A colecção Comunicação da Porto Editora* tem dois novos volumes: Por Detrás do Ecrã – Televisão para crianças em Portugal, da autoria de Sara Pereira, e Comunicação e Educação na Sociedade da Informação – Novas linguagens e consciência crítica, coordenado por José Manuel Pérez Tornero, que inauguram o ramo "Educação e Media" daquela colecção (os outros ramos "Teorias e Debates" e "Media e Sociedade").
quinta-feira, 26 de abril de 2007
Novos livros de Comunicação
quarta-feira, 28 de março de 2007
Os 10 anos dos weblogs
Amanhã, entre as duas e as três da tarde, vou estar na TSF para falar sobre os 10 anos dos weblogs.
quarta-feira, 17 de janeiro de 2007
Leitura recomedada
No passado domingo, 14 de Janeiro, Helena de Sousa Freitas apresentou o seu livro Sigilo Profissional em Risco - análise dos casos de Manso Preto e de outros jornalistas no banco dos réus, numa acção realizada na FNAC de St.ª Catarina.
Nos tempos que correm, é uma leitura que se aconselha. Nunca se sabe o dia de amanhã...
PS - Ainda não felicitei publicamente o Joaquim Fidalgo. PARABÉNS! Infelizmente não pude ir, mas fontes fidedignas - que nenhum tribunal me obrigará a denunciar! - asseguraram que foi "casa cheia" e um reconhecimento unânime. nenhuma surpresa, portanto.
terça-feira, 2 de janeiro de 2007
Tese de Doutoramento
Joaquim Fidalgo, nome grande do Jornalismo e Comunicação em Portugal, vai apresentar e defender publicamente a sua tese de doutoramento com o título "O lugar da ética e da auto-regulação na identidade profissional dos jornalistas". A sessão decorre no Salão Nobre da Reitoria, no Largo do Paço (Braga), na próxima sexta-feira, 5 de Janeiro, pelas 14:30.
Os votos sinceros de Felicidades deste admirador!
terça-feira, 26 de dezembro de 2006
Tempo livre
Para quem ainda tem algum tempo livre e quiser ler mais sobre marketing aqui fica uma lista de blogs relacionados com o tema.
quinta-feira, 14 de dezembro de 2006
à atenção de todos os pretendentes a jornalistas e a pretendentes a prentendentes a jornalistas, i.e., estudantes de jornalismo e jovens ingénuos...
... estes ouvidos que não sei se a terra há-de comer ou não ouviu ontem um director de um conceituado diário português afirmar, perante uma platéia de jovens - uns mesmo muito jovens -, que quem sonha ou pretende ou deseja ou ambiciona ser jornalista através da frequência do ensino superior deve evitar o curso de jornalismo. Sim, deve evitar o curso de jornalismo. Sim, isso mesmo que leram - de-ve-e-vi-tar-o-cur-so-de-jor-na-lis-mo. O melhor, o mais adequado, enfim, a recomendação é a de que quem sonha (ou blá, blá, blá) tal coisa deve sim (atenção!) frequentar um outro curso superior qualquer (ou seja, ao gosto pessoal) e só depois, mesmo só depois (e talvez só como passatempo) frequentar uma pós-graduação ou mestrado.
Aceitam-se comentários, aprovações e condenações.
Não querendo influenciar ninguém, apenas digo que é uma opinião polémica. Mas é uma opinião, e eu respeito. Pese embora o registo que dei à prosa...
terça-feira, 21 de novembro de 2006
Mais notícias da Second Life
Nem as notícias do vírus que há dias afectou o Second Life parecem abrandar o universo de realidade virtual criado por Linden.
Steve Rubel apresenta algumas estatísticas que dão conta do rápido crescimento deste jogo virtual:
* Second Life citizenship grew 995% just this year.
* Commerce, a more important statistic, rose to $9M, up 287% this year
* The male/female split is close to even -57 to 43%
* Finally, more than 55% of citizens hail from outside the US.
