Termina esta sexta-feira em Buenos Aires o «Congreso Iberoamericano de Periodismo Digital», evento organizado pela Clarín.com e pela Fundación Noble que durante três dias reuniu editores e jornalistas das principais publicações de Internet na Argentina e América Latina.
Em cima da mesa temas como o fenómeno Weblog como novo meio de informação, organização das redacções digitais, perfil do jornalista digital, tratamento do texto na Internet, géneros multimedia e novos produtos editoriais digitais.
sexta-feira, 31 de outubro de 2003
quinta-feira, 30 de outubro de 2003
O site da Agência Lusa tem «cara» nova. A actual versão, que apresenta já o novo logotipo da agência de notícias portuguesa, é muito mais colorida e recorre com frequência às «patrióticas» cores verde e vermelho. Gostava da proposta anterior, com uma arquitectura mais sóbria, que a Microsoft havia apresentado como «janela para um mundo de conteúdos»...
Por outro lado, os vários destaques estão agora mais acessíveis, uma vez que são logo apresentados na página de entrada da Lusa, que diariamente disponibiliza cerca de 500 notícias e 250 fotografias. Um serviço de notícias por SMS surge também na abertura do site.
quarta-feira, 29 de outubro de 2003
A utilização de weblogs como ferramentas de ensino não é uma novidade. Em portugal existem alguns bons exemplos. No entanto, aqui fica um artigo sobre o assunto.
Leitores do New York Times Digital responderam a uma pesquisa (um total de 2.430 respostas). Os resultados demonstram algumas características dos leitores, nomeadamente o seu activismo:
:: 50 percent are "influentials" -- "opinion leaders who are highly engaged in their community and workplace, well-informed and well-connected." (Influentials account for 10 percent of the general population and 15 percent of the online population.)
:: 62 percent of those influentials are very/somewhat likely to contribute to a political campaign next year; 90 percent are very likely to vote in next year's presidential election.
:: 71 percent of the NYTimes.com influentials had written or called a politician in the last year.
:: 27 percent had written an article for a magazine or newspaper.
Dica de E-Media Tidbits.
No Brasil, a Imprensa Nacional pretende criar uma versão electrónica dos jornais actualmente editados pela empresa e reformular a sua página na Internet. As medidas fazem parte de um «amplo processo de modernização» anunciado pela detentora do maior acervo historiográfico do jornalismo brasileiro.
A notícia completa está na Agência Brasil.
No Mediabriefing.com, um interessante artigo sobre um novo modelo de publicidade alimentado pelos blogs.
La rápida proliferación de weblogs - convertidos en una herramienta cualificada para el marketing viral - está sentando las bases para un nuevo mercado publicitario. Sólo los anunciantes que estén dispuestos a correr el riesgo de utilizar esta fórmula absolutamente libre en la que no puede haber control sobre los mensajes publicitarios, podrán aprovechar las ventajas de un modelo en el que grupos de consumidores influyentes debaten sobre productos y marcas.
As acções de marketing «aproveitam-se» muitas vezes da influência que têm na rede alguns dos bloggers mais conhecidos...
terça-feira, 28 de outubro de 2003
Em 2005, cerca de meio milhão de portugueses vai ler publicações on line, em contraste com os actuais 140 mil leitores, de acordo com um estudo da Associação Portuguesa de Imprensa e da Vector 21. O relatório, intitulado «A Internet e a Imprensa em Portugal», vai ser apresentado na próxima quinta-feira.
Por decisão do Tribunal Colectivo encarregado de julgar o processo Casa Pia, o julgamento do ex-funcionário casapiano Carlos Silvino («Bibi») vai ser acompanhado pelo adjunto para a Imprensa do gabinete do presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ). O Sindicato dos Jornalistas (SJ) considera que a solução encontrada é «um pequeno avanço no sentido de uma maior abertura da actividade judiciária à missão dos jornalistas» e apela a todos os jornalistas «para que redobrem o escrúpulo profissional e o empenhamento deontológico».
O texto, na íntegra, do comunicado do SJ, está aqui.
O Jornalismo Digital vai receber a partir de hoje, e por tempo indeterminado, uma nova colaboradora. Chama-se Madalena Sampaio, é licenciada em Comunicação Social na UM e jornalista digital num grupo de portais informativos, ligados ao Jornal Digital.
