quarta-feira, 30 de abril de 2003

Bill Gates, o Sr. Microsoft, foi dizer na convenção da Newspaper Association of America que:

Online news "not only will cannibalize both newspapers and magazines, but also will become the key vehicle for attracting many of the new generation of readers."

Além disso, Gates diz que 60% da informação que consome é online.

Dica de E-Media Tidbits.

Actualização:
Já agora, na Cyberjournalist, mais alguns detalhes do discurso de Gates. (dica de JD Lasica)

Blogging and the eCommunication Paradigms: 10 principles of the new media scenario é o título do artigo que José Luis Orihula, do e-Cuaderno vai apresentar na BlogtalkBlogtalk, a conferência europeia sobre weblogs, em Viena, em meados de Março. O artigo pode ser consultado online aqui. Eu gostava muito de poder assistir a esta conferência. Infelizmente, não é possível.
Já agora, o programa completo da Blogtalk.

sexta-feira, 25 de abril de 2003

Carl Bernestein, um dos dois jornalistas que divulgaram o caso Watergate, diz que os alunos de jornalismo que recentemente identificaram a fonte que os levou a descobrir o caso, deviam levar "umas palmadas" (a palavra em inglês é spanked) e que o curso deveria ser desacreditado.
Recorde-se que, recentemente, os alunos da universidade de Illinois identificaram Fred Fielding como sendo "Deep Throat", a pess
oa que terá passado informações aos dois jornalistas, cujo trabalho levaria à demissão do presidente norte-americano Richard Nixon.
Bernestein não quis confirmar ou desmentir se os alunos têm razão.

Dica de Romenesko.

A prisão do jornalista Sina Motallebi, recentemente detido pelo governo do Irão, motivou um protesto da comunidade local de bloggers que se estendeu até aos EUA. O jornalista é, de resto, um conhecido blogger.
Está já disponível online uma petição para exigir a libertação do jornalista.

A notícia completa aqui.

Vi no blog do JD Lasica que Esther Dyson, conhecida pensadora do mundo digital, membro da Electronic Frontier Foundation, já tem um blog, chamado Release 4.0.

quarta-feira, 23 de abril de 2003

Em português, de Portugal, um jornal diário dedicado às novas tecnologias. Chama-se IT News.

Dica de Silhuetas.

Passam já 10 anos sobre a criação do Mosaic, o primeiro browser gráfico. Sugiro a leitura do dossier publicado na CNET News.

No Chile, uma companhia de seguros publicou o seu balanço anual no site noticioso El Mostrador. Agora, um grupo de jornais impressos, liderado pelo El Mercurio, processou a agência governamental que autorizou a publicação. De acordo com a lei chilena, as companhias de seguros apenas podem publicar este tipo de informação em jornais de circulação nacional. Cabe agora a um juiz definir se o site pode ser considerado jornal e elegível para receber este tipo de publicidade governamental.
O Associação de Jornalistas do Chile apoia a posição do site.

Dica de E-Media Tidbits.

De acordo com a UPI, a United Press International, uma turma de estudantes de jornalismo da Universidade de Illinois conseguiu finalmente identificar o famoso "Deep Throat" como sendo Fred Fielding, um advogado, assistente de John Dean, conselheiro do presidente Nixon.
Recorde-se que "Deep Throat" foi o nome porque ficou conhecida a fonte passou a dois jornalistas do Washington Post informações que lhes permitiu revelar o caso Watergate. Na sequência de notícias publicadas, o presidente dos EUA, Richard Nixon foi obrigado a demitir-se. A identidade desta fonte foi um segredo guardado durante anos. Agora, resta confirmar a investigação realizada na Universidade de Illinois.

terça-feira, 22 de abril de 2003

Em Espanha foi criado um forum de discussão para analisar os problemas que enfrentam os jornalistas que trabalham para o meio digital. São sobretudo jovens que se dedicam ao digital na esperança de conseguirem realizar um trabalho inovador. Além do fórum, existe também um weblog.

Dica de E-Media Tidbits.

Como devem ter percebido, este blog está sem o habitual sistema de comentários. É um problema relacionado com uma troca de servidores. Espero que a questão se resolva em breve (como promete o responsável pelo sistema).

quinta-feira, 17 de abril de 2003

Devido às festividades da Páscoa, só volto na 3ª feira. Boa Páscoa para todos!

Depois de ter recebido ordens para explicar os gastos com o serviço online, a BBC está agora a redefinir a estratégia do mesmo serviço. A televisão britância propõe-se a criar conteúdo novo e único e a servir como guia para novos utlizadores da internet.

A notícia completa aqui.

O RAM - Refugees, Asylum-seekers and the Media Project, é um projecto que pretende reunir informações para jornalistas que vivem refugiados. Pretende ser um espaço de informação para os jornalistas que se refugiaram em diversos países e, além de ponto de contacto, servir como promotor de possibilidade de emprego.

