-line feitos por amadores. Na OJR são apresentados vários exemplos destes jornais, alguns relacionados com estudantes de jornalismo, mas todos de intervenção local.

Blogs e FBI

Uma história típica dos EUA: a autora do blog anniesj escreveu um post pouco simpatico sobre o presidente Bush. Alguém fez queixa e algum tempo depois agentes do FBI estavam à porta da blogger. Passado o susto, percebida a confusão, os agentes foram embora. A história é contada aqui.
Dica de E-Media Tidbits.
Entretanto, no Brasil, o autor de um blog que sigo há vários anos (aliás foi o primeiro blog que conheci ainda em 2001) foi ameaçado com um processo.

terça-feira, 26 de outubro de 2004

Blog Comunidades

Chama-se Blog Comunidades o novo serviço grátis lançado pelo Portal Comunidades.Net. Com dez «templates» predefinidos, que podem ser personalizados segundo as preferências de cada um, tem a particularidade de «permitir convidar amigos para o enriquecimento das matérias». Outro dos destaques é o «Blogário», um dicionário de expressões típicas da blogosfera.

Notícia completa aqui.

sexta-feira, 22 de outubro de 2004

Net grátis em S. Francisco

O mayor de S. Francisco quer que a cidade tenha uma cobertura total de acesso wireless à Internet. Parece-me uma excelente ideia.

terça-feira, 19 de outubro de 2004

BloggerCon

Do programa da BloggerCon, a conferência sobre weblogs promovida pela Stanford Law School, além do painel sobre weblogs e jornalismo, destaco duas sessões:
- Election 2004
- Academia

Os temas destas duas sessões demonstram, na minha opinião, a importância que os weblogs têm adquirido em duas áreas: o ensino e a cidadania. Neste último aspecto, destaque para o papel que os weblogs desempenharam nas eleições norte-americanas. Os candidatos (ou a sua máquina de propaganda) perceberam essa importância e todos criaram um weblog de campanha.

segunda-feira, 11 de outubro de 2004

Blogs e jornalismo

Imaginem que um jornalista fez uma entrevista e preparou, com base nessas declarações, uma notícia, na qual inseriu pequenos extractos da conversa. Agora imaginem que a fonte publica a entrevista completa no seu blog, porque discorda da forma como foi apresentada. Este é o ponto de partida para uma entrevista que Mark Glaser fez com Mark Cuban, um empresário, cujo blog se intitula Maverik.
Glaser tem razão quando diz:

More and more, blogs are giving sources the power to strike back and making journalists think twice about what they run in a story and how they conduct an interview. Case in point: Billionaire technology entrepreneur Mark Cuban, who also owns the NBA's Dallas Mavericks basketball team, launched a blog last spring and quickly posted an e-mail exchange he had with Dallas Morning News sports columnist Kevin Blackistone.

Mas há mais nesta entrevista que merece uma leitura.

domingo, 10 de outubro de 2004

porto santo

porto santo
uma sequência errática de perspectivas visuais... às vezes douradas

Um fotoblog criado recentemente leva ao mundo imagens da ilha dourada. Vários quilómetros de praia, sol, calor e sem falar da cor da água que ofusca de tão bonita. É assim o Porto Santo. Recomendo.

Cébrian na Pública

Merece ser lida a entrevista de José Luís Cébrian a Adelino Gomes hoje publicada na revista Pública. Entre várias ideias interessantes, destaca-se a noção de que o jornalismo, e principalmente os jornais, estão a mudar:

Quero dizer com isto que a ideia do jornal tradicional vai desaparecer. As notícias que os jornais davam já as pessoas as conhecem. Dantes, a televisão não marcava a agenda informativa. Agora a CNN, a Fox, a CBS News marcam a agenda informativa. Ainda não vimos os efeitos da Internet. Pode demorar mais 10 ou 20 anos. A imprensa foi inventada em finais do século XV e só 300 anos depois apareceu algo semelhante a um jornal moderno.

