No (It's) Not About You estão a realizar um inquérito sobre a utilização do Twitter. Já respondi ao questionário (que é rápido e fácil de preencher) e deixo aqui a sugestão para os leitores que queiram ajudar.
E já agora estou curiosa em relação aos resultados.
quarta-feira, 28 de maio de 2008
Inquérito Twitter
quarta-feira, 14 de maio de 2008
Meios Sociais
É uma impressionante lista de recursos para quem se interessa pela comunicação digital. Cris Brogan reuniu num post vários textos sobre desenvolvimento de comunidades, redes sociais, meios sociais, Twitter, Marketing pessoal e criação de Media pessais.
É tanta informação e eu ainda não tive sequer tempo para começar a explorar. Por enquanto, está guardado no meu del.icio.us.
Já agora, o blog de Brogan vai para a lista do lado.
quinta-feira, 24 de abril de 2008
Corporate Website
Encontrei-o (www.corporatewebsite.com)por acaso no meio da lista de blogs que consulto. É um projecto europeu dedicado à comunicação online.
É possível navegar e consultar um conjunto grande de artigos sobre o desenvolvimento de websites, criação de plataformas de comunicação, web 2.0.
Recomendo, para começar, estes dois:
- Trends for corporate websites in 2008
- Trends for corporate websites in 2008 II
Estão ainda disponíveis uma listagem de sites corporativos e outra de empresas que trabalham na área (apenas uma portuguesa).
Há ainda uma secção de boas práticas apenas acessível a utilizadores que queiram pagar os 195 euros de inscrição.
segunda-feira, 21 de abril de 2008
Espionagem de jornalistas na Alemanha
segunda-feira, 14 de abril de 2008
Imagens da DW
Parte do conjunto de edíficios onde está instalada a Deutsche Welle, em Bona (DW-RADIO em 30 idiomas e DW-WORLD.DE - portal disponível em 30 línguas, que oferece uma série de serviços e sites adicionais, como campus-germany.de, em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Académico (DAAD), e qantara.de, destinado a promover o diálogo cultural com o mundo árabe. A DW-TV fica em Berlim).
«Interview Training Workshop»
Esta segunda-feira pude participar num interessante workshop teórico-prático sobre realização de entrevistas, que se prolonga até amanhã de manhã, aqui na Deutsche Welle, para estagiários (jornalistas e estudantes). Está a ser muito bom em termos de produtividade e também um verdadeiro "encontro de culturas": além desta jornalista portuguesa que aqui escreve, participam nesta iniciativa uma colega da Rússia , outra da Indonésia, uma da China e dois jornalistas do Afeganistão, além da formadora alemã. E posso assegurar que a troca de ideias tem sido excelente...
quinta-feira, 10 de abril de 2008
Conversas Unicer
A edição deste ano das Conversas Unicer abordará os blogs e a blogosfera e o seu papel nas Relações Públicas. A iniciativa é interessante e o tema ainda mais. Por isso, conto lá estar, a partir das 15 para assistir ao evento que vai ter transmissão pela web em www.conversasunicer.pt. Já agora, aconselho uma visita ao site. Tem informação relevante e está bem elaborado.
terça-feira, 8 de abril de 2008
«Deutsche Welle Global Media Forum»
De 2 a 4 de Junho, vai decorrer aqui em Bona, Alemanha, um importante fórum sobre o papel dos "media" na prevenção de conflitos, promovido pela Deutsche Welle.
The target group is both international and inter-disciplinary. Media representatives from around the world, high-profile experts of inter-governmental and non-governmental organisations, politicians, artists, entrepreneurs and scientists sit around the same table at the Deutsche Welle Global Media Forum. A simple philosophy drives the initiative: Those working on the future have to think in networks - and in global dimensions.
Na longa lista de oradores estão nomes como Jotman ("Best of Blogs") e Marcelo Moreira (TV Globo), Rio de Janeiro).
Entretanto, já se pode espreitar o trailer da conferência no YouTube. Também vale a pena espreitar o álbum de fotos da DW.
Mais informação sobre o «Deutsche Welle Global Media Forum» aqui.
Estágio na Deutsche Welle
Respondendo ao desafio proposto pela minha amiga Elisabete, vou escrever uns posts sobre o meu novo local de trabalho: DEUTSCHE WELLE, "a voz da Alemanha" (aproveito para fazer publicidade ao novo slogan da casa...).
