terça-feira, 15 de junho de 2010

Re-utilizar o melhor conteúdo dos blogs

A maior parte dos posts publicados em blogs têm uma vida muito reduzida. E se o autor actualizar com regularidade o seu blog (o que não acontece por aqui há algum tempo) então o acumulado de informação e conteúdo de valor é ainda maior e mais valioso.

Mas esse conteúdo não tem que ficar esquecido. Aqui ficam algumas sugestões sobre como re-utilizar os posts com mais interesse. Já agora, sugiro também uma visita ao Social Fresh, onde o post que refiro foi originalmente publicado.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Integrar sites institucionais com redes sociais

Cada vez mais há quem defenda que os websites corporativos ou institucionais correm o risco de se tornarem obsoletos. Mas é possível contornar essa tendência e tornar o website o centro da estratégia web 2.0 de cada empresa/marca.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Como sobressair online


São 5 dicas sobre como fazer um blog profissional sobressair, mas acho que são conselhos sábios para uma presença empresarial em qualquer tipo de meio social. Aqui fica a listagem, com a sugestão de leitura do original:

1. Abordar alguns temas além da própria empresa (ou autor);
2. Manter o foco (Ter uma mensagem para passar):
3. Manter uma personalidade distinta (Surgir com uma voz própria e única);
4. Divertir-se (e divertir quem lê);
5. Dar aos leitores algo que não conseguem encontrar em mais lado nenhum (notícias em primeira mão, por exemplo).

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Uma forma simples de explicar os meios sociais

Para quem ainda tem dificuldade em perceber como utilizar os meios sociais para comunicar.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

So long blogging, Hello Lifestreaming!

Foi assim que há uns dias atrás Steve Rubel, um guru da comunicação web, intitulou o último post do seu blog, o Micro Persuasion. Agora os leitores são encaminhados para uma nova página, criada com o Posterous (é provável que se torne um sucesso em breve) com o registo da actividade diária de Rubel. (Já agora, ver também este post, mais recente).

Lifestreaming – o registo online das actividades diárias de uma pessoa, seja através de feed de vídeo ou agregações do conteúdo online dessa pessoa, tal como posts de blogs, actualizações de redes sociais e fotos online.

A discussão do fim dos blogs já não é nova. Também se fala do excesso do Twitter e de quando o Facebook será substituído por outra ferramenta semelhante. E são cenários prováveis. Mas nesta fase, parece-me que as plataformas com mais possibilidades de sucesso são as que permitem distribuir conteúdos pelos vários serviços existentes de forma rápida e eficaz. O Posterous pareceu-me muito interessante. E falta ainda o Wave. A acompanhar!

terça-feira, 23 de junho de 2009

Census Twitter


Quem são os utilizadores portugueses do Twitter foi o que se tentou responder com o Census Twitter, cujos resultados podem ser consultados aqui.

Além de dados sobre utilizadores individuais, também foram inseridas algumas questões para empresas. O utilizador tipo não me espanta: “homem, solteiro, com frequência do ensino superior, tem entre 18 e 35 anos, é de Lisboa, usa Twitter há menos de 6 meses e não mais de 2 horas por dia.”

Um excelente trabalho de Rui Costa, fundador do TwitterPortugal (recomento da leitura). E já agora o respectivo wiki com informação preciosa para quem utiliza esta ferramenta.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

O polémico blog da Petrobras



O blog da Petrobras, uma das maiores empresas brasileiras, tem gerado polémica e muita discussão entre bloggers e jornalistas daquele país. O Fatos e Dados foi criado, diz a Petrobras, para divulgar informação sobre a empresa. A contestação surgiu quando a empresa decidiu publicar no blog as perguntas e respostas de entrevistas solicitadas por jornalistas, antes ainda dos jornalistas terem publicados os seus trabalhos. Uma posição que entretanto reviu.

As posições são variadas. Em alguns blogs brasileiros (ver aqui, aqui e aqui) têm surgido muita informação sobre o tema. De igual forma, a conversa parece estar também animada no Twitter.

Na minha perspectiva, a iniciativa da empresa foi muito interessante (chamo a atenção para a plataforma de gestão de informação que a Petrobras desenvolveu para a assessoria de imprensa) e não estou contra o facto de publicarem na íntegra as entrevistas concedidas pela empresa. É uma forma de transparência a que os jornalistas podem ainda não estar habituados, mas que me parece fundamental numa época em que as ferramentas estão disponíveis. O único reparo que faço é o facto de as terem divulgado ainda antes dos jornalistas terem tido oportunidade de publicar os seus trabalhos. Mas, tendo corrigido este pormenor, acho até muito interessante o trabalho da empresa nesta área.

A comunicação é finalmente uma conversa, já não estamos no ponto de “Nós dizemos e vocês ouvem ou lêem”. E este pormenor (grande pormenor, crítico até) está a mudar toda a forma de comunicação no espaço público. Quer para os jornalistas, quer para os assessores e RP's. Agora já ninguém controla nenhum dos portões.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

The BOBs Awards

Quem quiser acompanhar a cerimónia de entrega do concurso internacional de weblogs da Deutsche Welle The BOBs pode fazê-lo aqui. O evento decorre hoje, em Bona, no segundo dia do Global Media Forum.

quarta-feira, 25 de março de 2009

E-book “JORNALISMO: Mudanças na Profissão, Mudanças na Formação”



Está já disponível aqui o E-Book com as actas do seminário “JORNALISMO: Mudanças na Profissão, Mudanças na Formação”, realizado em Setembro na Universidade do Minho.
Das várias comunicações (assisti ao evento e foram excelentes participações) sugiro, tal como o Joaquim Fidalgo, a leitura do texto de Jane Singer: "Barbarians at the Gate or Liberators in Disguise? - Journalists, Users and a Changing Media World".

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Blog da Clinique - um bom exemplo

Tenho sempre a tentação de pensar que Portugal ainda está muito atrasado em termos de comunicação web. Talvez porque leio muita coisa originária dos EUA (Espanha também me parece ser um país bem posicionado).


São poucos os casos que conheço (se souberem de alguns e me quiserem informar, era muito importante para mim) de bons weblogs de RP em Portugal (excepto os vários que leio ligados a empresas ou a especialistas em comunicação).

Por isso, gostava de destacar o caso da Clinique Portugal. O blog fala, naturalmente, dos produtos da marca mas presta um serviço importante, com dicas de beleza, maquilhagem, etc. É um exemplo do que, penso, devem ser este tipo de ferramentas. Não um espaço para simplesmente vender mas uma boa fonte de informação, com conteúdo relevante e que acrescenta mais valia aos leitores. 

Através do blog, é ainda possível pedir conselhos a uma consultora de beleza e os comentários e perguntas das leitoras não ficam sem resposta.

Já que falo em blogs de imagem, porque pode interessar a alguns dos leitores do JD, sugiro também que acompanhem  famoso mini-saia. É o meu favorito, neste tema. 

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Os melhores posts de marketing

Tamar Weinberg reuniu os melhores posts sobre marketing digital de 2008 numa lista que levará muito tempo a explorar.
Dividido por temas - SEO, meios sociais, twitter, facebook, blogs, marketing viral - junta um conjunto muito grande de textos e, pelo que explorei, muitos deles com interesse.

Via eTc.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

O que faz uma agência de social media?

Em Portugal parece-me que ainda muito pouco. Há já alguns casos interessantes de comunicação web mas nada de muito significativo. Então, quando se compara com outros países a situação ainda parece pior. E não é necessário olhar para o velho exemplo dos EUA. Basta ver o que se passa em Espanha, já aqui ao lado.

De qualquer forma, uma agência de social media pode:

acima de tudo escutar, como diz Eduardo Soledad, um dos autores do blog espanhol eTc. Vale também a pena ver o vídeo que acompanha o post.

