Eu faço parte da lista de pessoas que consideram o Google como o melhor motor de busca que existe. Encontra-se quase tudo, no Google. Charles Bowen, autor de uma coluna no Editor and Publisher, menciona uma questão importante: a necessidades de motores de pesquisa "topic-target", ou seja, sobre temas ou sites específicos, como os noticiosos ou os weblogs. E aconselha o Daypop. Na minha perspectiva tem uma vantagem: permite pesquisar só em weblogs ou só em sites de notícias. Ou, em alternativa, nos dois ao mesmo tempo. Experimentei uma pesquisa em weblogs e os resultados pareceram-me bons. Além disso, o site do Daypop inclui um weblog.
sexta-feira, 31 de maio de 2002
Como saber que a informação disponível na Internet é ou não credível. Para quem está habituado a circular na rede talvez não seja difícil distinguir o que é bom e o que é mau. Mas por vezes é fácil enganarmo-nos. Jonathan Dube, um dos autores da Web Tips, do Poynter Institute criou uma lista com cinco dicas sobre o assunto.
quarta-feira, 29 de maio de 2002
Edward Cone, um jornalista autor de um weblog (a pro with a blog) escreveu um texto sobre o assunto - Edward Cone: A Personal Look at Blogging - publicado pelo Dave Winer na coluna Dave Net. Um texto interessante.
Sobre o mesmo tema, será também interessante ler este artigo de John Udell intitulado "Social networking in Radiospace".
O futuro da Internet é totalmente incerto. No entanto, podem antever-se alguns cenários. Na minha perspectiva, um cenário provável é o da rede transformada em enormes grupos de interesse (à semelhança do que já acontece hoje com, por exemplo, os weblogs). Talvez o caminho seja outro mas começam já a formar-se autenticas comunidades de pessoas que vivem em locais diferentes e que contactam umas com as outras através da internet e partilham interesses semelhantes. Por sugestão do Dave Winer li, e agora recomendo, este texto de Matt Mower, um consultor de CRM.
Dave Copland, um jornalista americano que também mantém um weblog, publica hoje um texto intitulado "Ten ways to make newspaper Web sites better". Parece-me muito interessante e acho que destaca pontos essenciais como o uso de todas as potencialidades do meio, dar a conhecer informação e os contactos do jornalista, utilizar o espaço para publicar outras coisas além dos texto e fotografia habituais. E mais algumas sugestões. O melhor mesmo é ler.
terça-feira, 28 de maio de 2002
Aceitando a sugestão do jornalista Cláudio Cordovil, autor do blog Mordendo os cães de guarda, fui ler a entrevista com o jornalista Paulo Henrique na revista brasileira Imprensa. Vale a pena. E fica aqui a referência.
Esperava há dias pelo novo trabalho de John Hiller, autor do Microcontent News. Foi hoje publicado com o título "Blogosphere: the emerging Media Ecosystem". O subtítulo do texto - "How Weblogs and Journalists work together to Report, Filter and Break the News" - deixa perceber o tema central do trabalho. Gostaria de chamar a anteção para a palavra Blogosphere que tem vindo a ser utilizada para denominar o mundo dos weblogs. Interessante pensar no conjunto de novas palavras que têm surgido neste meio.
segunda-feira, 27 de maio de 2002
Na sequência de uma entrevista que concedeu a um estudante de jornalismo, JD Lasica apresenta hoje no Media Musings, o seu weblog, um excelente texto sobre weblogs e a sua relação com o jornalismo. Os problemas que enfrentam os jornalistas autores de weblogs, o relacionamento com os leitores e outros assuntos interessantes são abordados nesta pequena entrevista.