Dica de Dot Journalism.

quarta-feira, 16 de abril de 2003

Sites are blogged down in controversy é o título de um artigo que volta a discutir o facto da CNN e da revista Time terem definido o encerramento de weblogs que os seus jornalistas mantinham a partir do cenário de guerra. Este é o ponto de partida para uma análise da forma como os bloggers e os media se relacionam. Em alguns casos (como a MSNBC) muito bem. Noutros, com alguns problemas.

Sébstien Paquet fez uma pesquisa hábitos de leitura de weblogs e agora publicou os resultados. São apenas dados em bruto, esquematizados em tabelas e gráficos, sem qualquer tipo de análise. No entanto, mais de 160 internautas responderam ao questionário pelo que se trata de informação muito interessante.

Dica de Blogosphere US.

terça-feira, 15 de abril de 2003

As grandes empresas começam a desenvolver estratégias de publicidade voltadas para a Internet. Numa conferência da American Association of Advertising Agencies, Bill Lamar, vice-presidente de marketing para os EUA da McDonald´s afirmou que já passou o tempo de gastar muito dinheiro em anúncios televisivos e que nos próximos tempos a empresa aumentará a sua presença na Internet. Já a Pepsy realizou, no ano passado, uma campanha online dirigida a adolescentes, e deixando de patrocinar a transmissão televisiva do Superbowl.
A notícia completa aqui.

O prof. José Luis Orihuela, autor do e-Cuaderno, mantém também o Web de Blogs, um mini portal sobre weblogs, que inclui links para textos sobre weblogs, listas de blogs em espanhol, português e inglês e mais um conjunto de informações interessantes.

segunda-feira, 14 de abril de 2003

Encontrei esta Revista de Comunicação Online, produzida na Universidade do Vale do Itajaí, no Brasil. Pareceu-me interessante.

Vi hoje, na SIC, a notícia de que a estação de televisão e o portal Sapo tinham estabelecido um acordo que permitirá ao portal transmitir conteúdos em vídeo produzidos pela televisão.
Infelizmente, não consegui encontrar, de forma fácil, em nenhum dos dois sites uma referência a este acordo. Talvez amanhã...

O New York Times Digital continua a crescer (acompanhando a tendência do grupo). Há já algum tempo que se mantém esta tendência. Os lucros da secção digital do grupo subiram 21,4% no primeiro semestre de 2003.
A notícia completa aqui.

quinta-feira, 10 de abril de 2003

Aqui está o retrato do típico jornalista americano:
- 41 anos de idade
- provavelmente licenciado
- provavelmente não Democrata (partido)
- melhor compensado do que há uma década
- mais satisfeito do que há 10 anos.

Em Milão, realiza-se amanhã a primeira conferência italiana sobre weblogs. Mais informações aqui.
Eu recordo que está previsto um encontro de bloggers para Setembro, na Universidade do Minho.

Dica de e-Cuarderno.

Os dinares (moeda do Iraque) com a imagem de Sadam Hussein são um produto muito procurado no no site de leilões Ebay.

Nos EUA, descobriu-se há dias que Sean-Paul Kelley, autor de The Agonist, um blog bastante popular, tinha plagiado informação retirada de serviços noticiosos. À Wired, Kelley disse que pretendia alcançar alguma popularidade e admitiu ter cometido um erro. Foi esta situação que motivou a coluna Filter - do Washtech - a perguntar:

Should the same standards of journalistic ethics be applied to blogs?

As respostas de alguns leitores e de bloggers estão aqui. Eu lanço também a questão, caso alguém queira responder...

quarta-feira, 9 de abril de 2003

Já não é novo, mas mais um político americano criou um weblog. Gary Hart, que já foi senador e é apontado como candidato presidencial escolheu esta ferramenta para comunicar. Entre os posts, o candidato vai também respondendo a questões que lhe são colocadas.

Dica de Blogroots.

Eu concordo com o António José Silva: acho que o ciberscópio é um site com muito interesse. É uma iniciativa integrada na Coimbra capital da cultura e reúne um grupo de pensadores que abordam regularmente temas relacionados com a cultura e com o ciberespaço. Entre os convidados do projecto está Howard Rheingold, autor de, entre outros, Smart Mobs.

terça-feira, 8 de abril de 2003

O Victor Pinto, meu colega no weblog Jornalismo e Comunicação e jornalista da TVI está em Silopi, na Turquia há uma semana, à espera de entrar para o Iraque. Hoje, enviou uma crónica com as suas primeiras impressões. Mais se seguirão, espero.

