quarta-feira, 17 de junho de 2009

O polémico blog da Petrobras



O blog da Petrobras, uma das maiores empresas brasileiras, tem gerado polémica e muita discussão entre bloggers e jornalistas daquele país. O Fatos e Dados foi criado, diz a Petrobras, para divulgar informação sobre a empresa. A contestação surgiu quando a empresa decidiu publicar no blog as perguntas e respostas de entrevistas solicitadas por jornalistas, antes ainda dos jornalistas terem publicados os seus trabalhos. Uma posição que entretanto reviu.

As posições são variadas. Em alguns blogs brasileiros (ver aqui, aqui e aqui) têm surgido muita informação sobre o tema. De igual forma, a conversa parece estar também animada no Twitter.

Na minha perspectiva, a iniciativa da empresa foi muito interessante (chamo a atenção para a plataforma de gestão de informação que a Petrobras desenvolveu para a assessoria de imprensa) e não estou contra o facto de publicarem na íntegra as entrevistas concedidas pela empresa. É uma forma de transparência a que os jornalistas podem ainda não estar habituados, mas que me parece fundamental numa época em que as ferramentas estão disponíveis. O único reparo que faço é o facto de as terem divulgado ainda antes dos jornalistas terem tido oportunidade de publicar os seus trabalhos. Mas, tendo corrigido este pormenor, acho até muito interessante o trabalho da empresa nesta área.

A comunicação é finalmente uma conversa, já não estamos no ponto de “Nós dizemos e vocês ouvem ou lêem”. E este pormenor (grande pormenor, crítico até) está a mudar toda a forma de comunicação no espaço público. Quer para os jornalistas, quer para os assessores e RP's. Agora já ninguém controla nenhum dos portões.

3 comentários:

Victor Zacharias disse...

Grandes grupos ainda controlam os conteúdos da televisão e do rádio que aqui no Brasil são concessões por tempo limitado, mas este controle é ligado ao setor político o que deixa a desejar. Pela primeira vez teremos a Conferência Nacional de Comunicação onde todos poderão colocar suas demandas para o meio de comuncação. No blog tem parte de uma palestra da Luiza Erundina falando sobre a questão da comunicação, se quiserem visitar serão bem vindos: http://cartaolaranja.blogspot.com
Abs

PublicidadeBH disse...

Concordo com 'Victor". Aqui no brasil , são os poderosos que decidem o que vão colocar na mídia para o brasileiro ver , mas acredito que há espaço para todos , basta um pouquinho mais de esforço de cada um !

Anónimo disse...

acho que não há problema de assessorias divulgarem antes no site, são públicos diferentes e veículos diferentes os que fizeram a entrevista...