E esperar que 2009 possa ser um ano de evolução nesta área.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Apresentação Encontro de Weblogs

Como prometido, aqui fica o ppt que usei como apoio no IV Encontro Nacional de Weblogs:




Algum feedback do encontro:

Rogério Santos 1
Rogério Santos 2
José Luís Orihuela
Pedro Príncipe
Paulo Querido

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Encontro nacional de Weblogs

Participo amanhã no IV Encontro Nacional de Weblogs, 5 anos depois do primeiro realizado na Universidade do Minho e que ajudei a organizar.
Para o evento preparei uma apresentação intitulada "Os profissionais de comunicação portugueses na blogosfera: temáticas e propósitos".


Além de abordar a importância e utilidade dos weblogs na comunicação empresarial, analisei os posts de 37 blogs de profissionais e agências de comunicação publicados durante o mês de Outubro de 2008.
As conclusões amanhã.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Apresentações Shift

Estive quase para participar na edição deste ano da Shift. No entanto, outros compromissos não me permitiram ir até Lisboa.


Não serve de consolo mas ajuda: aqui estão as apresentações do evento.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Crise financeira

Em tempo de crise financeira, vale a pena ir espreitando o blog de Luis Nassif. Alguém que sabe realmente do que fala (em 2003 e 2005, venceu o Prémio de Melhor Jornalista de Economia da Imprensa Escrita do site Comunique-se). De realçar também as análises do actual momento feitas por alguns leitores.
E por falar em crise, foi precisamente este o tema que o ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Frank-Walter Steinmeier, abordou esta segunda-feira, em Berlim, durante o encontro anual da VAP - Der Verein der Ausländischen Presse in Deutschland e.V., a associação dos corresponentes e jornalistas estrangeiros na Alemanha, evento em que estive presente. Notícia completa aqui.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Eu, Mídia


Foi publicado recentemente o livro Eu, Mídia - A Era Cidadã e o Impacto da Publicação Pessoal no Jornalismo, organizado por Mário Lima Cavalcanti, jornalista e fundador do site Jornalistas da Web (participo, como convidada, no Ponto JOL, o blog do JW).


O livro é uma colactânea de textos sobre jornalismo participativo, conteúdo gerado pelos utilizadores e o fenómeno do receptor no papel de emissor. Além do Mário, participaram na obra, entre outros, Ana Maria Brambilla, Raphael Perret, Raquel Recuero e Pollyana Ferrari, jornalistas de renome na Internet brasileira. 

Entre os temas da obra, estão: "O Impacto da Hipermídia na Democracia Digital"; "Os Blogs e a Multiplicação das Vozes"; Olhares Sobre o Jornalismo Colaborativo"; "Redes Sociais, Capital Social e a Difusão de Informações", "Comunidades Deoespaciais e o Jornalismo Digital" e "Jornalismo Participativo Móvel".

Para adquirir o livro ver
aqui.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Jane Singer na Universidade do Minho




Jane Singer, professora universitária norte-americana, vai estar na próxima sexta-feira na Universidade do Minho. Será a principal oradora no Seminário “Jornalismo: Mudanças na Profissão, Mudanças na Formação” que terá ainda como oradores, além de docentes da UMinho, Adelino Gomes, António Granado, João Canavilhas e Luísa Bessa, entre outros.
Jane Singer inspirou a minha tese de mestrado em Jornalismo Digital (ainda não concluída, mas em breve...) pelo que será um prazer para mim ter finalmente a oportunidade de a conhecer pessoalmente.

Blogs.Lift

Já tem uns dias esta iniciativa da Lift Digital, a Blogs.Lift mas não gostaria de deixar passar em branco. Parece-me um trabalho interessante e para acompanhar.
É um directório de blogs sobre Comunicação e Relações Públicas em língua portuguesa.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

A importância da Internet

Em Portugal a maioria dos jovens ocupa o seu tempo maioritariamente na Internet. A televisão começa assim a perder a importância junto dos consumidores. Conclusões de Célia Quico, no âmbito do doutoramento em Ciências da Comunicação que realizou na Universidade Nova de Lisboa.
"Ver televisão é uma actividade importante e significativa no quotidiano, mas secundária em comparação com o uso e importância atribuída à Internet e ao telemóvel", disse a investigadora ao jornal Público.
De destacar ainda, na minha perspectiva de profissional da Comunicação, o papel do telemóvel.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

5ª edição do concurso «The BOBs»

Começa oficialmente este domingo, 31 de Agosto, Dia Mundial dos Blogs, a 5ª edição do concurso internacional de weblogs da Deutsche Welle. The BOBs regressa com algumas novidades, a começar pelo próprio site que aposta num novo design. Além do concurso, o destaque vai para a Blogopédia - um catálogo mundial de weblogs em 11 idiomas, mantido por uma redacção internacional especializada - e o mapa Blogmap, que é bem mais rápido que o antigo.
O maior concurso internacional de weblogs foi lançado há quatro anos e não pára de crescer. Este ano, os BOBs serão já concedidos em 11 línguas diferentes. O prazo para sugerir blogs para participar no concurso internacional decorre até 30 de Setembro. O anúncio dos vencedores será feito em Berlim, a 27 de Novembro.
Notícia completa aqui.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Jornalista Bettina Riffel lança «Oásis Erinnerungen»

A minha amiga Bettina Riffel, jornalista brasileira que trabalha na Deutsche Welle, voltou ao Brasil para o lançamento do seu livro «Oásis Erinnerungen» (Lembranças e Memórias do Oásis). A obra relata a história do empreendimento de luxo construído na década de 50, em Pomerode, Santa Catarina. E como não podia deixar de ser, é nesta cidade brasileira que terá lugar a apresentação do livro, no Museu Pomerano, dia 11 de Setembro 2008, às 19h30. Boa sorte, Be!

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Novo blog sobre digital

O João Pedro Pereira tem um blog novo, convidado do Público, sobre o mundo digital chamado Tecnopolis. Já o adicionei à minha lista de feeds rss e parece-me de leitura obrigatória para todos os que se interessam pelo tema.

Via Ponto Media.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Todos os caminhos vêm dar... a Bona!

Em Maio, Bona foi realmente a "capital do ambiente", multiplicando-se as iniciativas em torno deste tema. Ao serviço da Deutsche Welle (DW), tive a oportunidade de fazer a cobertura de eventos como a Carbon Expo, a Planet Diversity e a nona Conferência das Partes da ONU (COP9).
E depois de um preenchido mês, os eventos em Bona continuam: desde esta segunda-feira e até o dia 13 de junho, tem lugar no Maritim Hotel a segunda ronda de negociações da Convenção de Mudanças Climáticas da ONU.
E desde ontem, está a decorrer aqui bem perto, no mesmo local que acolheu o segmento ministerial da COP9, o Global Media Forum organizado pela DW, que está a debater papel dos "media" em prol da paz e prevenção de conflitos. Lembrados foram já os dois jornalistas da Deutsche Welle que recentemente foram assassinados no Afeganistão. Notícia completa aqui. O evento pode ser acompanhado ao vivo aqui (Livestream).

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Inquérito Twitter

No (It's) Not About You estão a realizar um inquérito sobre a utilização do Twitter. Já respondi ao questionário (que é rápido e fácil de preencher) e deixo aqui a sugestão para os leitores que queiram ajudar.
E já agora estou curiosa em relação aos resultados.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Meios Sociais

É uma impressionante lista de recursos para quem se interessa pela comunicação digital. Cris Brogan reuniu num post vários textos sobre desenvolvimento de comunidades, redes sociais, meios sociais, Twitter, Marketing pessoal e criação de Media pessais.
É tanta informação e eu ainda não tive sequer tempo para começar a explorar. Por enquanto, está guardado no meu del.icio.us.
Já agora, o blog de Brogan vai para a lista do lado.