O blog Jornalismo e Comunicação, em que participo, completou ontem um ano de vida. É um trabalho de equipa que junta professores, alunos e investigadores do departamento de Ciências da Comunicação da UM. Surgiu numa disciplina do Mestrado em Ciências da Comunicação da UM.
Apesar de só ter um ano (perdoem-me por falar em causa própria) tem demonstrado uma grande maturidade e uma diversidade de opiniões muito interessante. Parabéns a todos.

segunda-feira, 7 de abril de 2003

O artigo da OJR já tem alguns dias, mas eu só hoje o vi. E pareceu-me pertinente. Começa assim:

Are Weblogs one more tool in the arsenal used by online journalists to report the news?

E prossegue com várias opiniões e comentários sobre os weblogs como nova ferramenta à disposição dos jornalistas.

No Japão, a Internet tem servido como forma privilegiada de divulgação de informação contra a guerra. Um interessante artigo aqui.

O programa da Blogtalk, a conferência europeia sobre weblogs está concluído e para falar sobre os blogs e jornalismo foram seleccionados Dan Gillmor, José Luis Orihuela e Gilbert Cattoire. Este último link abre um wiki, um formato semelhante aos blogs mas com objectivos diferentes.
O Wiki, tal como referi aqui no JD no início de Fevereiro, é uma ferramenta para a criação de páginas que se assemelham a weblogs colectivos, mas cujo objectivo é actuar como uma rede de partilha de conhecimentos. O conceito foi criado, em 1995 por Ward Cunningham: WikiWikiWeb.

Mais um blog sobre jornalismo digital. Chama-se periodista en red e pertence a Bárbara Yuste. Ainda está no começo mas espero que se mantenha por muito temo.

Dica de e-Cuaderno.

quinta-feira, 3 de abril de 2003

A Microsoft vai apoiar o RSS, o formato que cria pedaços de informação, facilmente pesquisáveis através de software próprio. Com o aumento exponencial de informação na internet, o RSS e outros formatos de indexação de informação tornam-se fundamentais na pesquisa rápida de conteúdo. O facto da Microsoft entrar no "jogo" deixa antever maior exposição e desenvolvimento para este formato.

Dica de E-Media Tidbits. O JD Lasica tem também um artigo sobre o tema.

quarta-feira, 2 de abril de 2003

A AT&T tem disponível um cartão pré-pago para comprar conteúdos online em sites diversos. Até agora já várias empresas se juntaram ao projecto. O cartão pode ser comprado em vários locais e utilizado como um cartão telefónico, por exemplo, mas para pagar o acesso a páginas de conteúdos pagos. Já não é o primeiro sistema deste tipo. (ver aqui) Este tipo de ferramentas serão importantes para o desenvolvimento de modelos de negócios pagos na web e interessante para jornais online poderem cobrar pelos seus conteúdos.

Dica de e-media tidbits.

terça-feira, 1 de abril de 2003

Ainda na OJR, estão disponíveis resumos das palestras da 2003 UC-USC New Media Conference, que decorreu este fim de semana e que abordou a forma como os jovens consomem informação e entretenimento.

O que dizem os media sobre a cobertura da guerra do Iraque? O tema é interessante. Nos EUA é possível saber. Jimmy Guterman criou um weblog chamado Media on Media que reúne esse tipo de informação, disponível na Online Journalism Review.

Já estão definidos os conferencistas para a Blogtalk, a conferência europeia sobre weblogs que se realiza em Viena. Os nomes dos 21 oradores (além dos oradores convidados) são oriundos de 13 países diferentes (infelizmente ninguém de Portugal) estão disponíveis aqui.

Dica de e-Cuaderno, cujo autor é um dos participantes.

Uma base de dados com todas as primeiras páginas da revista norte-americana Time desde 1923, está agora disponível na internet. Como a pesquisa pode ser feita por palavra chaveexperimentei a palavra Portugal (confesso que não esperava encontrar nada) e surgiu uma capa com o Oliveira Salazar, publicada em 22 de Julho de 1946.

Dica de E-Media Tidbits.

Update: num passeio mais alargado pela base de dados e descobri que estão disponíveis os artigos desde 1985. Uma muito interessante fonte de informação.

Peter Arnett, que ficou conhecido no decorrer da primeira guerra do Golfo como correspondente da CNN, e que agora trabalhava para a NBC foi hoje despedido. Motivo: disse numa entrevista à televisão do Iraque aquilo que toda a gente já sabe: que o plano inicial dos EUA para a guerra falhou e que os chamados aliados têm agora que repensar a ofensiva. Já há uns dias um outro jornalista americano foi suspenso por ter sido preso numa manifestação contra a guerra. Sem falar do weblog do Kevin Sites, correspondente da CNN no Iraque, fechado por decisão da cadeia de televisão.
Já alguém ouviu falar em liberdade de expressão?