Tenho a certeza que é uma excelente aquisição!
quinta-feira, 23 de outubro de 2003
A propósito de aniversários, refiro aqui o primeiro aniversário do Aula de Jornalismo ocorrido há dias. Já agora, lembrar que depois de um primeiro ano de experiência, os professores decidiram alargar o blog aos alunos de todos os anos de jornalismo (até era só para os do 3º ano). É um sinal de que tudo correu bem.
Parabéns!
Para comemorar um ano de existência, o JornalismoPortoNet resolveu oferecer um presente: um directório de jornais online portugueses, por ordem alfabética.
Nasce aqui no JPN, mas brevemente terá um alojamento próprio. Começamos com 232 jornais, mas queremos chegar muito mais longe, criando o maior directório do género. A definição do conceito "jornal online" merece ainda muita controvérsia, pelo que, para já, utilizamos como critério "abrangente" a presença de trabalho jornalístico nos sites listados. Este critério será progressivamente "afinado", à medida que o directório vá sendo actualizado.
Eu digo parabéns e obrigada!
quarta-feira, 15 de outubro de 2003
Está concluída a união entre a Wired e Nick Denton, autor de blogs famosos como Gizmodo (sobre tecnologia) e Gawker. A revista passa a contar com conteúdos do Gizmodo e o blogger. A história contada aqui.
Enquanto se espera para receber o Manual de Redacción Ciberperiodística (encomendei um exemplar em Espanha) é possível ir acompanhando a discussão entre os seus autores o os que já leram o livro.
Ramón Salaverría, um dos coordenadores da obra, divulgou um endereço de correio electrónico de uma lista de discussão que reúne os autores.
Quem quiser pode participar...
O primeiro livro português sobre blogs foi hoje lançado. Chama-se Blogs. É do Paulo Querido e do Luís Ene.
sexta-feira, 10 de outubro de 2003
Presidential candidates have them, actors have them, journalists have them and so can you. They are called ''blogs,'' which is short for weblogs.
O texto completo, da CBS News, está aqui.
A notícia intitula-se "You too can be a blogger"
O Prof. José Luis Orihuela apresenta no eCuaderno uma breve história dos weblogs. Acho que é interessante porque ele começa a contagem em 1992, no CERN com o aparecimento do primeiro Browser.
Não é uma questão consensual mas eu também concordo com a ideia de que a origem dos blogs está nesse remoto ano.
segunda-feira, 6 de outubro de 2003
Na newsletter do Obercom uma compilação de dados sobre a utilização das TIC em Portugal. Um dado salta à vista: 6.157.566 clientes do serviço de acesso à Internet.
Soa-me a estranho.
Na fonte da notícia, a ANACOM, começo a perceber algumas coisas:
1 Pode verificar-se alguma sobre-estimação do número de clientes de acesso dial up, na medida em que é de prever que existam situações em que um utilizador recorra a mais de um ISP.
Ainda assim, a Internet está cada vez mais popular.
E por falar em novos blogs, vi no Silhuetas um blog que me interessou muito. Desta vez não é sobre jornalismo mas sobre a cidade onde nasci e vivo: Braga. Infelizmente tem um título que condiz com o estado da cidade: Brácara Angústia.
Eu sinto, muitas vezes, a angústia de viver numa cidade sem ordenamento e onde a lei do betão impera. Pelos vistos, não sou caso raro.
quarta-feira, 1 de outubro de 2003
Um emprego como consultor em weblogs? Quem quiser já pode candidatar-se (o local de trabalho é nos EUA, claro). Aqui ficam os requisitos:
Understand the power of individual weblogs
Have strong research skills
Be familiar with the various weblog tools, accessories and other resources
Understand APIs
Be able to communicate extremely well in writing and verbally
Be grounded in what is technically possible
Be visionary regarding the use of weblogs
Be engaged with the nonprofit/activist community
Dica de ContraFactos & Argumentos.
No Mediabriefing:
El fenómeno de los weblogs... ¿más ocio que negocio?
Apesar de tudo, os weblogs ainda continuam a ser um fenómeno de proporções reduzidas:
Forrester Research ha realizado un estudio online basándose en 3.673 personas y ha concluido que el 79% de los encuestados nunca había oído hablar de los blogs; el 98% nunca había leído ninguno; y el 98% aseguraba que nunca pagaría por leer uno de estos blogs o por escribir en uno de ellos.
Na edição da passada 6ª feira do 2010, no seguimento de uma reportagem sobre o Encontro de Weblogs, o apresentador, Vasco Trigo, anunciou a criação do weblog do programa. Assim teremos o primeiro do género. O anúncio do endereço deverá ser na próxima 6ª feira.