quarta-feira, 27 de junho de 2007

Mas antes, a 28 e 29 de Junho, 19:30...

... temos os lançamento deste livro, em Lisboa (FNAC Colombo) e no Porto (FNAC NorteShopping), com a presença de Yuri Felshtinsky e, no lançamento no Norte, apresentação de Daniel Catalão.

Dia 1 de Julho, 18:00...

... Na FNAC do NorteShopping. Com apresentação do Ricardo Jorge Pinto e da Felisbela Lopes. Gente fina é outra coisa! ;)

O Joe? E o PM?

... Madalena (isto começa a parecer uma conversa em público...), o homem tem tanto €arisma que até levou o nosso PM a dizer que "antes, o roteiro da arte contemporânea terminava em Madrid. Hoje começa aqui, em Lisboa". Ainda bem que Serralves está na Galiza...

terça-feira, 26 de junho de 2007

Uau, Joe!

Fantástico o artigo de João Miguel Tavares no DN sobre a "avalanche mediática" em torno de Joe Berardo. Quem não o viu na capa da última Visão? E da Sábado?E da Tabu? Ah, e da NS?
Parece aquela velha anedota: era um homem tão conhecido, tão conhecido, tão conhecido, que um dia foi ao Vaticano e as pessoas perguntavam: "Quem é aquele senhor de branco ao lado do Joe Berardo?"
Já enJOa...

Episódios

Percebi, Paulo, mas eu não estava a comparar. Estava só a aproveitar a "deixa" para referir um outro episódio que também envolvia um jornalista. A diferença é que David Pontes participou na manifestação junto ao Rivoli "como cidadão absolutamente anónimo", como afirmou o próprio. E fora do horário de expediente. Já Pedro Rolo Duarte...
Mas concordo contigo: o "triste episódio do vídeo" e estes comportamentos verdadeiramente pidescos são mesmo "de nos deixar seriamente preocupados".

DP vs. McJornalismo

... certo, Madalena, mas a minha referência ao caso do David Pontes baseia-se na existência de um videopaparazi com a escola da stasi, e não da sua participação numa manifestação.

segunda-feira, 25 de junho de 2007

"McJornalismo"

Aproveitando a deixa do Paulo, então e o episódio do "McJornalista"?Pois é, estou a falar da participação de Pedro Rolo Duarte numa conversa online sobre a "qualidade" (as aspas são minhas...) dos ingredientes da McDonald’s. "Estou de consciência tranquila porque fiz um trabalho jornalístico em nada diferente do que faria em televisão ou rádio ”, afirmou o jornalista ao Correio da Manhã. Aproveito para recordar o nº 2 do artigo 1º do Estatuto do Jornalista, segundo o qual não constitui actividade jornalística o exercício de funções "quando desempenhadas ao serviço de publicações de natureza predominantemente promocional, ou cujo objecto específico consista em divulgar, publicitar ou por qualquer forma dar a conhecer instituições, empresas, produtos ou serviços, segundo critérios de oportunidade comercial ou industrial".

sexta-feira, 22 de junho de 2007

David Pontes

É de mim, ou o triste episódio do vídeo que filmou a participação de David Pontes e família na manifestação junto ao Rivoli é de nos deixar seriamente preocupados?

O caso Litvinenko

A Ideias de Ler, uma chancela recém criada no universo Porto Editora, vai lançar na próxima semana Terror na Rússia - revelações de um ex-espião do KGB, da autoria de Alexander Litvinenko e Yuri Felshtinsky.

Este último estará em Portugal por ocasião das sessões de lançamento: a primeira realiza-se a 28 de Junho, 19:30, na FNAC Colombo; a segunda a 29 de Junho, na FNAC Norteshopping, à mesma hora.

Será interessante ouvir em discurso directo pormenores sobre um dos casos que mais tem apaixonado todos os que acompanham a política internacional.

Luís Castro

Hoje... ou melhor, ontem, dia 21, tive a feliz oportunidade de assistir ao lançamento do livro Repórter de Guerra, do jornalista da RTP, Luís Castro. Um Fórum FNAC Colombo repleto de amigos, muitos amigos, alguns que partilharam momentos delicados e, por isso mesmo, inesquecíveis, ainda mais agora que estão grafados em trezentas e muitas páginas.

A apresentação esteve acargo do José Rodrigues dos Santos, que prefacia, e da Margarida Rebelo Pinto, que se acusou como a culpada por ter convencido o Luís a escrever.

Em boa hora o fez.

Do pouco que li e, sobretudo, da extraordinária pessoa que é o Luís e do vastíssimo trabalho que produziu, estou certo que Repórter de Guerra será um livro obrigatório para todo o aspirante ao mais nobre dos estatutos da profissão.

Para os interessados, informe-se que está agendada uma apresentação na FNAC do Norte Shopping para o dia 1 de Julho.

Parabéns, Luís!

ERC

No dia do debate com os principais candidatos à presidência da Câmara de Lisboa, Paulo Camacho, na newsletter diária de “briefing” do Jornal da Noite, partilhou algumas ideias interessantes e que se relacionam com as críticas feitas ao modelo do dito debate.