Blog do editor

Através do Cyberjournalist acedi ao blog do editor do Greely Tribune, um jornal do Colorado. O que se destaca numa leitura rápida do blog é o diálogo constante que este editor mantém com os leitores do jornal. Além de fotografias, Chris Cobler recebe informações e questões de vários leitores, aos quais responde, aumentando a transparência do trabalho que o jornal desenvolve.

sexta-feira, 17 de setembro de 2004

Em Viseu...

Em Viseu...

... há Portugal no seu melhor!

Sugestão de leitura...

Sugestão de leitura...

"O que ele foi fazer! Devia, como disse Álvaro Barreto (em reunião partidária!), "ter esperado dois ou três dias", antes de divulgar o relatório. Muito embora o ministro dos Assuntos Económicos afirme que não põe em causa as conclusões do relatório (e com que autoridade o faria, se não é perito na matéria?), ele acha que o modo como o relatório foi divulgado pôs em causa o ministro das Obras Públicas, que veio para o Governo directamente da presidência da Galp. Ocorre perguntar para que serviriam os dois ou três dias de dilação pedidos por Álvaro Barreto: para tentar suavizar o relatório? Para restringir a sua circulação? Para se encomendar um "parecer" que o contrariasse? Para dar tempo ao ministro das Obras Públicas para se preparar psicologicamente para a revelação pública da incompetência da administração da Galp a que presidia de garantir a segurança de pessoas e bens que lhes estavam confiados? É um mistério, que, infelizmente, ninguém achou interessante esclarecer junto de Álvaro Barreto."

É só para abrir o apetite. Leiam, vale a pena.

Já agora...

Já agora...

... e a título de curiosidade: podem ajudar-me a encontrar as notícias e os editoriais de hoje sobre o estudo de que falei ontem (uns posts mais abaixo, se não se importa), e que colocava Portugal como um dos países com mais baixa taxa de absentismo por doença na Europa?

Em vias de extinção?

Em vias de extinção?

É ou não importante a salvaguarda das fontes? Este assunto ainda não tem o grau de atenção que merece. A propósito, o DN de hoje traz uma notícia sobre a tendência que começa a surgir nos Estados Unidos, em contraponto com a realidade norueguesa.

quinta-feira, 16 de setembro de 2004

... vai daí que... - parte 4

... alguém já disse que todos nós deveríamos usufruir de direito de voto nas eleições americanas. Mas para isso, também deveríamos usufruir de informação equilibrada. Por isso, para quem tiver interesse, sugiro uma visita ao excelente blog do Pedro Ribeiro.

... vai daí que... - parte 3

... ao mesmo tempo, Luís Delgado assume funções de presidente executivo do grupo Lusomundo Media. Não comento.

... vai daí que... - parte 2

... também gostaria de fazer eco de uns episódios brilhantes protagonizado por duas personalidades madeirenses. Enquanto que Guilherme Silva propunha na Assembleia da República a extinção da Comissão Nacional de Eleições por esta funcionar ?de forma sectária e partidarizada?, Alberto João Jardim ?ameaça expropriar o Diário de Notícias da Madeira por não concordar com as notícias publicadas pelo jornal mais lido da ilha? (gentileza do Causa Nossa)...

... vai daí que... - parte 1

... o Público on-line noticia que, segundo um estudo feito em 15 países da União Europeia, Portugal apresenta das mais baixas taxas de absentismo por doença. Ora, esta é uma daquelas notícias que causa estranheza, quando nos vemos confrontados diariamente com o discurso oficial da ?falta de produtividade dos portugueses?. Se pensam que este post é uma observação puramente política, desenganem-se! O desafio é verificarmos nas próximas horas que cobertura mediática será dada a este estudo, e depois compararmos com todo o espaço que é concedido ao ?mainstream?.

Obrigado, Elisabete!

Obrigado, Elisabete!