Blogged with the Flock Browser

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Corporate Website

Encontrei-o (www.corporatewebsite.com)por acaso no meio da lista de blogs que consulto. É um projecto europeu dedicado à comunicação online.
É possível navegar e consultar um conjunto grande de artigos sobre o desenvolvimento de websites, criação de plataformas de comunicação, web 2.0.
Recomendo, para começar, estes dois:
- Trends for corporate websites in 2008
- Trends for corporate websites in 2008 II

Estão ainda disponíveis uma listagem de sites corporativos e outra de empresas que trabalham na área (apenas uma portuguesa).
Há ainda uma secção de boas práticas apenas acessível a utilizadores que queiram pagar os 195 euros de inscrição.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Espionagem de jornalistas na Alemanha

Um caso que está a causar polémica aqui na Alemanha: durante meses, a jornalista Susanne Koelbl, da revista «Der Spiegel», andou a ser vigiada pelos serviços secretos alemães. De acordo com a própria publicação, o Serviço Federal de Informações (BND) acompanhou a troca de e-mails entre a repórter e um político afegão, de Junho a Novembro de 2006.
O chefe do BND, Ernst Uhrlau, já pediu desculpas à jornalista, que trabalha há muitos anos como correspondente no Afeganistão. Entretanto, o caso deverá ser analisado esta quarta-feira pela Câmara Baixa do Parlamento alemão.
Na memória estão ainda os recentes escândalos de espionagem de jornalistas envolvendo o BND, em Novembro de 2005.
Notícia completa aqui.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Imagens da DW

Parte do conjunto de edíficios onde está instalada a Deutsche Welle, em Bona (DW-RADIO em 30 idiomas e DW-WORLD.DE - portal disponível em 30 línguas, que oferece uma série de serviços e sites adicionais, como campus-germany.de, em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Académico (DAAD), e qantara.de, destinado a promover o diálogo cultural com o mundo árabe. A DW-TV fica em Berlim).


O edifício mais alto - o "Langer Eugen", antigo prédio dos parlamentares, no tempo em que Bona era a capital da Alemanha - pertence às Nações Unidas e acolhe vários órgãos da ONU.

«Interview Training Workshop»

Esta segunda-feira pude participar num interessante workshop teórico-prático sobre realização de entrevistas, que se prolonga até amanhã de manhã, aqui na Deutsche Welle, para estagiários (jornalistas e estudantes). Está a ser muito bom em termos de produtividade e também um verdadeiro "encontro de culturas": além desta jornalista portuguesa que aqui escreve, participam nesta iniciativa uma colega da Rússia , outra da Indonésia, uma da China e dois jornalistas do Afeganistão, além da formadora alemã. E posso assegurar que a troca de ideias tem sido excelente...

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Conversas Unicer

A edição deste ano das Conversas Unicer abordará os blogs e a blogosfera e o seu papel nas Relações Públicas. A iniciativa é interessante e o tema ainda mais. Por isso, conto lá estar, a partir das 15 para assistir ao evento que vai ter transmissão pela web em www.conversasunicer.pt. Já agora, aconselho uma visita ao site. Tem informação relevante e está bem elaborado.

terça-feira, 8 de abril de 2008

«Deutsche Welle Global Media Forum»

De 2 a 4 de Junho, vai decorrer aqui em Bona, Alemanha, um importante fórum sobre o papel dos "media" na prevenção de conflitos, promovido pela Deutsche Welle.

The target group is both international and inter-disciplinary. Media representatives from around the world, high-profile experts of inter-governmental and non-governmental organisations, politicians, artists, entrepreneurs and scientists sit around the same table at the Deutsche Welle Global Media Forum. A simple philosophy drives the initiative: Those working on the future have to think in networks - and in global dimensions.

Na longa lista de oradores estão nomes como Jotman ("Best of Blogs") e Marcelo Moreira (TV Globo), Rio de Janeiro).
Entretanto, já se pode espreitar o trailer da conferência no YouTube. Também vale a pena espreitar o álbum de fotos da DW.
Mais informação sobre o «Deutsche Welle Global Media Forum» aqui.

Estágio na Deutsche Welle

Respondendo ao desafio proposto pela minha amiga Elisabete, vou escrever uns posts sobre o meu novo local de trabalho: DEUTSCHE WELLE, "a voz da Alemanha" (aproveito para fazer publicidade ao novo slogan da casa...).
O estágio que iniciei na secção portuguesa desta rádio, em Bona, no dia 17 de Março, não podia estar a correr melhor. Além de ter encontrado uma equipa extraordinária - que inclui "veteranos" com mais de 30 anos de casa com quem tenho aproveitado para aprender e trocar conhecimentos - e de diariamente ter a possibilidade de efectuar trabalhos muito interessantes, fui recentemente convidada a prolongar o meu estágio. Caso para dizer: Wunderbar!

domingo, 30 de março de 2008

Os bloggers e as relações públicas

Com a crescente influência que os bloggers têm na formação da opinião pública é normal que as empresas comecem a interessar-se por ter uma relação com eles semelhante à que têm com os jornalistas. Apesar de (como é hábito) em Portugal ainda haver um ligeiro atraso nesta situação, é importante ver os resultados de um estudo publicado nos EUA sobre este tema (via Communication Overtones).

Além de mostrar a importância de lidar com os bloggers de forma profissional (mesmo que seja necessário contratar alguém) pelo estudo é possível perceber que 42% dos bloggers recebem uma vez por dia um email de um profissional de RP com uma notícia, 63% são contactados por um profissional de RP uma vez por semana e 42% responderam que, pelo menos metade das vezes, escreve alguma coisa depois de serem contactados.

Além da enorme quantidade de resultados obtidos, a minha parte favorita do site que foi criado para divulgar o estudo é a lista de Boas Práticas de Comunicação:

- Trabalhar em tempo real
- Ter com os bloggers a mesma atitude que se tem com os jornalistas
- Ler os blogs que se contactam
- Relações são a chave do sucesso
- Transparência é fundamental.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Brief do Lombo e e.life

Chama-se Brief do Lombo e reúne vários profissionais sete profissionais de várias agências de comunicação. Recomendo.
Foi lá que descobri o e.life, um índice de popularidade de marcas na Internet Portugesa, desenvolvido pela Seara.com. Apresenta-se na forma de tag cloud e diz analisar 129916 comentários em 108263 comunidades online.
A marca mais comentada é a CP.

Manter ou não um blog

Participo como disse há tempos no blog colectivo da empresa onde trabalho. Há dias, a ler o Lugares Comuns encontrei um post que apresenta algumas das questões sobre as quais reflectimos antes de avançar com o projecto.
Transcrevo do Lugares Comuns:

As empresas:

  1. Estão preparadas para preparar e escrever um “post” em cada dia dos próximos cinco anos?
  2. Têm um orçamento para publicitar, promover e fazer RP do blogue?
  3. Têm pelo menos uma hora ou duas por dia para dedicar à blogosfera, ler outros blogues, comentar outros blogues e participar em redes sociais?
  4. Autorizam comentários negativos no respectivo blogue?
  5. Estão preparados para responder aos comentários negativos ou a “posts” negativos de outros blogues?
Aqui no JD o principal problema prende-se com os dois primeiros pontos: falta de tempo e falta de dinheiro.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Sociologia do Disparate