O estágio que iniciei na secção portuguesa desta rádio, em Bona, no dia 17 de Março, não podia estar a correr melhor. Além de ter encontrado uma equipa extraordinária - que inclui "veteranos" com mais de 30 anos de casa com quem tenho aproveitado para aprender e trocar conhecimentos - e de diariamente ter a possibilidade de efectuar trabalhos muito interessantes, fui recentemente convidada a prolongar o meu estágio. Caso para dizer: Wunderbar!
domingo, 30 de março de 2008
Os bloggers e as relações públicas
Com a crescente influência que os bloggers têm na formação da opinião pública é normal que as empresas comecem a interessar-se por ter uma relação com eles semelhante à que têm com os jornalistas. Apesar de (como é hábito) em Portugal ainda haver um ligeiro atraso nesta situação, é importante ver os resultados de um estudo publicado nos EUA sobre este tema (via Communication Overtones).
Além de mostrar a importância de lidar com os bloggers de forma profissional (mesmo que seja necessário contratar alguém) pelo estudo é possível perceber que 42% dos bloggers recebem uma vez por dia um email de um profissional de RP com uma notícia, 63% são contactados por um profissional de RP uma vez por semana e 42% responderam que, pelo menos metade das vezes, escreve alguma coisa depois de serem contactados.
Além da enorme quantidade de resultados obtidos, a minha parte favorita do site que foi criado para divulgar o estudo é a lista de Boas Práticas de Comunicação:
- Trabalhar em tempo real
- Ter com os bloggers a mesma atitude que se tem com os jornalistas
- Ler os blogs que se contactam
- Relações são a chave do sucesso
- Transparência é fundamental.
quinta-feira, 6 de março de 2008
Brief do Lombo e e.life
Chama-se Brief do Lombo e reúne vários profissionais sete profissionais de várias agências de comunicação. Recomendo.
Foi lá que descobri o e.life, um índice de popularidade de marcas na Internet Portugesa, desenvolvido pela Seara.com. Apresenta-se na forma de tag cloud e diz analisar 129916 comentários em 108263 comunidades online.
A marca mais comentada é a CP.
Manter ou não um blog
Participo como disse há tempos no blog colectivo da empresa onde trabalho. Há dias, a ler o Lugares Comuns encontrei um post que apresenta algumas das questões sobre as quais reflectimos antes de avançar com o projecto.
Transcrevo do Lugares Comuns:
As empresas:
- Estão preparadas para preparar e escrever um “post” em cada dia dos próximos cinco anos?
- Têm um orçamento para publicitar, promover e fazer RP do blogue?
- Têm pelo menos uma hora ou duas por dia para dedicar à blogosfera, ler outros blogues, comentar outros blogues e participar em redes sociais?
- Autorizam comentários negativos no respectivo blogue?
- Estão preparados para responder aos comentários negativos ou a “posts” negativos de outros blogues?
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008
Sociologia do Disparate
Ontem, 5.ª feira, vários órgãos de comunicação social dedicaram espaço a "denúncias" em forma de livro, da autoria de uma socióloga, relativas à suposta existência de "publicidade encapotada" em manuais escolares.
Dessas notícias, apenas o jornal Público, numa peça assinada por Bárbara Wong, dava conta de um comentário de uma editora escolar. Todas as outras reproduziam, mais caracter menos caracter, o take da Lusa emitido no dia anterior.
Duas notas breves:
1) A Lusa, que foi que trouxe para agenda o "caso", registou as "denúncias" e não cuidou de procurar obter uma reacção da Comissão do Livro Escolar da APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros). É defeito meu ou, neste caso, a tentação do buzz e da polémica - ingredientes do sensacionalismo - substituiu as melhores práticas jornalisticas?
2) Publicidade existe sempre que um determinado espaço é ocupado por uma marca mediante o pagamento de uma verba. Ora, se (i) não há páginas de publicidade nos manuais, porque nenhum editor jamais pensaria nesse dislate; (ii) as referências iconográficas estão presentes em imagens do quotidiano; (iii) professores e demais especialistas de ensino não têm dúvidas em afirmar que a aprendizagem é muito mais eficaz quando os alunos relacionam as matérias com o meio envolente e a realidade do seu quotidiano, então...
