quinta-feira, 29 de agosto de 2002

Morreu António Paulouro, fundador e antigo director do Jornal do Fundão, um excelente jornal local (e o mais lido também), caso raro no nosso país. A notícia foi avançada hoje pela TSF.
Paulouro esteve sempre ligado à cultura e às letras. Em 1946 decidiu fundar o jornal em colaboração com alguns colegas. Recentemente, o Jornal do Fundão foi comprado pelo grupo Lusomundo. Foi o primeiro jornal local português a cobrar pelo acesso a notícias na sua versão online.

Um post sobre tecnologia. A secção New Media do britânico The Guardian publicou um bom artigo sobre RSS. No weblogs é muito comum ver referências a esta tecnologia e nem sempre percebemos a sua utilidade. Ben Hammersley explica que esta linguagem permite utilizar leitores de notícias (outro software) para pesquisa entre os milhares de sites existentes informações sobre temas específicos. Os resultados da pesquisa não mostram o layout, o conteúdo completo ou as imagens da página apenas um resumo do texto. Mas é um excelente auxiliar para quem tem que pesquisa entre dezenas de páginas noticiosas, actualizadas diariamente.

quarta-feira, 28 de agosto de 2002

Já se sabe que os weblogs são excelentes ferramentas de comunicação e que várias empresas utilizam esta ferramenta para contactar com os seus clientes. Nos EUA, Tara Sue Grubb, candidata ao congresso nas eleições intercalares pelo estado da Carolina do Norte, que mantém um blog, onde analisa diversas questões relacionadas com a campanha, que podem ser discutidas pelos leitores, e ainda aceita contribuições. (Dica de Dave Winer)

Retomo o Jornalismo Digital, depois de um curto período de férias, com uma notícia do Brasil: um weblog sobre blogs. Chama-se Blog News e é o primeiro deste tipo em língua portuguesa que conheço. A responsável pelo Blog News é a jornalista Flávia Durante, também autora do Blah, Blah, Blog.

quarta-feira, 7 de agosto de 2002

Vou de férias. Regresso apenas no final do mês. Neste período o Jornalismo Digital não será actualizado. Entretanto, sugiro algumas leituras, para quem quiser (além dos blogs que recomendo):

Jornalismo:
Biblioteca Online de Ciências da Comunicação
Online Journalism Review
Sala de Prensa

Sobre weblogs sugiro o Blogroots, um blog colectivo, criado para promover o livro We Blog: Publishing Online with Weblogs. (que será integralmente publicado no site. Dois capítulos já estão disponíveis)

O Público é o primeiro jornal português a oferecer conteúdos pagos. Até agora, apenas o portal IOL restringiu o acesso a alguns dos seus ao utilizadores do seu serviço de acesso à internet. O caso do Público é diferente.
Qualquer pessoa pode aceder mediante pagamento. Os serviços pagos incluem a versão PDF ou por mail do jornal impresso, várias newsletters, o acesso internacional (só quem está em Portugal poderá aceder gratuitamente ao jornal) e serviços de pesquisa. Este é o ponto que me parece mais interessante do pacote oferecido pelo jornal. Até agora, só era possível a pesquisa de notícias publicadas nos últimos 7 dias. Quem quiser ir além deste período terá que pagar. Os restantes serviços terão que ter muita qualidade para que os utilizadores do site estejam dispostos a pagar.
O jornal disponibiliza ainda um cartão pré-pago que permite combinar todos estes serviços.

segunda-feira, 5 de agosto de 2002

Um novo sistema de indexação de weblogs procura estabelecer uma relação entre os milhares de blogs existentes. O Blogtree pretende fazer a árvore genealógica dos blogs, ou seja, saber que weblog(s) inspirou(aram) a crição de outros blogs. Interessante. Ontem tinha 21 weblogs registados, hoje já são 1326.

Seguindo uma dica do Onlineblog, visitei um outro weblog chamado Don't link to us. O seu autor reúne links para páginas que proibem os internautas de criarem ligações para eles.
Algumas situações são engraçadas: uma empresa não aceita que criem links para a sua página, excepto se se preencher um formulário e esperar receber a url para onde se pode linkar através de correio electrónico. Muitos sites exigem que seja solicitada, por escrito, autorização para estabelecer ligações.

sexta-feira, 2 de agosto de 2002

A Internet não afecta a leitura dos jornais impressos e tem um impacto positivo na compra de jornais nas bancas (por quem não é assinante). São duas das conclusões de um estudo sobre o tema, cujos resultados estão no Editor and Publisher.

Em Portugal, o Diário Digital já oferece weblogs. Salvo esta excelente excepção, os weblogs permanecem desconhecidos para a maioria dos órgãos de comunicação social, excepto algumas notícias pontuais e algumas delas muito pouco aprofundadas. No entanto, em paises como os EUA, Brasil e Inglaterra, os weblogs são um fenónemo que move multidões.
No Brasil, por exemplo, a poderosa Globo comprou os direitos, para o país, da marca Blogger - provavelmente o maior fornecedor de blogs (com o qual é feito o Jornalismo Digital) - que já utiliza para promover os seus produtos (no caso a próxima novela do grupo). Na Inglaterra, o The Guardian está a promover um concurso (com um prémio de 1000 libras) para escolher o melhor weblog britânico. Nos EUA, são cada vez mais os sites noticiosos com weblogs ou com espaço para a sua criação.

Hoje, duas notícias relacionadas com este tema vindas dos EUA.

O MSNBC.com, um dos portais noticiosos com mais visitas, vai fechar os seus fóruns de discussão e criar o que chamam Weblog Central, um portal de weblogs divididos por temas e actualizados frequentemente, que incluirá links para os vários blogs que o site noticioso possui. (dica de Media News)

Apesar de não estar ainda confirmado, suspeita-se que o boston.com (portal do Boston Globe) também vai entrar no mundo dos weblogs. Pelo menos é o que indica este anúncio de emprego, encontrado pelo autor do blog The Scoop. (dica de Blogroots)

quinta-feira, 1 de agosto de 2002

Uma empresa americana digitalizou os arquivos do Wall Street Journal, desde o início da publicação do jornal, em 1889. Agora, a informação, que inclui publicidade e obituários, por exemplo, está arquivada numa base de dados, pesquisável. A mesma empresa já tinha digitalizado todo o arquivo do The New York Times, que começa em 1851.
A base de dados pode ser acedida através da Internet mas está disponível apenas para instituições como bibliotecas.
Notícia da Editor and Publisher aqui.

Um repórter do Houston Chronicle, chamado Steve Olafson, foi convidado fechar o seu weblog no qual comentava (e criticava) políticos e personalidades locais. O jornalista usava um pseudónimo, Banjo Jones e criticava abertamente várias personalidades e acontecimentos, sem que se soubesse quem escrevia. Mas o jornal local The Facts, descobriu tudo, publicou a história e o jornalista ficou em maus lençóis.
A notícia do The Facts está aqui. (dica do Steve Outing do E-Media Tidbits)