A coluna de ontem de Dan Gillmor, no The Mercury News, merece ser lida. O também autor de um weblog, aborda o tema da utilização da Internet no establecimento de novas formas de comunicação. Gillmor e os elementos da sua antiga banda vão voltar a tocar juntos (apesar de viverem em diferentes zonas dos EUA) usando a Internet e tecnologia disponível. É uma antevisão do futuro da rede.
sexta-feira, 24 de maio de 2002
Mais um bom artigo do Dave Winer, autor do Scripting News, desta vez sobre laptops ligados à rede são usados em conferências por autores de weblogs que vão assim noticiando do evoluir da situação. Noticiando deveria vir em itálico?
Robert Kahn, considerado um dos fundadores da Internet (ajudou a criar o TCP/IP - protocolo que permite a troca de dados através da rede) fala hoje, no Washinton Post sobre o presente e o futuro da Internet. Sugestão do E-Media Tidbits.
quinta-feira, 23 de maio de 2002
Os "pais" da Internet - Tim Berners-Lee, Larry Roberts, Vinton Cerf e Robert Kahn - receberam o galardão espanhol Prémio Princípe das Astúrias de Investigação e Humanidades 2002. A notícia é avançada pelo Navegante, o suplemento de tecnologia do El Mundo. E traz, como complemento, um pequeno suplemento sobre a Internet.
O JD Lasica sugere hoje um link interessante: um trabalho de Nora Paul, directora do Institute for New Media Studies e de Christina Fiebich, da Universidade do Minnesota que apresenta os cinco elementos do Digital Storytelling. O trabalho baseia-se em conclusões de um workshop realizado em Fevereiro.
quarta-feira, 22 de maio de 2002
O Editor and Publisher publica hoje a lista dos "10 That Do It Right". Ou seja, uma lista com 10 jornais americanos que, de acordo com critérios estabelecidos têm uma melhor presença na Internet. O design, o número de notícias escritas por iniciativa dos jornalistas, notícias originais (não retiradas das versões impressas) são alguns dos critérios utilizados.
Pergunta aos jornalistas: qual o melhor conselho que lhe deram sobre o desempenho da profissão? Ler muito, saber escrever, pensar...? O director de educação do Center for Community Journalism e colunista do Daily Messenger in Canandaigua, N.Y. teve a ideia e tem vindo a reunir respostas. Já tem uma lista de resultados mas ainda aceita sugestões. O artigo com toda a informação está no Poynter. A lista com 23 sugestões pode ser consultada aqui. Aqui no Jornalismo Digital também se aceitam sugestões.
terça-feira, 21 de maio de 2002
O jornal Arizona Daily Star pediu aos leitores sugestões para melhorar a cobertura sobre o conflito no Médio Oriente. Há algum tempo realizou-se uma reunião entre um grupo de leitores e responsáveis do jornal. O resumo da contribuição dos leitores pode ser encontrado aqui.
segunda-feira, 20 de maio de 2002
O Media Guardian, secção de media do The Guardian um dos primeiros, se não o primeiro, órgão de comunicação social a ter um weblog, publica hoje um texto sobre o assunto, noticiando a conferência O'Reilly Emerging Technology.
Um excelente texto publicado na Online Journalism Review intitulado "News by the people, for the people". Neste artigo, Paul Andrews, um blogger e colunista, aborda, de uma forma original, a velha questão: será o trabalho dos autores de weblogs jornalismo?
sexta-feira, 17 de maio de 2002
A Sala de Prensa, o portal iberoamericano de profissionais de comunicação, é um exelente projecto. Sugiro, da edição mais recente o texto de Benjamin Fernández Bogado, director do Instituto Prensa y Libertad, do Paraguai, intitulado "Periodistas: ¿para qué?".
quinta-feira, 16 de maio de 2002
quarta-feira, 15 de maio de 2002
Encontrei a notícia do post anterior num weblog que visito quase todos os dias e que acho importante recomendar. Chama-se "Living can kill you" (uma boa forma de pôr a questão) e é um weblog do jornalista e professor de jornalismo Craig Saila. O seu site tem um conjunto interessante de textos e links.