Nos últimos tempos, a cada dia que passa sinto vontade de agradecer à Elisabete o ter-me convidado a viver nesta casa. É bom ter onde e com quem conversar sobre o que se passa...

quarta-feira, 15 de setembro de 2004

Já agora

Já agora, acresce dizer que

o facto de o Presidente da República não dizer nada de novo ou relevante, não é notícia. Temos o que merecemos. Mas seria notícia a existência de um eventual bloqueio dos jornalistas pela presença de Sua Excelência na entrega dos prémios.

Um silêncio que perturba

"Um silêncio que perturba" mas não surpreende
Manuel Pinto toca na ferida aberta pelo silêncio a que os media votaram a entrega dos prémios Gazeta, em concreto, o discurso da Ana Sousa Dias. Perturba, sim senhor, mas não surpreende quem tenha a "sensibilidade", usando uma palavra querida de Ana Sousa Dias, de conhecer o estado actual do ecossistema, onde a discussão, o debate de ideias, as críticas construtivas, enfim, todos os processos purgatórios que abram caminho à melhoria da qualidade do trabalho são cilindrados pela voracidade do quotidiano, pela vertigem do vácuo, pela embriaguez da vaidade ou tão somente, mas importante, pela necessidade de sobrevivência.
Mas verdade seja dita que este não é um fenómeno exclusivo a esta área, antes reflecte os próprios males da sociedade actual. Pessimismo meu? Talvez, mas então, façam o favor de me contrariar que eu agradeço.

Desabafo

Desabafo

"O pior é que a situação de cada um de nós é cada vez pior e não há ninguém que queira, ou consiga tomar uma atitude."

O desabafo da Sílvia Padrão (comentário ao meu post anterior) será por certo partilhado por muitos. Pelo menos por mim é, com alguma frequência. Mas desabafar é, em si, uma atitude. Singela, sim, mas que pode dar ânimo para algo mais. Quanto ao que motivou o desabafo, e não querendo pisar terrenos do comentário político puro e duro, abordo a questão do ponto de vista do agenda-setting: para quem anda preocupado/a com o rumo das coisas, saber quem é o novo presidente da Lusomundo Media, ou simplemente ler os editoriais de ontem do Diário de Notícias de hoje do Público, só vai levar a enrugar mais a testa...

terça-feira, 14 de setembro de 2004

A lição do Bagão

A iniciativa surgiu como inédita: um ministro das Finanças a dirigir-se à Nação, em horário nobre, sobre algo tão importante como o estado das nossas contas. Apesar de se conhecer o tema, o inédito alimentou o suspense, mobilizou a atenção e conquistou valioso espaço mediático ainda antes de se concretizar. O primeiro objectivo foi atingido, parabéns a quem de direito.
A intervenção, propriamente dita: flop. É a minha opinião, como tal, discutível. Mas é a minha, e porquê?
Pelo discurso, vago e algo confuso, sem ideias fortes ou chavões (um discurso político precisa disso). Pelo tom, professoral e desenquadrado no tempo. Pela linguagem corporal, forçada e mal ensaiada. E a gravata, o que dizer daquela gravata! Eu a pensar que o Tesoureiro ia falar de coisa séria...

quarta-feira, 1 de setembro de 2004

E agora, algo completamente diferente, e para descontrair. A propósito das eleições americanas.

... no Brasil

... no Brasil há quem se dedique, e bem, a analisar o comportamento da Imprensa durante os Jogos Olímpicos. Ver a coluna Jogo Aberto no portal Comunique-se. Seria tão bom, e curioso, ler uma análise semelhante aplicada aos nossos media...

Na Alemanha...