Ontem, 5.ª feira, vários órgãos de comunicação social dedicaram espaço a "denúncias" em forma de livro, da autoria de uma socióloga, relativas à suposta existência de "publicidade encapotada" em manuais escolares.
Dessas notícias, apenas o jornal Público, numa peça assinada por Bárbara Wong, dava conta de um comentário de uma editora escolar. Todas as outras reproduziam, mais caracter menos caracter, o take da Lusa emitido no dia anterior.
Duas notas breves:
1) A Lusa, que foi que trouxe para agenda o "caso", registou as "denúncias" e não cuidou de procurar obter uma reacção da Comissão do Livro Escolar da APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros). É defeito meu ou, neste caso, a tentação do buzz e da polémica - ingredientes do sensacionalismo - substituiu as melhores práticas jornalisticas?
2) Publicidade existe sempre que um determinado espaço é ocupado por uma marca mediante o pagamento de uma verba. Ora, se (i) não há páginas de publicidade nos manuais, porque nenhum editor jamais pensaria nesse dislate; (ii) as referências iconográficas estão presentes em imagens do quotidiano; (iii) professores e demais especialistas de ensino não têm dúvidas em afirmar que a aprendizagem é muito mais eficaz quando os alunos relacionam as matérias com o meio envolente e a realidade do seu quotidiano, então...
... então temos que a autora do livro deveria ter-se libertado das amarras (pelos vistos) estreitas da análise sociológica e procurado apreender outros conhecimentos. Assim, não se dava ao disparate. A não ser que tenha encarado esta abordagem como uma alavanca de divulgação ou, pior, que tenha uma visão asséptica do mundo, tão em voga nos nossos dias. Seja como for, não deixa de ser um livro de fraco horizonte.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Flock novamente

Há uns tempos atrás, o António Granado dizia num post que estava a testar um novo browser, o Flock. Fiz o download e instalei-o. Já não quero outro!

Neste browser, consigo facilmente aceder à minha conta do Facebook, do Twitter, guardar RSS (para esta funcionalidade continuo com o Bloglines, principalmente depois da nova versão). Mas só hoje me lembrei de testar a ferramenta que permite publicar directamente através do browser posts em qualquer um dos blogs da minha conta Google. É simples, muito simples! (É semelhante ao Wordpad). E tem várias funcionalidades.

Uma das grandes vantagens é que já não perco tempo a fazer login!

Teste

Só para testar a forma como o Flock faz este trabalho.

sábado, 24 de novembro de 2007

Braga Digital

Foi lançado esta semana o website «Braga Digital», que permanentemente avançará novidades em relação a cada iniciativa do projecto. Inserido no Programa Operacional Sociedade do Conhecimento, o «Braga Digital» integra um total de 16 sub-projectos, parte dos quais tem a Câmara Municipal de Braga como executor directo. O início da primeira fase da rede de banda larga em fibra óptica e a instalação de um data center na EPB são algumas das notícias já avançadas. O site foi desenvolvido pela Cápsula - Soluções Multimédia.
Press release aqui.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Public Relations Journal

O Public Relations Journal, editado pela Public Relations Society of America, tem uma nova imagem e sofreu também mudanças ao nível do Corpo Editorial. A edição do Outono 2007 tem 4 artigos:

- The Application of “Best Practices” in Public Relations Measurement and Evaluation Systems;
- Corporate Identity and Corporate Reputation in Silicon Valley: Case Studies in Public Relations and Integrated Communications;
- How Much Does My Baby Cost? An Analysis of Gender Differences in Income, Career Interruption and Child Bearing;
- Public Relations Practitioners’ Relationships with Media and Each Other as Moderators of Excellent Health Information and the Local Public Health Agenda;
- Reviewing the Growth and Development of Scholarly, Online Publishing: Forging a New Frontier in Public Relations Research.

Public Relations Journal

O Public Relations Journal, editado pela PRSA, tem uma nova imagem e sofreu também mudanças ao nível do Corpo Editorial. A edição do Outono 2007 tem 4 artigos:

- The Application of “Best Practices” in Public Relations Measurement and Evaluation Systems;
- Corporate Identity and Corporate Reputation in Silicon Valley: Case Studies in Public Relations and Integrated Communications;
- How Much Does My Baby Cost? An Analysis of Gender Differences in Income, Career Interruption and Child Bearing;
- Public Relations Practitioners’ Relationships with Media and Each Other as Moderators of Excellent Health Information and the Local Public Health Agenda;
- Reviewing the Growth and Development of Scholarly, Online Publishing: Forging a New Frontier in Public Relations Research.

Comunicação Estratégica

Encontrei há dias um portal sobre comunicação estratégica. Tem vários textos sobre o assunto e pode ser muito útil para quem trabalha ou estudo esta área.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Feira de Madrid - Conclusões

Ao fim de quase uma semana repartida por várias conferências na Feira de Madrid (Web 2.0, FICOD, SIMO e ) aqui ficam as minhas conclusões do que ouvi:

- Os utilizadores de conteúdos digitais são, cada vez mais, quem manda;
- Disponibilizar conteúdos de qualidade e que agradem aos utilizadores é indispensável;
- Lemos cada vez menos, mas escrevemos cada vez mais;
- “A Web 2.0 é mais do que um conjunto de ferramentas. É uma filosofia de vida”
- A economia da atenção – captar a atenção dos utilizadores – é fundamental;
- A personalização de plataformas está cada vez mais presente. Cada utilizador vê o que quer e como quer;
- “As máquinas trabalham para ti, apresentam-te informação e tu só tens que dizer sim ou não”;
- A domótica terá muita importância;
- O acesso à web através do telemóvel também.

Há mais um assunto que abordarei nos próximos dias. Acho que merece um post independente.
(As declarações entre aspas são de conferencistas e não minhas)

Post originalmente publicado no FdC.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Dia Europeu dos Direitos dos Jornalistas

"Stand up for Journalism" é o lema do Dia Europeu dos Direitos dos Jornalistas, que se assinala esta segunda-feira. Promovida pela Federação Europeia de Jornalistas, a acção visa alertar não só para a pressão política sobre os media, mas também para o decréscimo da qualidade da imprensa e para o aumento da precariedade nas condições de trabalho. Outro dos objectivos é denunciar o desrespeito pelos direitos dos jornalistas no Velho Continente. Levantemo-nos, pois, pelo jornalismo.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Fonte de Comunicação

Chama-se Fonte de Comunicação e é o blog corporativo da empresa onde trabalho. Já existe há algum tempo, mas foi ganhando solidez antes de ser divulgado.
Orgulho-me de ter contribuído para a criação deste projecto, inteiramente desenvolvido pela LK Comunicação. A plataforma é nossa, a imagem também e os conteúdos são muito abrangentes. O blog é mantido pela equipa da empresa, englobando pessoas da área das Relações Públicas, Marketing, Publicidade, Design e Fotografia.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Best of the Blogs chega à fase final

A partir desta segunda-feira, dia 22 de Outubro, já é possível votar nos finalistas da quarta edição do concurso internacional de weblogs da Deutsche Welle, o The BOBs – Best of the Blogs. São 150 os blogs nomeados nas 15 categorias do concurso (no total, chegaram à redacção 7 mil sugestões).
Entre os nomeados para o «Prémio Repórteres Sem Fronteiras» está o blog Desabafos Angolanos, que reúne relatos pessoais sobre o quotidiano em Angola.
Na categoria «Melhor Weblog em português», destaca-se Diário de um sociólogo, relatos sobre Moçambique reunidos pelo sociólogo Carlos Serra, da Universidade Eduardo Mondlane em Maputo.
Imprescindível: visitar o blog Portugueses ao volante, nomeado para o «Prémio Blogwurst». Comportar-se como um animal ao volante é tão português como o fado e o chibanço. Melhor deixa é impossível...
A votação online decorre até 15 de Novembro.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Web 3.0 ou Web Semântica ou...