... então temos que a autora do livro deveria ter-se libertado das amarras (pelos vistos) estreitas da análise sociológica e procurado apreender outros conhecimentos. Assim, não se dava ao disparate. A não ser que tenha encarado esta abordagem como uma alavanca de divulgação ou, pior, que tenha uma visão asséptica do mundo, tão em voga nos nossos dias. Seja como for, não deixa de ser um livro de fraco horizonte.
sexta-feira, 4 de janeiro de 2008
Flock novamente
Há uns tempos atrás, o António Granado dizia num post que estava a testar um novo browser, o Flock. Fiz o download e instalei-o. Já não quero outro!
Neste browser, consigo facilmente aceder à minha conta do Facebook, do Twitter, guardar RSS (para esta funcionalidade continuo com o Bloglines, principalmente depois da nova versão). Mas só hoje me lembrei de testar a ferramenta que permite publicar directamente através do browser posts em qualquer um dos blogs da minha conta Google. É simples, muito simples! (É semelhante ao Wordpad). E tem várias funcionalidades.
Uma das grandes vantagens é que já não perco tempo a fazer login!
sábado, 24 de novembro de 2007
Braga Digital
Foi lançado esta semana o website «Braga Digital», que permanentemente avançará novidades em relação a cada iniciativa do projecto. Inserido no Programa Operacional Sociedade do Conhecimento, o «Braga Digital» integra um total de 16 sub-projectos, parte dos quais tem a Câmara Municipal de Braga como executor directo. O início da primeira fase da rede de banda larga em fibra óptica e a instalação de um data center na EPB são algumas das notícias já avançadas. O site foi desenvolvido pela Cápsula - Soluções Multimédia.
Press release aqui.
sexta-feira, 16 de novembro de 2007
Public Relations Journal
O Public Relations Journal, editado pela Public Relations Society of America, tem uma nova imagem e sofreu também mudanças ao nível do Corpo Editorial. A edição do Outono 2007 tem 4 artigos:
- The Application of “Best Practices” in Public Relations Measurement and Evaluation Systems;
- Corporate Identity and Corporate Reputation in Silicon Valley: Case Studies in Public Relations and Integrated Communications;
- How Much Does My Baby Cost? An Analysis of Gender Differences in Income, Career Interruption and Child Bearing;
- Public Relations Practitioners’ Relationships with Media and Each Other as Moderators of Excellent Health Information and the Local Public Health Agenda;
- Reviewing the Growth and Development of Scholarly, Online Publishing: Forging a New Frontier in Public Relations Research.
Public Relations Journal
O Public Relations Journal, editado pela PRSA, tem uma nova imagem e sofreu também mudanças ao nível do Corpo Editorial. A edição do Outono 2007 tem 4 artigos:
- The Application of “Best Practices” in Public Relations Measurement and Evaluation Systems;
- Corporate Identity and Corporate Reputation in Silicon Valley: Case Studies in Public Relations and Integrated Communications;
- How Much Does My Baby Cost? An Analysis of Gender Differences in Income, Career Interruption and Child Bearing;
- Public Relations Practitioners’ Relationships with Media and Each Other as Moderators of Excellent Health Information and the Local Public Health Agenda;
- Reviewing the Growth and Development of Scholarly, Online Publishing: Forging a New Frontier in Public Relations Research.
Comunicação Estratégica
Encontrei há dias um portal sobre comunicação estratégica. Tem vários textos sobre o assunto e pode ser muito útil para quem trabalha ou estudo esta área.
sexta-feira, 9 de novembro de 2007
Feira de Madrid - Conclusões
Ao fim de quase uma semana repartida por várias conferências na Feira de Madrid (Web 2.0, FICOD, SIMO e ) aqui ficam as minhas conclusões do que ouvi:
- Os utilizadores de conteúdos digitais são, cada vez mais, quem manda;
- Disponibilizar conteúdos de qualidade e que agradem aos utilizadores é indispensável;
- Lemos cada vez menos, mas escrevemos cada vez mais;
- “A Web 2.0 é mais do que um conjunto de ferramentas. É uma filosofia de vida”
- A economia da atenção – captar a atenção dos utilizadores – é fundamental;
- A personalização de plataformas está cada vez mais presente. Cada utilizador vê o que quer e como quer;
- “As máquinas trabalham para ti, apresentam-te informação e tu só tens que dizer sim ou não”;
- A domótica terá muita importância;
- O acesso à web através do telemóvel também.
Há mais um assunto que abordarei nos próximos dias. Acho que merece um post independente.
(As declarações entre aspas são de conferencistas e não minhas)
Post originalmente publicado no FdC.