Na Alemanha assiste-se a um interessantíssimo debate sobre o direito à defesa da imagem privada que as figuras públicas podem reinvindicar. O assunto é relatado hoje no Público e merece ser acompanhado. Isto, claro, no intervalo da série "Barco do Aborto", onde só falta saber quem é o Doc, a Jill e as outras personagens.

segunda-feira, 30 de agosto de 2004

Do outro lado

Viva!
Durante bastante tempo, fui um internauta curioso e relativamente atento ao fenómeno dos blogs. Vejo-me agora, por uma feliz conjugação de factores e porque as conversas são como as cerejas, do outro lado, i.e., deste lado. Vale que estou em boa companhia, a de quem me convidou (obrigado pela honra!) e tão bem me acolhe nesta casa, e a de quem eventualmente leia as minhas "postas".
Prometo falar de tudo, pois em tudo há comunicação. E sempre com subjectividade, claro. Até breve!

Apresentação

O Jornalismo Digital começou por ser um blog pessoal e tornou-se, naturalmente, num blog colectivo. Eu acredito mais no futuro deste tipo de blogs resultantes de um trabalho e opiniões conjuntos, do que na cruzada solitária de um só criador de blogs.
A partir de hoje, temos em casa mais um inquilino. Chama-se Paulo Gonçalves, é Relações Públicas e há muito que acompanha, com gosto, a blogosfera. A partir de agora, torna-se um participante activo. Felizmente pela mão do Jornalismo Digital. Paulo, bem-vindo!

terça-feira, 3 de agosto de 2004

Férias

O Jornalismo Digital tem andado um bocado abandonado. O trabalho tem-me impedido de escrever posts com a regularidade que gostaria. Agora vou de férias por algum tempo. Quando voltar espero retomar a anterior regularidade. Boas férias a todos e até Setembro!

terça-feira, 27 de julho de 2004

Bloggers na Convenção do Partido Democrata

Nos EUA, o Partido Democrata credenciou cerca de 35 bloggers para a cobertura da convenção que decorre em Boston até 29 de Julho, para formalizar a candidatura de John Kerry à Casa Branca nas eleições presidenciais de Novembro. Alguns delegados democratas têm até os seus próprios blogs, como é o caso do jovem texano Karl-Thomas Musselman. O partido também tem o seu próprio blog, como começa já a ser habitual entre os sites políticos. Muitos especialistas afirmam que a inovação trazida pela Internet às campanhas pode decidir uma eleição...

 

segunda-feira, 28 de junho de 2004

Blog sobre a crise política em Portugal

Chama-se CPeC - Crise Política em Curso o novo blog de Paulo Querido que se assume como «agregador de entradas sobre a situação política em Portugal», tema que tem inflamado a blogoesfera desde que foi levantada a possibilidade do primeiro-ministro, Durão Barroso, abandonar o Governo para ser candidato à presidência da Comissão Europeia.

A natureza dispersa da blogosfera torna difícil seguir o curso das opiniões publicadas e esta lista é um instrumento para minorar essa dificuldade.

Para constar da lista, ver instruções aqui.

terça-feira, 1 de junho de 2004

Nokia Lifeblog

Quem gosta de tirar fotografias, enviar dezenas de mensagens, receber e guardar outras tantas através do telemóvel acaba por ter problemas com a memória do aparelho. Apagar as recordações não é solução. Mas deixar o telemóvel sem memória também não. A Nokia desenvolveu um software - o Nokia Lifeblog - que permite fazer a gestão deste tipo de informação, combinando o PC com o telemóvel.

Lifeblog automatically organizes your photos, videos, text messages, and multimedia messages into a clear chronology you can easily browse, search, edit, and save. Nokia Lifeblog does the work of organizing the items you create and receive, and you can also add notes throughout the day, or tag and update your favorites so they're always on your phone.

Ainda não está disponível, e é compatível com o Nokia 7610. Pode vir a ser uma boa razão para um upgrade. Tal como diz Dan Gillmor, onde vi a notícia, The project is young, but the possibilities are fascinating.

