Com a crescente influência que os bloggers têm na formação da opinião pública é normal que as empresas comecem a interessar-se por ter uma relação com eles semelhante à que têm com os jornalistas. Apesar de (como é hábito) em Portugal ainda haver um ligeiro atraso nesta situação, é importante ver os resultados de um estudo publicado nos EUA sobre este tema (via Communication Overtones).
Além de mostrar a importância de lidar com os bloggers de forma profissional (mesmo que seja necessário contratar alguém) pelo estudo é possível perceber que 42% dos bloggers recebem uma vez por dia um email de um profissional de RP com uma notícia, 63% são contactados por um profissional de RP uma vez por semana e 42% responderam que, pelo menos metade das vezes, escreve alguma coisa depois de serem contactados.
Além da enorme quantidade de resultados obtidos, a minha parte favorita do site que foi criado para divulgar o estudo é a lista de Boas Práticas de Comunicação:
- Trabalhar em tempo real
- Ter com os bloggers a mesma atitude que se tem com os jornalistas
- Ler os blogs que se contactam
- Relações são a chave do sucesso
- Transparência é fundamental.
domingo, 30 de março de 2008
Os bloggers e as relações públicas
Categorias
Blogs,
Relações Públicas
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Acho que faltaram algumas ideias relevantes no estudo.
Os últimos tópicos apenas reforçam algumas ideias que já faziam parte do Cluetrain Manifesto em 1999. Mas não mencionam a necessidade de dar uma voz mais humana e evitar enviar press releases aos bloggers.
Enviar um comentário