O Andrew Sullivan é um conhecido e respeitado blogger americano. Aliás, é um dos mais conhecidos. Como, no seu weblog, escreveu algumas críticas ao New York Times, jornal para cuja revista escrevia uma coluna, foi, nas palavras do próprio (citado pelo Washington Post) "barred indefinitely from writing any more" para a referida revista. Sullivan também disse que preferia deixar de escrever para a revista do NYT do que deixar de dizer o que pensa no seu weblog.
Seja qual for a atitude que se adopte em relação aos weblogs é necessário reconhecer que a grande vantagem desta tecnologia é que as pessoas podem escrever o que querem, sem sofrerem qualquer tipo de censura. Os melhores, isto é, os que divulgam informações correctas e interessantes, os que mantêm a actualidade, os que têm alguma coisa para dizer, terão sempre leitores e serão (alguns já atingiram este patamar) importantes no futuro.
terça-feira, 14 de maio de 2002
Um bom artigo do JD Lasica sobre o uso de cartoons e gifs animados em publicações online. Da Online Journalism Review.
A Televisão Digital não tem dado os resultados que muitos esperavam. O La Vanguardia Digital faz hoje referência aos prejuizos acumulados pelas televisões digitais. Nos EUA assiste-se ao mesmo problema, mas algumas televisões começam a equacionar uma solução: passar séries de referência como "Os Sopranos" e "O Sexo e a Cidade" do cabo para a televisão digital. Associações de Consumidores já protestaram.
Há certas épocas em que a Internet pode assumir um papel importante como meio de divulgação e como espaço para bons exemplos jornalísticos. Aproximamo-nos de uma dessas épocas: o Mundial de Futebol 2002. Em Espanha, por exemplo, o El Mundo já criou um espaço para cobrir o mundial de futebol. A competição ainda não começou oficialmente e o número de visitas à página já é elevado.
Ontem, o E-Media Tidibits falava sobre alguns exemplos de como o Mundial está a ser preparado em alguns sites.
segunda-feira, 13 de maio de 2002
Gostaria de destacar hoje dois projectos universitários. O primeiro, português, chama-se Akademia e é um jornal online produzido pelo Labcom, na Universidade da Beira Interior. Não é um jornal normal mas uma experiência semelhante ao Slashdot: todos podem enviar notícias para esse jornal, basta serem membros registados do site. Depois, quem lê o jornal pode enviar comentários. Um excelente exemplo de como se pode utilizar a Internet no ensino.
Agora um caso semelhante no Brasil. A Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia tem um jornal produzido pelos alunos da Oficina de Jornalismo Digital, chamado Panopticon. Apresenta notícias e entrevistas sobre jornalismo online. Na edição de Maio fizeram uma referência ao Jornalismo Digital. Sugiro também uma entrevista com o Prof. António Granado, autor do Ponto Media.
John Hiller, autor do Microcontent News, um metablog (se não percebe o que esta palavra quer dizer, este post pode ajudá-lo), criou um glossário não oficial de termos de weblogs. Parece-me interessante para quem não está acostumado com o assunto. Entretanto, reuniu também alguns glossários feitos por outros bloggers.
quarta-feira, 8 de maio de 2002
Mais dois textos, em inglês, sobre as relações entre os weblogs e os jornalistas. São de Dave Winer, autor do Scripting News, um weblog muito popular (e um dos mais antigos, julgo) No weblog ele publica uma coluna chamada Davenet, de onde retirei os textos publicados. O primeiro chama-se The role of professional journalists. O segundo intitula-se How To Start a Weblog (For Professional Journalists). No primeiro texto que referi, de segunda-feira, ele sugere (e eu também) a leitura de um artigo intitulado "The weblog tool roundup".
Por enquanto, a língua inglesa domina a Internet e também os weblogs. Mas em português (principalmente brasileiros) e em espanhol já se encontram coisas muito interessantes. Tenho falado aqui de algumas.