As definições e as características da próxima forma da Web ainda estão em discussão. Os conceitos de Web 3.0 e Web Semântica têm sido discutidos, mas até ao momento ainda não há um consenso geral.
Encontrei há uns tempos um texto de Alex Iskold sobre este assunto intitulado "The Structured Web - A Primer" que merece uma leitura muito atenta:

A critical piece of the next web evolution is the introduction of structured information. This concept is so basic to us as humans, that we completely overlook the fact that it is quite foreign to computers. When a person looks at a book on Amazon, she sees a book, with the author, ISBN number, publisher and the publication date. To a computer that page on Amazon is nothing more than a bunch of HTML. Increasingly, information on the web is becoming more and more structured. This process is happening via several major movements:

* The rise of APIs
* The proliferation of vertical applications that run on top of existing data
* An increase in classic Semantic Technologies and Microformats
* The spread of RSS as an information delivery mechanism

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Prémio para jornalistas "positivos"

No Brasil, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) criou um prémio para jornalistas que efectuem trabalhos"positivos" sobre o Sistema Único de Saúde. "Ao apresentar esse tipo de condição para receber o prêmio, é proposta uma prática que não revela a verdade total. Eles estão pedindo que os profissionais deixem o jornalismo de lado e façam outra coisa", disse ao Folha de S. Paulo o professor Manuel Carlos Chaparro, doutor em Ciências da Comunicação.
Nem vale a pena dissertar sobre o título do galardão («Prémio CONASS de Jornalismo»), porque este já diz tudo... Só espero que a moda não pegue por cá.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Relações Públicas e Bloggers

Quem trabalha em Assessoria Mediática sabe como é difícil lidar com os jornalistas. Ainda há muitos que vêm os RP's como o lado mau, que tenta influenciar o seu trabalho, sem escrúpulos e outras coisas semelhantes. Por isso, o envio de uma Nota de Imprensa ou os contactos pessoais são sempre muito cuidados.
Já são muitas as empresas de comunicação que procuram também fazer chegar as suas mensagens aos bloggers que, de alguma forma, influenciam o público alvo dos seu clientes. Eu acho este caminho muito interessante, mas como blogger sei também que este contacto não deve ser feito sem regulação. (E eu, por defeito ou feitio profissional, tenho uma grande abertura para estes contactos).

Vem isto a propósito de dois posts escritos em Espanha por dois bloggers que também estão ligados à comunicação. José Luis Orihuela enviou 10 conselhos à Revista Esquire sobre como lidar com bloggers. (A revista entretanto já respondeu). Entretanto, Octávio Rojas pegou na lista anterior e acrescentou ainda algumas ideias.

Para quem anda a pensar nestes assuntos, são dois textos fundamentais.

Global PR Blog Week 3.0

Constantin Basturea pede ideias e opiniões para melhorar o evento que vai já na 3ª edição.
É um evento de acesso livre, que decorre on-line, acessível através da página globalprblogweek.com. Por enquanto, a organização quer saber:

How do you see this event?
What do you expect from it?
What would you like to read/ see/ listen to?
What it will make it most valuable for you, and for the industry?


Respostas para este email.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Tabela periódica de brandig

É um excelente instrumento de reflexão e muito interessante para quem trabalha na área.

brand elements
Built by Kolbrener, corporate branding experts.

Via Communication Overtones.

Post prepara web 3.0

Na próxima primavera, o Washington Post já vai estar preparado para a Web 3.0. Foi o que anunciou um responsável pela empresa que detém a publicação. Na conferência da Association of Online Publishers, a responsável anunciou que o Post vai desenvolver ferramentas que permitam aos utilizadores interagirem com o site e comunicar com outros utilizadores. Por outro lado, os responsáveis do jornal querem também que os leitores passem mais tempo no site em busca de mais conteúdo.
São exemplos a criação de um serviço que apresente páginas a partir de palavras chave ou tags e optimização da pesquisa.
Mais informação no blog Jornalism.co.uk.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

"Os jogos do poder na comunicação social"

"Os jogos do poder na comunicação social" é o tema da conferência que o CAVA – Clube Amigos de Vieira organiza no próximo dia 28 de Setembro (21h00), no Auditório Municipal de Vieira do Minho. Os convidados são o autarca Rui Rio («Poder político») e o jornalista Júlio Magalhães («Verdades e inverdades na informação»). A moderar estará Anabela Carvalho, do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho.

"Remind us again why you aren't blogging"

Eu também gostava de saber as respostas a esta afirmação. Mesmo em Portugal onde a realidade é sempre diferente e os weblogs (até a própria Internet) ainda não estão tão disseminados como em outros países, não é fácil perceber a resistência de alguns clientes.
No blog da 2007 PRSA International Conference são apresentados alguns exemplos de como e porquê os podem ser usados na comunicação institucional:

- Influence policy
- Reinforce an image
- Support customers
- Give advice
- Educate

Para ir acompanhando.

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Jornalismo e Internet

Já saiu o número 9-10 da «Comunicação e Sociedade», revista do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Dedicada ao tema Jornalismo e Internet, a publicação inclui um dossier relativo à conferência “Dez anos de Jornalismo Digital em Portugal”.

Índice:

INTRODUÇÃO, Manuel Pinto e Luís António Santos

O JORNALISMO ONLINE – PERSPECTIVAS
- O jornalismo e os novos meios de comunicação social, Mark Deuze
- Hacia un currículo de ciberperiodismo. Estado, problemas y retos en la enseñanza del periodismo online:El caso de España, Santiago Tejedor Calvo
- O jornalismo contemporâneo no Brasil: as mídias digitais como elo entre a crise e a busca de uma nova identidade, Elizabeth Saad Corrêa
- O mito libertário do “jornalismo cidadão”, Sylvia Moretzsohn
- Internet y las nuevas formas de participación de los oyentes en los programas de rádio, Susana Herrera Damas

DEZ ANOS DE JORNALISMO ONLINE EM PORTUGAL
- Jornalismo digital: Dez anos de web… e a revolução continua, Rosental Calmon Alves
- Ciberjornalismo: dos primórdios ao impasse, Helder Bastos
- Do jornalismo online ao webjornalismo: formação para a mudança, João Manuel Messias Canavilhas
- Algunhas propostas para vencer os desafíos na formación dos ciberxornalistas, Xosé López
- Construyendo un nuevo periodismo. Diez años de logros y retos en la prensa digital, Ramón Salaverría

TESTEMUNHOS
Dez anos de jornalismo digital no Jornal de Notícias, Manuel Molinos, Nuno Marques e Paulo Ferreira
- Setúbal na Rede: o caso de um projecto pioneiro, Pedro Brinca
- Vida e obra do Notícias Lusófonas, António J. Ribeiro
- Jornal Digital: Percurso histórico, Madalena Sampaio
- Jornalismo digital. Poder, responsabilidade e desafios, Filipe Rodrigues da Silva

VÁRIA
- O jornalismo e a obrigatoriedade do diploma: negociando as fronteiras da comunidade jornalística no Brasil, Rafael Fortes e Afonso de Albuquerque

LEITURAS
- Santos, Rogério (2005) "As Vozes da Rádio", 1924-1939, Lisboa: Editorial Caminho, Helena Sousa
- Cintra Torres, Eduardo (2006) "A Tragédia Televisiva: um género dramático da informação audiovisual", Lisboa: ICS., Felisbela Lopes
- Soares, Tânia de Morais (2006) "Cibermedi@ – Os meios de comunicação social portugueses online", Lisboa: Escolar Editora, Daniela Bertocchi- Fogel, Jean-François & Patino, Bruno (2005) "Une Presse sans Gutenberg", Paris: Grasset, Luís António Santos

ABSTRACTS

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

"After-live" from Second Life

PG Mighty. É o meu avatar. Decorem o nome para que o possam evitar! ;)

A parte da tarde do Workshop, de componente mais prática, correu muito bem. Os problemas técnicos iniciais foram ultrapassados e lá conseguimos experimentar o mundo 3D do SL, tendo como espaço de acolhimento a ilha da Universidade de Aveiro (antes, tive o privilégio de ir à ilha do Jornal do Brasil. Muita gente, boa música, boa onda... "valeu"!). Aí, pudemos aprender a tratar do nosso "look", construir uma sede... (a propósito, houve um concurso entre grupos para a construção da sede mais original... o grupo constituído pela Elisabete, por mim, pelo meu colega Márcio e pela simpática Rafaela ganhou! Vamo-nos lançar no negócio imobiliário do SL!).

Estão de parabéns os promotores do evento!

Amanhã (hoje...) começa o 5.º SOPCOM. Um evento que é apoiado pela Porto Editora e no âmbito do qual será apresentado Educação Para os Media, de Jacques Gonnet, o 17.º volume da Colecção Comunicação!

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Live from Second Life Worshop

Pois é! A "patroa" deste blog foi surpreendida com a minha presença no WorkShop sobre o Second Life, promovido no âmbito do 5.º SOPCOM.

No momento em que escrevo este post, a Elisabete está sentada ao meu lado a criar o seu avatar. A seguir serei eu. Não dá para criar ao mesmo tempo por dificuldades de acesso à rede, o que não deixa de ser irónico.

A manhã permitiu consolidar algumas ideias sobre este fenómeno. Uma delas é que o cepticismo sobre o fenómeno do Second Life relembra o cepticismo com que foi recebido, em meados de 90 do século passado, a "moda" de criação de sites e, mais recentemente, a criação dos blogs. Mas a verdade é que eles andam aí.

Até já!

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Twitter

Algum dos leitores deste blog usa regularmente o Twitter? Gostava de encontrar por lá alguns falantes de portugês.

5.º Sopcom e Workshop Second Life

Vou estar amanhã, na UM, para participar no Workshop Novos Media 07 - Second Life. Espero ficar a conhecer melhor este novo mundo.
Este evento insere-se no 5.º SOPCOM que entre 6 e 8 de Setembro também na Universidade do Minho. Para mais informações existe o website da iniciativa e um weblog, no qual deverá ser possível acompanhar o evento.

Estudo Blogs Corporativos

Já tem algum tempo este estudo sobre Bblogs Corporativos, mas acho que é uma boa leitura.
Chama-se “Los blogs corporativos: una opción, no una obligación” e analisa 100 weblogs corporativos: 25 de empresas espanholas,25 de outras empresas europeias e 50 empresas dos EUA.
Via Dutto RP.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Teses Jornalismo On-line

Via Jornalismo&Internet, cheguei a um texto de José Paulo Lanyi que procura desmistificar cinco teses sobre o Jornalismo On-line ou Webjornalismo. Apesar de não concordar com todas as posições defendidas pelo autor, algumas das ideias que defende são interessantes. A ler com atenção.

Rede TubarãoEsquilo contrata

Uma boa oportunidade para Bloggers que gostem de escrever e tenham bons conhecimentos do funcionamento da web e das comunidades on-line: a TubarãoEsquilo está à procura de autores que possam desenvolver projectos editoriais sobre:

  1. Eleições presidenciais nos Estados Unidos da América
  2. Crise da direita em Portugal
  3. Legislativas nacionais de 2009
  4. Política, economia e negócios em Portugal
  5. o novo Tratado da União Europeia
Aqui estão todas as informações.

sábado, 21 de julho de 2007

Grandes reportagens

O novo livro de Pedro Coelho, "Rosa Brava, pastora de sonhos e outras histórias", é apresentado no próximo dia 26 de Julho, no Restaurante Panorâmico do El Corte Ingles, pela jornalista Cândida Pinto.
São três histórias de solidão:
Na ilha - onde vivem quatrocentas pessoas afastadas umas das outra mais do que um continente;
Na prisão - onde vivem ilhas;
Na serra da Estrela - onde as montanhas prenderam Rosa a uma terrível solidão.
É como se lê no prefácio: "A reportagem está-lhe nas veias."

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Blogs Proibidos


Pedro Fonseca é o autor do livro "Blogs Proibidos" que apresenta 6 casos que levantaram problemas na blogosfera. Estão lá retratados as acusações de plágio a Miguel Sousa Tavares, o ataque ao blog de Pacheco Pereira, blogs anónimos...
A comprar numa próxima visita a uma livraria.

Jornalistas da Web com nova imagem

Já devia ter escrito este post há vários dias: o site brasileiro Jornalistas da Web estreou uma nova imagem e inclui novas funcionalidades, nomeadamente o Clube do Usuário e o Media Center. Também o blog que lhe está associado, o Ponto JOL, no qual participo, surge com nova cara e mais destaque no Portal.

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Debate no Porto

Amanhã, pelas 21h30, no Porto, o Sindicato dos Jornalistas (SJ) promove um debate sobre "as graves consequências da aprovação do novo Estatuto do Jornalista e a necessidade de combater os seus efeitos mais nefastos". Tal como no debate realizado em Lisboa, o SJ espera "que os jornalistas do Norte dêem um sinal claro ao poder político e à sociedade de que não aceitam um Estatuto no qual não se revêem e que comporta graves ameaças ao exercício da profissão e à própria liberdade de imprensa".

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Informação é Liberdade

Já ultrapassa a centena o número de jornalistas subscritores do abaixo-assinado lançado pelo blog Movimento Informação é Liberdade. O documento, intitulado"Alerta ao País", pretende impedir a promulgação do Estatuto do Jornalista.
O grupo de jornalistas - onde não faltam nomes conhecidos - considera "que se encontra em marcha o mais violento ataque à liberdade de Imprensa em 33 anos de democracia".

quarta-feira, 4 de julho de 2007

«Science» e «Nature» premiadas

O Prémio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades foi este ano para as revistas científicas «Science» e «Nature», que bateram assim as agências Magnum Photo e BBC, finalistas na mesma categoria.
Consideradas las publicaciones científicas más prestigiosas del mundo, a lo largo de sus más de cien años de historia, se han convertido en los más rigurosos e importantes medios de comunicación de los principales avances de la ciencia. Estas revistas, vinculadas a las universidades más importantes del mundo, son ineludible referencia universal y vanguardia de la información científica.
Notícia completa aqui.

segunda-feira, 2 de julho de 2007

O que faz uma "vaca-cega" numa sala de aula virtual?

A resposta a este curioso título está num interessante artigo da Deutsche Welle sobre como a Internet tem modificado o sistema de ensino alemão. Da sala de aula virtual ao campus digital.
Ah, e Blinde Kuh ("vaca-cega", que é o que os alemães chamam ao tradicional jogo cabra-cega) é um motor de busca para crianças, fomentado desde 2004 pelo Ministério da Educação e Pesquisa...

“Alma de Viajante”

Por falar em lançamentos, o livro «Alma de Viajante», do repórter/fotógrafo freelancer Filipe Morato Gomes, é lançado na Centésima Página, em Braga, na próxima quinta-feira, 5 Julho, pelas 18h00. Editado pelas Edições Cão Menor, reúne crónicas de 14 meses de viagem de uma verdadeira volta ao mundo (que foram publicadas no suplemento Fugas do «Público»), além de alguns textos inéditos e de um portfólio de 80 fotografias.

domingo, 1 de julho de 2007

Declaração de Interesses

Sim, sou o "Paulo Gonçalves", responsável de Comunicação e Imagem da Porto Editora. Contudo, a minha participação neste blog, que resulta do honroso convite da Elisabete, tem uma perspectiva inteiramente pessoal - ou seja, o que aqui escrever não se relaciona nem compromete a maior editora portuguesa. Isso não me inibirá de, sempre que achar oportuno, falar de aspectos que lhe dizem respeito, como o lançamento de livros - tal como já falei e falarei de livros de outras editoras.

Curso da Escola de Jornalismo do Porto

"A Construção do Discurso e o Falar em Público" é o título do curso de dois dias que a Escola de Jornalismo do Porto (ESJ) organiza no próximo dia 12 de Julho. Coordenado por Custódio Oliveira, especialista em Comunicação Política, dirige-se a detentores de cargos de exposição mediática e seus assessores. Inscrições abertas no site da ESJ.

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Mas antes, a 28 e 29 de Junho, 19:30...

... temos os lançamento deste livro, em Lisboa (FNAC Colombo) e no Porto (FNAC NorteShopping), com a presença de Yuri Felshtinsky e, no lançamento no Norte, apresentação de Daniel Catalão.

Dia 1 de Julho, 18:00...

... Na FNAC do NorteShopping. Com apresentação do Ricardo Jorge Pinto e da Felisbela Lopes. Gente fina é outra coisa! ;)

O Joe? E o PM?

... Madalena (isto começa a parecer uma conversa em público...), o homem tem tanto €arisma que até levou o nosso PM a dizer que "antes, o roteiro da arte contemporânea terminava em Madrid. Hoje começa aqui, em Lisboa". Ainda bem que Serralves está na Galiza...

terça-feira, 26 de junho de 2007

Uau, Joe!

Fantástico o artigo de João Miguel Tavares no DN sobre a "avalanche mediática" em torno de Joe Berardo. Quem não o viu na capa da última Visão? E da Sábado?E da Tabu? Ah, e da NS?
Parece aquela velha anedota: era um homem tão conhecido, tão conhecido, tão conhecido, que um dia foi ao Vaticano e as pessoas perguntavam: "Quem é aquele senhor de branco ao lado do Joe Berardo?"
Já enJOa...

Episódios

Percebi, Paulo, mas eu não estava a comparar. Estava só a aproveitar a "deixa" para referir um outro episódio que também envolvia um jornalista. A diferença é que David Pontes participou na manifestação junto ao Rivoli "como cidadão absolutamente anónimo", como afirmou o próprio. E fora do horário de expediente. Já Pedro Rolo Duarte...
Mas concordo contigo: o "triste episódio do vídeo" e estes comportamentos verdadeiramente pidescos são mesmo "de nos deixar seriamente preocupados".

DP vs. McJornalismo

... certo, Madalena, mas a minha referência ao caso do David Pontes baseia-se na existência de um videopaparazi com a escola da stasi, e não da sua participação numa manifestação.

segunda-feira, 25 de junho de 2007

"McJornalismo"

Aproveitando a deixa do Paulo, então e o episódio do "McJornalista"?Pois é, estou a falar da participação de Pedro Rolo Duarte numa conversa online sobre a "qualidade" (as aspas são minhas...) dos ingredientes da McDonald’s. "Estou de consciência tranquila porque fiz um trabalho jornalístico em nada diferente do que faria em televisão ou rádio ”, afirmou o jornalista ao Correio da Manhã. Aproveito para recordar o nº 2 do artigo 1º do Estatuto do Jornalista, segundo o qual não constitui actividade jornalística o exercício de funções "quando desempenhadas ao serviço de publicações de natureza predominantemente promocional, ou cujo objecto específico consista em divulgar, publicitar ou por qualquer forma dar a conhecer instituições, empresas, produtos ou serviços, segundo critérios de oportunidade comercial ou industrial".

sexta-feira, 22 de junho de 2007

David Pontes

É de mim, ou o triste episódio do vídeo que filmou a participação de David Pontes e família na manifestação junto ao Rivoli é de nos deixar seriamente preocupados?

O caso Litvinenko

A Ideias de Ler, uma chancela recém criada no universo Porto Editora, vai lançar na próxima semana Terror na Rússia - revelações de um ex-espião do KGB, da autoria de Alexander Litvinenko e Yuri Felshtinsky.

Este último estará em Portugal por ocasião das sessões de lançamento: a primeira realiza-se a 28 de Junho, 19:30, na FNAC Colombo; a segunda a 29 de Junho, na FNAC Norteshopping, à mesma hora.

Será interessante ouvir em discurso directo pormenores sobre um dos casos que mais tem apaixonado todos os que acompanham a política internacional.

Luís Castro

Hoje... ou melhor, ontem, dia 21, tive a feliz oportunidade de assistir ao lançamento do livro Repórter de Guerra, do jornalista da RTP, Luís Castro. Um Fórum FNAC Colombo repleto de amigos, muitos amigos, alguns que partilharam momentos delicados e, por isso mesmo, inesquecíveis, ainda mais agora que estão grafados em trezentas e muitas páginas.

A apresentação esteve acargo do José Rodrigues dos Santos, que prefacia, e da Margarida Rebelo Pinto, que se acusou como a culpada por ter convencido o Luís a escrever.

Em boa hora o fez.

Do pouco que li e, sobretudo, da extraordinária pessoa que é o Luís e do vastíssimo trabalho que produziu, estou certo que Repórter de Guerra será um livro obrigatório para todo o aspirante ao mais nobre dos estatutos da profissão.

Para os interessados, informe-se que está agendada uma apresentação na FNAC do Norte Shopping para o dia 1 de Julho.

Parabéns, Luís!

ERC

No dia do debate com os principais candidatos à presidência da Câmara de Lisboa, Paulo Camacho, na newsletter diária de “briefing” do Jornal da Noite, partilhou algumas ideias interessantes e que se relacionam com as críticas feitas ao modelo do dito debate.

Da referência ao rigor e ao acto de escolha inerente ao jornalismo, Paulo Camacho parte para a justificação da não presença de cinco candidaturas - “não têm qualquer hipótese de eleição” e, se participassem, “roubariam aos telespectadores (no caso, aos lisboetas) a oportunidade de melhor ouvirem quem os vai governar”.

A seguir, aborda uma questão interessante, a dos “checks and balances: uma série de poderes e contra-poderes criados para evitar que haja donos da verdade” e que é tida como fundamental em democracia, para depois cair em cima do novo enquadramento legal que equipara a pré-campanha à campanha eleitoral:

E assim sendo, as televisões vêem-se perante o seguinte dilema: abdicarem do dever de contribuir para a formação da opinião dos telespectadores, ou sujeitarem-se às sanções decorrentes da violação do princípio da presunção de igualdade entre todos os candidatos. É grave que assim seja. E é um passo perigoso no sentido de retirar eficácia aos tais checks and balances essenciais à democracia, (mais um) passo perigoso no sentido do poder político-legislativo - com a conivência de jornalistas nomeados para cargos públicos - se assumir como dono da verdade sobre como devem os portugueses ser informados".

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Novo espaço dedicado à criatividade

Chama-se ptFOLIO e define-se como "espaço exclusivamente dedicado à criatividade portuguesa". Da publicidade ao design, do logótipo à embalagem, do marketing directo ao viral, o novo espaço permite descobrir, comentar e votar no que de melhor se faz por cá. Os interessados em contribuir também podem enviar os seus trabalhos.

terça-feira, 19 de junho de 2007

Mitos Rebatidos

No site da PRSA - Public Relations Society of America está disponível o resultado de um estudo sobre Media myths and realities: A study of 2006 media usage in America.
Realizado pela University of Southern California’s Annenberg School for Communications e pela Ketchum, os responsáveis do estudo enumeram seis afirmações que não são verdadeiras:

Traditional media is dead
Only blogs are relevant
Social networking sites are just for kids
Young adults don’t read the newspaper
Word-of-mouth cannot be managed
All a company needs to succeed is a good Web site


Não consegui encontrar o estudo completo, mas há mais informações no site da PRSA.
Já agora, recomendo uma visita à página da Ketchum, uma agência de RP norte-americana onde são disponibilizados vários artigos sobre a área. Porque será que em Portugal não se faz deste tipo de coisas?

Ranking Ciberjornais Portugueses

Foi publicado na revista Prisma um artigo de Fernando Zamith baseado na tese de mestrado que recentemente defendeu na Universidade do Minho.
O artigo intitula-se O subaproveitamento das potencialidades da Internet pelos ciberjornais portugueses e pode ser consultado on-line aqui.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Livro sobre design dos sites musicais

A editora Taschen lançou recentemente uma obra sobre o design dos sites musicais. "Design: Sites Musicais" é um dos seis livros da série "Web Design", que tem como principal responsável o editor brasileiro Julius Wiedemann. A obra é editada em duas versões: uma em alemão, francês e inglês; outra em português, espanhol e italiano.
Segundo a Deutsche Welle, "as 192 páginas do guia sugerem ao internauta uma viagem sensorial deslumbrante, reunindo algumas das homepages mais atraentes de países como a África do Sul, Canadá, Holanda, Nova Zelândia, Inglaterra e Brasil".
Notícia completa aqui.

Câmara Clara

O Câmara Clara, que na minha opinião é um dos melhores programas culturais da RTP2 (e Paula Moura Pinheiro sabe receber e bem os seus convidados), juntou na sua mais recente edição Nuno Markl e João Lopes. Em cima da mesa esteve o fenómeno da nova popularidade das séries de televisão.
O que é que já deixou de fazer para ver só mais um episódio de "24"? O que é que transformou em si "O Sexo e a Cidade"? Não olha para o seu médico de maneira diferente desde que se tornou viciado em "Serviço de Urgência", "Dr.House" ou "Anatomia de Gray"? E Tony Soprano, é ou não um homem interessante?
Excelente emissão. Para ver ou rever no site do programa.

sexta-feira, 15 de junho de 2007

«As 7 Grandes Aberrações de Portugal»

Arrancou esta sexta-feira o concurso «As 7 Grandes Aberrações de Portugal», iniciativa do semanário Tal&Qual. Segundo o blog criado para o efeito, o objectivo é: "Denunciar. Apontar o que está mal. Retirar os mais iludidos do país das maravilhas que por certo Portugal não é. Contribuir, na medida do possível, para alertar consciências, autoridades e cidadãos."
O desafio é apontar "nódoas urbanísticas, atentados ao ambiente, estradas perigosas, poluição, espécies ameaçadas". Portugal no seu pior...

quinta-feira, 14 de junho de 2007

As desculpas da RTP

Além de ter apresentado "as devidas desculpas" à Casa Civil do Presidente da República por não ter transmitido na íntegra as comemorações do 10 de Junho (ver carta de Cavaco Silva dirigida ao Conselho de Administração aqui), a RTP lembrou-se também de transmitir, no próximo domingo, as partes que não foram exibidas. Assim, sem mais explicações. E nos espectadores, ninguém pensa?
Um membro da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), citado pelo DN, já criticou o facto de "a RTP estar tendencialmente sempre a pedir desculpa por tudo e por nada, assumindo logo à partida que tem que dar a transmissão na totalidade".

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Até novelas se lançam já no Second Life...

A TV Globo prepara-se para lançar a sua próxima novela, "Sete Pecados", no Second Life, mundo virtual que já se tornou moda no Brasil. A festa virtual acontece no próximo domingo, num estúdio de vidro da emissora, na Ilha Berini, com a presença de avatares de personagens da novela. O evento pode ser acompanhado em tempo real, aqui.

terça-feira, 12 de junho de 2007

RTP entrevista todos os candidatos a Lisboa

Os 12 candidatos à Câmara Municipal de Lisboa vão ser entrevistados pela televisão pública. Segundo o Expresso, será José Pinto Coelho, do PNR, o último a falar, no dia 5 de Julho. Gonçalo da Câmara Pereira, do PPM, será o primeiro a ser entrevistado (23 de Junho), seguindo-se Quartim Graça, do Partido da Terra, a 24; Ruben de Carvalho, do PCP, a 25; Fernando Negrão, do PSD, a 26; Manuel Monteiro, do PND, no dia 27; Garcia Pereira, do PCTP/MRPP, a 28; António Costa, do PS, a 29; e Carmona Rodrigues, independente, no dia 30. A 2 de Julho será a vez da independente Helena Roseta; no dia 3, Sá Fernandes, do BE; e no dia 4, Telmo Correia, do CDS.
Quanto ao falado debate com os 12 candidatos, o semanário revela que a direcção da RTP ainda não tomou uma decisão final. A proposta inicial - juntar todos num formato do género do "Prós e Contras" - está longe de ser consensual e tem sido duramente criticada por algumas candidaturas, como já tinha avançado o Diário de Notícias.

Vale do Ave Digital

Parece que depois de sete anos de atraso, o “Vale do Ave: Região Digital” vai mesmo arrancar. Será criado um portal regional de informação, cujos conteúdos serão extraídos de vários órgãos de comunicação social. O anúncio foi feito esta terça-feira pelos promotores do projecto.
Notícia completa no site da Rádio Fundação (Guimarães).

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Consumo de informação

Vale a pena espreitar uma interessante pesquisa da empresa Harris Interactive, divulgada esta segunda-feira. É sobre os hábitos de consumo de 'media' de sete mercados: EUA, Austrália, Inglaterra, França, Itália, Espanha e Alemanha.

Gathering news and information used to be easy – there was the network news and the daily newspaper. Then cable news stations entered the picture, forever changing the news landscape. And the impact of the Internet has changed it even further. With all of these 24-hour news sources at our fingertips, will there still be a place for newspapers in the new information age?

Resposta aqui.

New Media Summit 2007

Na sequência do New Media Summit 2007 realizado em Nova Iorque, e promovido pela Edelman e pela PR News, estão disponíveis on-line os vídeos das sessões, assim como o relato de dois repórteres que acompanharam as várias sessões.
O site merece uma visita prolongada estando ainda disponíveis alguns documentos publicados pela empresa de relações públicas.

domingo, 10 de junho de 2007

Encontro de Bloggers e Leitores de Blogues do Minho

Já não falta muito para o I Encontro de Bloggers e Leitores de Blogues do Minho (30 de Junho). Quanto ao local onde terá lugar, está ainda a ser decidido. Até agora, os organizadores receberam três propostas: duas em Guimarães e uma Braga. A votação decorre até às 23h59 do dia 13 de Junho, via e-mail (blogminho@gmail.com).
Um dos objectivos deste evento é "lançar um conjunto de outras iniciativas que visam devolver ao Minho uma voz activa e lançar um verdadeiro debate em torno das questões estruturantes desta região".

sábado, 9 de junho de 2007

Regresso

É sempre bom voltar a casa, sobretudo depois de uma bela remodelação. E a nova imagem do Jornalismo Digital convida mesmo a escrever, a reflectir, a partilhar informação, a citar, a COMUNICAR.
E também a criticar. Por isso, e numa altura em que abundam os jornais gratuitos, não posso deixar de citar Juan Luis Cébrian: "A imprensa paga tem diálogo permanente entre leitores e redactores, a imprensa gratuita não tem." O fundador do diário espanhol El País sabe o que diz.

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Nova Imagem

O Jornalismo Digital está com nova cara. Já é a terceira desde o seu início.
Desta vez, foi necessária para poder beneficiar de todas as novas potencialidades do Blogger, principalmente da possibilidade de atribuir categorias aos posts.
Esperamos que gostem. Com a nova imagem vem também um novo fôlego que, esperamos, não esmoreça como tem vindo a acontecer recentemente.