Cidadãos jornalistas
Depois do jornal sul-coreano Ohmynews, feito quase por amadores, são vários os jornais on-line feitos por amadores. Na OJR são apresentados vários exemplos destes jornais, alguns relacionados com estudantes de jornalismo, mas todos de intervenção local.
quinta-feira, 28 de outubro de 2004
Blogs e FBI
Uma história típica dos EUA: a autora do blog anniesj escreveu um post pouco simpatico sobre o presidente Bush. Alguém fez queixa e algum tempo depois agentes do FBI estavam à porta da blogger. Passado o susto, percebida a confusão, os agentes foram embora. A história é contada aqui.
Dica de E-Media Tidbits.
Entretanto, no Brasil, o autor de um blog que sigo há vários anos (aliás foi o primeiro blog que conheci ainda em 2001) foi ameaçado com um processo.
terça-feira, 26 de outubro de 2004
Blog Comunidades
Chama-se Blog Comunidades o novo serviço grátis lançado pelo Portal Comunidades.Net. Com dez «templates» predefinidos, que podem ser personalizados segundo as preferências de cada um, tem a particularidade de «permitir convidar amigos para o enriquecimento das matérias». Outro dos destaques é o «Blogário», um dicionário de expressões típicas da blogosfera.
Notícia completa aqui.
sexta-feira, 22 de outubro de 2004
Net grátis em S. Francisco
O mayor de S. Francisco quer que a cidade tenha uma cobertura total de acesso wireless à Internet. Parece-me uma excelente ideia.
terça-feira, 19 de outubro de 2004
BloggerCon
Do programa da BloggerCon, a conferência sobre weblogs promovida pela Stanford Law School, além do painel sobre weblogs e jornalismo, destaco duas sessões:
- Election 2004
- Academia
Os temas destas duas sessões demonstram, na minha opinião, a importância que os weblogs têm adquirido em duas áreas: o ensino e a cidadania. Neste último aspecto, destaque para o papel que os weblogs desempenharam nas eleições norte-americanas. Os candidatos (ou a sua máquina de propaganda) perceberam essa importância e todos criaram um weblog de campanha.
segunda-feira, 11 de outubro de 2004
Blogs e jornalismo
Imaginem que um jornalista fez uma entrevista e preparou, com base nessas declarações, uma notícia, na qual inseriu pequenos extractos da conversa. Agora imaginem que a fonte publica a entrevista completa no seu blog, porque discorda da forma como foi apresentada. Este é o ponto de partida para uma entrevista que Mark Glaser fez com Mark Cuban, um empresário, cujo blog se intitula Maverik.
Glaser tem razão quando diz:
More and more, blogs are giving sources the power to strike back and making journalists think twice about what they run in a story and how they conduct an interview. Case in point: Billionaire technology entrepreneur Mark Cuban, who also owns the NBA's Dallas Mavericks basketball team, launched a blog last spring and quickly posted an e-mail exchange he had with Dallas Morning News sports columnist Kevin Blackistone.
Mas há mais nesta entrevista que merece uma leitura.
domingo, 10 de outubro de 2004
porto santo
porto santo
uma sequência errática de perspectivas visuais... às vezes douradas
Um fotoblog criado recentemente leva ao mundo imagens da ilha dourada. Vários quilómetros de praia, sol, calor e sem falar da cor da água que ofusca de tão bonita. É assim o Porto Santo. Recomendo.
Cébrian na Pública
Merece ser lida a entrevista de José Luís Cébrian a Adelino Gomes hoje publicada na revista Pública. Entre várias ideias interessantes, destaca-se a noção de que o jornalismo, e principalmente os jornais, estão a mudar:
Quero dizer com isto que a ideia do jornal tradicional vai desaparecer. As notícias que os jornais davam já as pessoas as conhecem. Dantes, a televisão não marcava a agenda informativa. Agora a CNN, a Fox, a CBS News marcam a agenda informativa. Ainda não vimos os efeitos da Internet. Pode demorar mais 10 ou 20 anos. A imprensa foi inventada em finais do século XV e só 300 anos depois apareceu algo semelhante a um jornal moderno.
Blog do editor
Através do Cyberjournalist acedi ao blog do editor do Greely Tribune, um jornal do Colorado. O que se destaca numa leitura rápida do blog é o diálogo constante que este editor mantém com os leitores do jornal. Além de fotografias, Chris Cobler recebe informações e questões de vários leitores, aos quais responde, aumentando a transparência do trabalho que o jornal desenvolve.