Questionário sobre weblogs

Está a decorrer em Espanha um questionário para bloggers e leitores de weblogs. Eu já respondi às várias questões e confesso que estou ansiosa por saber os resultados. Para responder aceder aqui.
Dica de eCuaderno.

terça-feira, 25 de maio de 2004

Microsoft e os blogs

Bill Gates parece começar a compreender a importância dos blogs como ferramenta de comunicação (ou pelo menos começa agora a falar nisso). Levanto a mesma questão que Dan Gillmor:

I wonder how soon blogging will become a natural, integral part of the operating system. RSS would be a good start.

quinta-feira, 20 de maio de 2004

Site do Comércio do Porto

Acabo de ler no JornalismoPortoNet que o Comércio do Porto vai passar a ter um website a partir de 2 de Junho. Já não era sem tempo...

quinta-feira, 13 de maio de 2004

Acreditação para bloggers

Vi no eCuarderno a notícia de que a Convenção do Partido Democrata Norte Americano está a acreditar bloggers. Mais aqui.

sábado, 1 de maio de 2004

Novo blog

Chama-se "Em Linha" porque reúne duas RP's separadas pelo Oceano Atlântico, mas unidas pelas linhas da Internet), por uma profissão e pelo gosto por tudo o que esteja relacionado com a Comunicação, nomeadamente as Relações Públicas. É um blog que tive a sorte de ver nascer. Odília e Sandra: bem-vindas à blogosfera.

segunda-feira, 26 de abril de 2004

Novo blog sobre RP, blogs e jornalismo participativo

Chama-se Micro Persuasion e é um blog que pretende analisar o impacto dos blogs e do jornalismo participativo nas Relações Públicas. Faço eco de um pedido que o seu autor, Steve Rubel, publica:

If you frequently work with bloggers and personal journalists as part of a multi-faceted public relations program, please email me. I am interested in running a series of Q&As on this Weblog with both PR professionals (agency or client side) and key influencers.

Mais sobre blogs

Muito interessante este texto sobre blogs e a igualdade.

Dica de JD Lasica.

quinta-feira, 22 de abril de 2004

12 tendências da Internet para 2004

O MediaBriefing publica um dossier que reúne um conjunto de textos sob o título 12 tendências da Internet:

- A vueltas con los límites entre contenidos editoriales y publicidad
- El mercado de revistas femeninas para jóvenes, saturado
- La verdadera naturaleza periodística del fenómeno blog
- Blogs corporativos frente a medios tradicionales
- La evolución electrónica de los periódicos
- La amenaza de los videograbadores personales para el negocio de la televisión
- American Express confía en la publicidad online

Jornalistas despedidos

O conteúdo de um weblog motivou o despedimento de dois jornalistas do 1º de Janeiro. Eram os dois autores do blog Diário de um Jornalista que, nos últimos dias, foram participando numa discussão em alguns locais da blogosfera.

terça-feira, 20 de abril de 2004

O futuro dos Blogs

In some ways Weblogging is a response to contemporary phenomena. One phenomenon is the disappearance of civic organisations and forums for public engagement and debate. A more important phenomenon is the rise of the confessional culture, in which people increasingly make their lives public and share their experiences. If the volume is kept down, this latter tendency can provide one with a more rounded and engaging picture of Weblog writers who one might not otherwise know well.

Nico Macdonald, na The Register.

Conversas sobre o BloggerCon

Quem não pode ir a este interessante encontro sobre blogs, pode ver o que foi escrito nesta muito interessante lista de links sobre o assunto que encontrei por sugestão de Dan Gillmor.

RSS

O RSS tem assumido uma cada vez maior importância na blogosfera. Esta página reúne informação variada sobre esta temática.

Dica de blogpocket.

terça-feira, 6 de abril de 2004

O grupo de comunicação financeira Reuters passará a cobrar, já a partir do próximo dia 1 de Junho, a maioria dos seus serviços gratuitos de informação financeira disponibilizados através da Internet. A partir dessa data, o grupo apenas deverá disponibilizar gratuitamente os «headlines» das suas notícias em portais como o Yahoo, o AOL e o MarketWatch.com. O objectivo é que grande parte da informação mais especializada e as entrevistas apenas sejam acessíveis através da subscrição.

Notícia completa no Diário Económico.

quarta-feira, 31 de março de 2004

Para mim que uso um leitor de feeds RSS para reunir notícias para este blog aqui está uma boa notícia: o blog E-Media Tidbits tem já um feed. Desde que comecei a usar o FeedReader deixei de visitar regularmente o blog colectivo do Poynter, dado que é mais cómodo ler os blogs que estão associados ao FeedReader. Agora, para quem quiser, aqui está o endereço do E-Media Tidbits versão xml.

quarta-feira, 24 de março de 2004

Jon Udell reuniu um conjunto de ideias sobre a forma como a web e concretamente os blogs podem ser utilizados para melhorar o trabalho feito para formatos impressos tais como revistas e jornais. São bons conselhos para os jornalistas.

O RSS está por todo o lado. (Na web, claro). Porquê? Porque é um formato simples que permite a leitura de vários sites de forma mais rápida. Um interessante artigo sobre o tema na Wired:

So many blogs, so little time. If you want to stay at the top of the information food chain, you gotta read 'em - lots of 'em. And you have to do it every day. But as that list of must-read blogs grows, hunting and gathering the latest posts becomes a daily drain. You could hire an assistant to read them for you. Or tap into RSS.

terça-feira, 16 de março de 2004

Mais um blog do universo da UM: chama-se Atrium e é da autoria de Luís Santos. seremos também o que discutimos e a forma como o fazemos é o subtítulo.

quinta-feira, 4 de março de 2004

Jornais on-line

What Newspapers and Their Web Sites Must Do to Survive, um interessante artigo de Vin Crosbie na OJR. Um texto que merece uma leitura atenta. Aqui ficam três conselhos:

The real solution for the industry's future doesn't revolve around simply adding multimedia to generic editions. It instead will require that the newspaper industry:


1 - Use new technologies to match the newspaper's existing cornucopia of content to satisfy each individual reader's unique mix of interests

2- Understand that neither newsprint nor the Web nor digital editions nor wireless is the answer, but that the true convergence of all those into a single unitary product not only is necessary but likely within 10 years

3 - Focus less on the industry's ability to produce content and more on its unique service of delivering to people a complete package of content -- a change that requires newsrooms and corporations to go beyond traditional definitions of "news" or "syndicated sources."


segunda-feira, 1 de março de 2004

Tenho andado a navegar pelo Orkut e acho interessante a forma como se discutem por lá as eleições norte-americanas. Será o futuro? Pena que, por enquanto, a discussão em português ainda seja reduzida.

Chama-se Comuns.cc e é o novo projecto de Ricardo Lamego, responsável pelo 35 mm. É um sistema que permite a criação de blogs comunitários, que, na minha perspectiva, serão cada vez mais relevantes na blogosfera.

O comuns.cc destina-se a grupos de pessoas com interesses comuns que desejem juntar-se em comunidade, daí o nome comuns criando comunidades. Os principais interessados são todos aqueles que já usam um serviço de weblogs pessoais, modificado para funcionar como weblog comunitário.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2004

Opera com RSS

O Opera, browser que utilizo sempre que posso (ou melhor, quando as páginas o permitem), vai passar a incorporar um sistema de leitura de feeds RSS experimental.

* RSS Newsfeeds *
Opera now has experimental support for RSS Newsfeeds (RSS 0.9x, 1.0, and 2.0)--a syndication format often used on weblogs and news services--as part of Opera Mail. You can choose from a selection of pre-installed feeds by choosing "Newsfeeds" from the Mail menu. Newsfeeds are shown in the Mail panel under the Newfeeds access point.