O post de Rubel é baseado num artigo da BusinessWeek's Inside Innovation quarterly e tem muita informação sobre presença das empresas norte americanas no universo virtual.
sexta-feira, 17 de novembro de 2006
Evento Blog España
Começa hoje, em Sevilha, o Evento Blog España, um encontro de bloggers espanhóis que se vais prolongar até domingo e que pretende analisar a evolução do fenómeno no país.
Para acompanhar aqui.
Actualização a 21-11-06: a ver, no blog do encontro, vídeos da principais intervenções
quinta-feira, 16 de novembro de 2006
Sucesso dos weblogs
A Northeastern University e a Backbone Media conduziram um estudo tendo como objectivo identificar quais os factores que contribuem para o sucesso de um weblog. Os investigadores entrevistaram 20 autores de weblogs corporativos de empresas de diferentes tamanhos e áreas. Para o estudo só foram seleccionados blogs com mais de um ano de actividade.The five factors identified by the participants were:
1. Culture
2. Transparency
3. Time
4. Dialogue
5. Entertaining Writing Style and Personalization
Vale a pena perder algum tempo a ler os resultados do estudo que está disponível online. Também é possível pedir, dando um email válido, uma versão em pdf.
Dica de Micro Persuasion.
terça-feira, 14 de novembro de 2006
Dia Mundial da Usabilidade
Já quase não vinha a tempo, mas ainda faltam alguns minutos para terminar o Dia Mundial da Usabilidade. Muitas informações no site do evento.
quarta-feira, 8 de novembro de 2006
Pela Sofia e pela RUM
A rádio onde trabalhei 9 anos e à qual me dediquei durante muito tempo parece estar a passar por um período conturbado. Os anos que lá trabalhei foram de aprendizagem e de fascínio por fazer parte de um projecto onde todos pareciam querer contribuir para o mesmo: a melhor rádio de todas. E acho que conseguimos!
Já deixei a RUM há alguns anos e não sei como agora se passam as coisas por lá. O que sei é que quererem mandar embora a Sofia Saldanha, uma pessoa que ajudou a construir a estação, que desenvolveu sempre um excelente trabalho e que é uma das vozes míticas da RUM não augura nada de bom.
Para quem quiser há uma petição on-line. Foi também criado um blog para debater o assunto.
Sofia: quantas vezes, ao regressar a casa depois de um dia de trabalho, as tuas escolhas musicais pareciam ir de encontro ao que eu precisava. Fica aqui todo o meu apoio e espero que quem de direito faça, finalmente, alguma coisa por uma instituição que faz parte desta cidade.
terça-feira, 17 de outubro de 2006
A Edelman e os blogs
Poucas empresas de Relações Públicas parecem compreender tão bem a utilidade dos blogs como ferramentas de comunicação como a Edelman. Por isso, me parece estranho que esta empresa tenha cometido o erro de criar um blog para um cliente sem avisar os seus leitores de que se tratava de uma campanha de comunicação. Mas foi o que aconteceu (terá sido uma experiência?).
O blog em questão foi criado para a Wal Mart. O CEO da Edelman já veio assumir a responsabilidade pelo caso. Steve Ruebel, blogger e colaborador da Edelman também já falou sobre o assunto que tem ocupado vários bloggers nos EUA.
segunda-feira, 16 de outubro de 2006
Mensagens chave
Uma interessante reflexão para quem trabalha em RP: a importância das mensagens chave e como as definir. Kami Huyse explica a anatomia das mensagens chaveAnatomy of a Key Message:
Claim + Fact + Example
Não será a única forma de comunicar e talvez nem seja a principal, mas é importante para definir argumentos de comunicação quando se está a dar a conhecer o trabalho de um cliente.
sexta-feira, 13 de outubro de 2006
3º Encontro Nacional sobre Weblogs
Como não pude estar presente, vou acompanhando o 3º Encontro Nacional sobre Weblogs, a decorrer hoje e amanhã na Universidade do Porto, através dos que estão lá. Uma boa fonte é o blog do Encontro onde tem sido publicado um resumo das sessões.
Act a 16-10-2006:
O Rogério Santos disponibiliza no seu blog alguns vídeos do econtro e o JL Orihuela também publicou os links que usou para as suas apresentações.
terça-feira, 10 de outubro de 2006
Volto ao tema da Second Life, para dar conta de que são cada vez mais os que "vivem" neste mundo virtual.O crescimento tem sido tão exponecial que a Associated Press fala num "population boom".``Second Life'' now has more than 800,000 denizens, of whom more than a hundred are earning a real-world, full-time living there, selling things like virtual land, clothes, jewelry, weaponry and pets, or by offering virtual services, notably sex.
Yes, people pay real money for things they can use only in Rosedale's Web world. Hundreds of thousands of real dollars change hands in ``Second Life'' daily, and it would have an annual gross domestic product of around $150 million if it were to stop growing today.
O artigo completo aqui.
Dica de New Media Musings.
Os bloggers mais influentes
A Edelman e a Technorati estão a identificar os bloggers mais influentes e que escrevem em Alemão, Italiano e Francês.
For each top 100 list of local influencers we looked at: who are they, what they cover, how often they talk about multinationals/local companies. In addition, we zeroed in on the top 10 in each region to find out how often they link to each other, regional media and four key US media (CNN, NY Times, CNET, USA Today.) Here?s a snapshot of what we learned and a look at the lists (Excel file) - as of this week. The full results will be published later this year.
No entanto, Steve Ruebel já divulga algumas conclusões sobre o trabalho que estão a realizar:
* To influence the influencers, you need to take both a local and a global view of the conversation
* The dialogue in each region is fairly balkanized and reflects the local culture and influences. However, it is influenced by media and blogs in other countries
* Companies and brands are discussed in European blogs, but not nearly as often as in the US or as product categories are talked about
* Brands have a big opportunity to become part of the conversation by listening and developing programs
sexta-feira, 6 de outubro de 2006
Technorati Vlog
Foi hoje publicado o primeiro Daily Vlog do Technorati. Vi e gostei.
Vai trazer, aos dias da semana, muitas notícias:
We'll highlight the hot blogs, videos, photos, and games created by people just like you. We'll also show you what movies, books and news of the day blogosphere is abuzz about at any given moment in time. Of course, you can find everything we chat about on Technorati.com. One disclaimer: this is our first and we think that over time, our Daily Vlog will get better and better, so we'd love your feedback about how we can do that. In the meantime, check back each day and get our take on what's hot and what's not. Have fun on the Web today!
Web 2.0 - definição
O mais recente estudo do Pew Internet procura definir o que é a Web 2.0 e a evolução da palavra:
Web 2.0 has become a catch-all buzzword that people use to describe a wide range of online activities and applications, some of which the Pew Internet & American Life Project has been tracking for years. As researchers, we instinctively reach for our spreadsheets to see if there is evidence to inform the hype about any online trend. This article provides a short history of the phrase, along with new traffic data from Hitwise to help frame the discussion.
Dica de Micro Persuasion.
O estudo em PDF.
A Segunda Vida
Das tradicionais notas de imprensa para as mais recentes técnicas de comunicação. Não só as grandes empresas se juntam à Second Life. Também muitas empresas de publicidade querem estar presentes no site do faz de conta. De acordo com o Território Criativo (um dos melhores blogs sobre comunicação que conheço), a Leo Burnett e a Bartle Bogle Hegarty marcam presença na plataforma que tem já 800.000 utilizadores.
O post completo aqui.
Mais informação.
Notas de imprensa
Dadas em tempo como moribundas, as Notas de Imprensa continuam a ser documentos fundamentais. Concordo com a argumentação de Benito Castro: é moeda de câmbio informativa.
Do post completo, destaco:
Esta nota informativa, siguiendo el símil monetarista, puede obtener una mayor rentabilidad en la medida que es publicada. Se puede convertir en motivo para un post, puede ser publicada tal cual en cualquier página web clásica, puede salir al 'mundo real' y ser incluida como una información más en un periódico, televisión, agencia de noticias o radio.