Da referência ao rigor e ao acto de escolha inerente ao jornalismo, Paulo Camacho parte para a justificação da não presença de cinco candidaturas - “não têm qualquer hipótese de eleição” e, se participassem, “roubariam aos telespectadores (no caso, aos lisboetas) a oportunidade de melhor ouvirem quem os vai governar”.

A seguir, aborda uma questão interessante, a dos “checks and balances: uma série de poderes e contra-poderes criados para evitar que haja donos da verdade” e que é tida como fundamental em democracia, para depois cair em cima do novo enquadramento legal que equipara a pré-campanha à campanha eleitoral:

E assim sendo, as televisões vêem-se perante o seguinte dilema: abdicarem do dever de contribuir para a formação da opinião dos telespectadores, ou sujeitarem-se às sanções decorrentes da violação do princípio da presunção de igualdade entre todos os candidatos. É grave que assim seja. E é um passo perigoso no sentido de retirar eficácia aos tais checks and balances essenciais à democracia, (mais um) passo perigoso no sentido do poder político-legislativo - com a conivência de jornalistas nomeados para cargos públicos - se assumir como dono da verdade sobre como devem os portugueses ser informados".

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Novo espaço dedicado à criatividade

Chama-se ptFOLIO e define-se como "espaço exclusivamente dedicado à criatividade portuguesa". Da publicidade ao design, do logótipo à embalagem, do marketing directo ao viral, o novo espaço permite descobrir, comentar e votar no que de melhor se faz por cá. Os interessados em contribuir também podem enviar os seus trabalhos.

terça-feira, 19 de junho de 2007

Mitos Rebatidos

No site da PRSA - Public Relations Society of America está disponível o resultado de um estudo sobre Media myths and realities: A study of 2006 media usage in America.
Realizado pela University of Southern California’s Annenberg School for Communications e pela Ketchum, os responsáveis do estudo enumeram seis afirmações que não são verdadeiras:

Traditional media is dead
Only blogs are relevant
Social networking sites are just for kids
Young adults don’t read the newspaper
Word-of-mouth cannot be managed
All a company needs to succeed is a good Web site


Não consegui encontrar o estudo completo, mas há mais informações no site da PRSA.
Já agora, recomendo uma visita à página da Ketchum, uma agência de RP norte-americana onde são disponibilizados vários artigos sobre a área. Porque será que em Portugal não se faz deste tipo de coisas?

Ranking Ciberjornais Portugueses

Foi publicado na revista Prisma um artigo de Fernando Zamith baseado na tese de mestrado que recentemente defendeu na Universidade do Minho.
O artigo intitula-se O subaproveitamento das potencialidades da Internet pelos ciberjornais portugueses e pode ser consultado on-line aqui.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Livro sobre design dos sites musicais

A editora Taschen lançou recentemente uma obra sobre o design dos sites musicais. "Design: Sites Musicais" é um dos seis livros da série "Web Design", que tem como principal responsável o editor brasileiro Julius Wiedemann. A obra é editada em duas versões: uma em alemão, francês e inglês; outra em português, espanhol e italiano.
Segundo a Deutsche Welle, "as 192 páginas do guia sugerem ao internauta uma viagem sensorial deslumbrante, reunindo algumas das homepages mais atraentes de países como a África do Sul, Canadá, Holanda, Nova Zelândia, Inglaterra e Brasil".
Notícia completa aqui.

Câmara Clara

O Câmara Clara, que na minha opinião é um dos melhores programas culturais da RTP2 (e Paula Moura Pinheiro sabe receber e bem os seus convidados), juntou na sua mais recente edição Nuno Markl e João Lopes. Em cima da mesa esteve o fenómeno da nova popularidade das séries de televisão.
O que é que já deixou de fazer para ver só mais um episódio de "24"? O que é que transformou em si "O Sexo e a Cidade"? Não olha para o seu médico de maneira diferente desde que se tornou viciado em "Serviço de Urgência", "Dr.House" ou "Anatomia de Gray"? E Tony Soprano, é ou não um homem interessante?
Excelente emissão. Para ver ou rever no site do programa.

sexta-feira, 15 de junho de 2007

«As 7 Grandes Aberrações de Portugal»

Arrancou esta sexta-feira o concurso «As 7 Grandes Aberrações de Portugal», iniciativa do semanário Tal&Qual. Segundo o blog criado para o efeito, o objectivo é: "Denunciar. Apontar o que está mal. Retirar os mais iludidos do país das maravilhas que por certo Portugal não é. Contribuir, na medida do possível, para alertar consciências, autoridades e cidadãos."
O desafio é apontar "nódoas urbanísticas, atentados ao ambiente, estradas perigosas, poluição, espécies ameaçadas". Portugal no seu pior...

quinta-feira, 14 de junho de 2007

As desculpas da RTP

Além de ter apresentado "as devidas desculpas" à Casa Civil do Presidente da República por não ter transmitido na íntegra as comemorações do 10 de Junho (ver carta de Cavaco Silva dirigida ao Conselho de Administração aqui), a RTP lembrou-se também de transmitir, no próximo domingo, as partes que não foram exibidas. Assim, sem mais explicações. E nos espectadores, ninguém pensa?
Um membro da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), citado pelo DN, já criticou o facto de "a RTP estar tendencialmente sempre a pedir desculpa por tudo e por nada, assumindo logo à partida que tem que dar a transmissão na totalidade".

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Até novelas se lançam já no Second Life...

A TV Globo prepara-se para lançar a sua próxima novela, "Sete Pecados", no Second Life, mundo virtual que já se tornou moda no Brasil. A festa virtual acontece no próximo domingo, num estúdio de vidro da emissora, na Ilha Berini, com a presença de avatares de personagens da novela. O evento pode ser acompanhado em tempo real, aqui.

terça-feira, 12 de junho de 2007

RTP entrevista todos os candidatos a Lisboa

Os 12 candidatos à Câmara Municipal de Lisboa vão ser entrevistados pela televisão pública. Segundo o Expresso, será José Pinto Coelho, do PNR, o último a falar, no dia 5 de Julho. Gonçalo da Câmara Pereira, do PPM, será o primeiro a ser entrevistado (23 de Junho), seguindo-se Quartim Graça, do Partido da Terra, a 24; Ruben de Carvalho, do PCP, a 25; Fernando Negrão, do PSD, a 26; Manuel Monteiro, do PND, no dia 27; Garcia Pereira, do PCTP/MRPP, a 28; António Costa, do PS, a 29; e Carmona Rodrigues, independente, no dia 30. A 2 de Julho será a vez da independente Helena Roseta; no dia 3, Sá Fernandes, do BE; e no dia 4, Telmo Correia, do CDS.
Quanto ao falado debate com os 12 candidatos, o semanário revela que a direcção da RTP ainda não tomou uma decisão final. A proposta inicial - juntar todos num formato do género do "Prós e Contras" - está longe de ser consensual e tem sido duramente criticada por algumas candidaturas, como já tinha avançado o Diário de Notícias.

Vale do Ave Digital

Parece que depois de sete anos de atraso, o “Vale do Ave: Região Digital” vai mesmo arrancar. Será criado um portal regional de informação, cujos conteúdos serão extraídos de vários órgãos de comunicação social. O anúncio foi feito esta terça-feira pelos promotores do projecto.
Notícia completa no site da Rádio Fundação (Guimarães).

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Consumo de informação

Vale a pena espreitar uma interessante pesquisa da empresa Harris Interactive, divulgada esta segunda-feira. É sobre os hábitos de consumo de 'media' de sete mercados: EUA, Austrália, Inglaterra, França, Itália, Espanha e Alemanha.

Gathering news and information used to be easy – there was the network news and the daily newspaper. Then cable news stations entered the picture, forever changing the news landscape. And the impact of the Internet has changed it even further. With all of these 24-hour news sources at our fingertips, will there still be a place for newspapers in the new information age?

Resposta aqui.

New Media Summit 2007

Na sequência do New Media Summit 2007 realizado em Nova Iorque, e promovido pela Edelman e pela PR News, estão disponíveis on-line os vídeos das sessões, assim como o relato de dois repórteres que acompanharam as várias sessões.
O site merece uma visita prolongada estando ainda disponíveis alguns documentos publicados pela empresa de relações públicas.

domingo, 10 de junho de 2007

Encontro de Bloggers e Leitores de Blogues do Minho

Já não falta muito para o I Encontro de Bloggers e Leitores de Blogues do Minho (30 de Junho). Quanto ao local onde terá lugar, está ainda a ser decidido. Até agora, os organizadores receberam três propostas: duas em Guimarães e uma Braga. A votação decorre até às 23h59 do dia 13 de Junho, via e-mail (blogminho@gmail.com).
Um dos objectivos deste evento é "lançar um conjunto de outras iniciativas que visam devolver ao Minho uma voz activa e lançar um verdadeiro debate em torno das questões estruturantes desta região".

sábado, 9 de junho de 2007

Regresso

É sempre bom voltar a casa, sobretudo depois de uma bela remodelação. E a nova imagem do Jornalismo Digital convida mesmo a escrever, a reflectir, a partilhar informação, a citar, a COMUNICAR.
E também a criticar. Por isso, e numa altura em que abundam os jornais gratuitos, não posso deixar de citar Juan Luis Cébrian: "A imprensa paga tem diálogo permanente entre leitores e redactores, a imprensa gratuita não tem." O fundador do diário espanhol El País sabe o que diz.

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Nova Imagem

O Jornalismo Digital está com nova cara. Já é a terceira desde o seu início.
Desta vez, foi necessária para poder beneficiar de todas as novas potencialidades do Blogger, principalmente da possibilidade de atribuir categorias aos posts.
Esperamos que gostem. Com a nova imagem vem também um novo fôlego que, esperamos, não esmoreça como tem vindo a acontecer recentemente.