Aparentemente, o Blogger Brasil não barrou o acesso a partir do estrangeiro. Sofreu um ataque que impediu esse acesso, mas as coisas parecem estar a voltar ao normal, tal como é referido na página inicial do blog. Durante o dia de hoje esteve em marcha uma petição (que eu cheguei a assinar) para pedir o acesso.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2004

O António Granado e eu escrevemos um livro intitulado Weblogs - Diário de Bordo que vai ser apresentado na próxima semana, dia 12, quinta-feira, na FNAC do NorteShopping, às 18.30. O livro integra a Colecção Comunicação que a Porto Editora está agora a iniciar. Na mesma sessão será apresentado outro livro da mesma colecção intitulado Donos da Notícia - Concentração da Propriedade dos Media em Portugal, de Elsa Costa e Silva.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2004

O portal Terra fez um especial sobre weblogs. De destacar, uma lista de 100 blogs espanhóis.

A versão inglesa da Wikipedia já ultrapassou os 200 mil artigos, desde 2001, altura em que foi criada. Utiliza a tecnologia wiki e pretende criar uma enciclopédia aberta à contribuição de todos. Há também uma versão portuguesa.

Dica de Dan Gillmor.

terça-feira, 20 de janeiro de 2004

Através do eCuaderno encontrei este interessante texto: Blogging the Market: How weblogs are turning corporate machines into real conversations:


In fact, weblogs have an infinite spectrum of potential applications whose viability is based on the dual understanding that weblogs are an attempt to break free from the dehumanised, standardised, conformant with corporate guidelines on how to address an audience PR speak that customers are increasingly sceptical of, and a flexible virtual platform onto which a process of cross-fertilisation among individual thoughts and ideas unfolds.


Weblogs, in other words, envisage a hierarchy circumvention mechanism, which empowers knowledgeable employees to indulge in conversations with the market rather than communicating solely by means of marketing pitches and press releases that besides have limited effectiveness in a connected market economy. For years it has been suggested that online communities will revolutionalise the way organisations operate, however, the only social process/technological infrastructure that has reached this potential and is dynamically evolving is the weblog. It takes no technical savvy to set up a weblog and start talking to your customers. That's why weblogs are huge: they take the power out of the IT department and the webmaster's hegemony and hand it over to where knowledge really resides - to the individual workers who are knowledgeable enough and know how to speak with a human voice. Now, organisational structure loses its historic role of managing power relations at a distance, and as a result the organisation becomes truly hyperlinked and power shifts to where knowledge actually resides.

A lista de nomeados para os The Bloggie Awards.

As notícias são uma conversa?

The editorial process certainly has its place in world of journalism, and as a recent commenter on my own blog pointed out, bloggers feed off the work of mainstream journalists. There is a symbiotic relationship between the two, and I'm certainly not suggesting one will replace the other. There is, however, a reformation underway, and while nobody knows exactly how it's going to play out, I think it'll be good for everybody in the end. Bloggers, who don’t necessarily care, will find validation in the journalism world, and mainstream news people will be forced to stop giving only lip service to interacting with their audiences.

And instead of turning to elite experts to guide us and solve all our problems, we might actually find that the answers we seek are with the people out here pounding the pavement and living the life that those experts only touch from a distance.


Um texto de Terry Heaton para ler do início ao fim sobre jornalistas e bloggers. Dica de JD Lasica.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2004

Os weblogs utilizados pela marinha dos EUA numa investigação sobre comunicação e trabalho de equipa:

This pilot blog is being developed by Traction Software as an "enterprise blog" according to the company. It will serve as a medium for distribution of general information to staffers from the seven team members. It also will enable users to post proprietary data, for example, test results and reports, that are accessible only to designated readers or groups of readers. The homepage will resemble a newspaper consisting of stories posted by users.

Um útil conjunto de FAQ's (ainda se lembram delas??) para bloggers compilado por José Luís Orihuela.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2004

Manuel Pinto, professor na Universidade do Minho, é o novo provedor dos leitores do Jornal de Notícias.