Hoje vou sugerir uma visita a um directório de weblogs na Argentina. Tem a particularidade de ter um metablog (um weblog sobre weblogs) e reunir textos sobre o tema (muitos dos textos estão em espanhol e não os encontramos, por isso, nas compilações de textos americanos.
Em Portugal conheço poucos weblogs. Gostava de conhecer mais. Confesso que não procuro muito, mas julgo que esta ferramenta ainda não é muito utilizada no nosso país. Honrosa excepção ao António Granado que mantém um excelente weblog já há alguns anos, o Ponto Média. Há também um weblog colectivo, o Jornalismo e Comunicação, (do qual faço parte) que junta professores e alunos do mestrado em Ciências da Comunicação da Universidade do Minho.
terça-feira, 7 de maio de 2002
Ainda no E-Media Tidbits recomendo o texto de Steve Outing intitulado "Arrogant Media Companies", sobre medidas que algumas empresas querem tomar para diminuir a liberdade dos seus consumidores.
Descobri há pouco esta estória (no E-Media Tidbits). Chama-se backlink e é uma tecnologia que permite às páginas para que direccionamos os links da nossa página(este weblog utiliza esta função em quase todos os textos) re-direccionar um outro link para a nossa página. A tecnologia, utilizada inicialmente pela Disenchanted, tem vindo a ser desenvolvida por outras companhias. Nos weblogs, que vivem muito de links e trocas de links, poderá ser uma pequena revolução. E no jornalismo, como será? Poderá vir a ser utilizada? Este artigo de Jon Udell sobre o tema é interessante.
Deixo agora o registo de alguns weblogs que descobri recentemente e que me parecem interessantes. Começo por um em língua espanhola, colectivo e intitulado periodismo.org. Este weblog reúne notícias sobre jornalismo, enviadas por diversos colaboradores e comentadas pelos visitantes. É promovido por um grupo de jornalistas de meios online.
Num outro registo dois weblogs brasileiros. Um chamado Mordendo os cães de guarda é da responsabilidade do jornalista Cláudio Cordovil. Diariamente comenta notícias e acontecimentos vários. Da mesma forma, o Língua de Trapo é o weblog de um repórter e estudante de jornalismo, Alexandre Carvalho. Os dois merecem uma visita regular.
Num país como os EUA a diversidade nas redações é um assunto importante. Começou ontem a semana "Time-Out for Diversity IV in 2002". Uma iniciativa da Associated Press Managing Editores e da American Society for Newspaper Editors. Por todo o país, jornalistas reunem-se com a população para ouvir o que os leitores têm a dizer sobre a forma como as diferentes minorias são representadas nas notícias. A notícia é da Editor and Publisher. Informação oficial aqui.
segunda-feira, 6 de maio de 2002
Acho importante que se resguardem os direitos de autor. No entanto, há casos em que, para se promover os direitos de uns, afectam-se outros. Nos EUA, as Rádios Online protestam contra uma taxa de direitos de autor que o governo quer instituir. Dizem que o preço é elevado para as pequenas estações de rádio que ainda estão a começar.
A Infografia e o uso de infográficos nos meios online é um assunto cada vez mais debatido. Em Portugal, pouco se fala ainda sobre este assunto e poucas serão (se alguma) as escolas de jornalismo que ensinam esta matéria. Deixo hoje um texto de Eva Domíngez, colunista do Vanguardia Digital sobre o uso de infográficos. É antigo mas vale a pena.
sexta-feira, 3 de maio de 2002
Um dos weblogs que consulto todos os dias, o e-periodistas, tem hoje um texto interessante sobre como os jornalistas utilizam a internet para recolher informação.
Sugiro hoje um texto da Online Journalism Review, que recentemente se apresentou com um novo design. Chama-se "Newspapers in the Digital Age" e é uma reportagem de Dominic Gates com responsáveis de alguns jornais americanos sobre a revolução digital.