quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Relações Públicas e Bloggers

Quem trabalha em Assessoria Mediática sabe como é difícil lidar com os jornalistas. Ainda há muitos que vêm os RP's como o lado mau, que tenta influenciar o seu trabalho, sem escrúpulos e outras coisas semelhantes. Por isso, o envio de uma Nota de Imprensa ou os contactos pessoais são sempre muito cuidados.
Já são muitas as empresas de comunicação que procuram também fazer chegar as suas mensagens aos bloggers que, de alguma forma, influenciam o público alvo dos seu clientes. Eu acho este caminho muito interessante, mas como blogger sei também que este contacto não deve ser feito sem regulação. (E eu, por defeito ou feitio profissional, tenho uma grande abertura para estes contactos).

Vem isto a propósito de dois posts escritos em Espanha por dois bloggers que também estão ligados à comunicação. José Luis Orihuela enviou 10 conselhos à Revista Esquire sobre como lidar com bloggers. (A revista entretanto já respondeu). Entretanto, Octávio Rojas pegou na lista anterior e acrescentou ainda algumas ideias.

Para quem anda a pensar nestes assuntos, são dois textos fundamentais.

1 comentário:

Leonardo Farroco disse...

Os conselhos dados pelo blogueiro mostram que os profissionais da revista não conhecem ou negligenciaram a natureza da comunicação na internet.

Apesar de estar no meio digital, ainda existem normas de etiqueta, onde não cabem atitudes comoenvio de spam.

Se esses conselhos forem adotados por uma empresa podem render uma campanha de divulgação bem eficiente, visto o poder de formação de opinião dos blogs em alguns grupos sociais específicos.

Parabéns pelo trabalho e boa pstagem!

Leonardo