sexta-feira, 7 de junho de 2002

Tenho destacado várias vezes textos do Dave Winer, autor do Scripting News, neste blog. A coluna DaveNet de ontem gerou uma discussão acentuada entre bloggers americanos. O texto chama-se Scolbe and Mr X e fala sobre um colunista, que trabalha para uma companhia propietária de vários jornais. O Mr X, o tal colunista, costuma escrever sobre assuntos relacionados com a indústria mas ainda não se pronunciou, refere Dave Winer, sobre uma decisão estratégica da empresa para a qual trabalha e que, ainda de acordo com Winer, tem interesse para os leitores do colunista Mr. X.
Dave Winer prossegue no texto com uma reflexão sobre o jornalismo e o trabalho dos jornalistas. Recomendo a leitura. E já agora, aqui fica um link para a continuação da coluna inicial.

No final do texto explica-nos a questão. (mais dados podem ser lidos num post antigo do Scripting News) O Mr. X é o colunista e autor de um blog Dan Guillmor, que trabalha para o San José Mercury News, um jornal propriedade da Knight Rider, empresa que detém vários órgãos de comunicação social e que instalou há algum tempo um novo sistema de gestão dos conteúdos dos vários OCS que possuiu. Com o novo sistema, os links para textos antigos foram quebrados (este é o motivo de contestação de Dave Winer) e sempre que se procura aceder a algum artigo antigo aparece a famosa mensagem erro 404 page not found.

Mas ainda há mais sobre esta estória. Steve Outing comentou o assunto no E-Media Tidbits e gerou já uma discussão interessante que pode ser acompanhada aqui.

Sem comentários: