Estive quase para participar na edição deste ano da Shift. No entanto, outros compromissos não me permitiram ir até Lisboa.
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
Apresentações Shift
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
Crise financeira
Em tempo de crise financeira, vale a pena ir espreitando o blog de Luis Nassif. Alguém que sabe realmente do que fala (em 2003 e 2005, venceu o Prémio de Melhor Jornalista de Economia da Imprensa Escrita do site Comunique-se). De realçar também as análises do actual momento feitas por alguns leitores.
E por falar em crise, foi precisamente este o tema que o ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Frank-Walter Steinmeier, abordou esta segunda-feira, em Berlim, durante o encontro anual da VAP - Der Verein der Ausländischen Presse in Deutschland e.V., a associação dos corresponentes e jornalistas estrangeiros na Alemanha, evento em que estive presente. Notícia completa aqui.
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
Eu, Mídia

Foi publicado recentemente o livro Eu, Mídia - A Era Cidadã e o Impacto da Publicação Pessoal no Jornalismo, organizado por Mário Lima Cavalcanti, jornalista e fundador do site Jornalistas da Web (participo, como convidada, no Ponto JOL, o blog do JW).
Para adquirir o livro ver aqui.
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
Jane Singer na Universidade do Minho

Jane Singer, professora universitária norte-americana, vai estar na próxima sexta-feira na Universidade do Minho. Será a principal oradora no Seminário “Jornalismo: Mudanças na Profissão, Mudanças na Formação” que terá ainda como oradores, além de docentes da UMinho, Adelino Gomes, António Granado, João Canavilhas e Luísa Bessa, entre outros.
Jane Singer inspirou a minha tese de mestrado em Jornalismo Digital (ainda não concluída, mas em breve...) pelo que será um prazer para mim ter finalmente a oportunidade de a conhecer pessoalmente.
Blogs.Lift
Já tem uns dias esta iniciativa da Lift Digital, a Blogs.Lift mas não gostaria de deixar passar em branco. Parece-me um trabalho interessante e para acompanhar.
É um directório de blogs sobre Comunicação e Relações Públicas em língua portuguesa.
sexta-feira, 19 de setembro de 2008
A importância da Internet
Em Portugal a maioria dos jovens ocupa o seu tempo maioritariamente na Internet. A televisão começa assim a perder a importância junto dos consumidores. Conclusões de Célia Quico, no âmbito do doutoramento em Ciências da Comunicação que realizou na Universidade Nova de Lisboa.
"Ver televisão é uma actividade importante e significativa no quotidiano, mas secundária em comparação com o uso e importância atribuída à Internet e ao telemóvel", disse a investigadora ao jornal Público.
De destacar ainda, na minha perspectiva de profissional da Comunicação, o papel do telemóvel.
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
5ª edição do concurso «The BOBs»
Começa oficialmente este domingo, 31 de Agosto, Dia Mundial dos Blogs, a 5ª edição do concurso internacional de weblogs da Deutsche Welle. The BOBs regressa com algumas novidades, a começar pelo próprio site que aposta num novo design. Além do concurso, o destaque vai para a Blogopédia - um catálogo mundial de weblogs em 11 idiomas, mantido por uma redacção internacional especializada - e o mapa Blogmap, que é bem mais rápido que o antigo.
O maior concurso internacional de weblogs foi lançado há quatro anos e não pára de crescer. Este ano, os BOBs serão já concedidos em 11 línguas diferentes. O prazo para sugerir blogs para participar no concurso internacional decorre até 30 de Setembro. O anúncio dos vencedores será feito em Berlim, a 27 de Novembro.
Notícia completa aqui.
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
Jornalista Bettina Riffel lança «Oásis Erinnerungen»
A minha amiga Bettina Riffel, jornalista brasileira que trabalha na Deutsche Welle, voltou ao Brasil para o lançamento do seu livro «Oásis Erinnerungen» (Lembranças e Memórias do Oásis). A obra relata a história do empreendimento de luxo construído na década de 50, em Pomerode, Santa Catarina. E como não podia deixar de ser, é nesta cidade brasileira que terá lugar a apresentação do livro, no Museu Pomerano, dia 11 de Setembro 2008, às 19h30. Boa sorte, Be!
quarta-feira, 18 de junho de 2008
Novo blog sobre digital
O João Pedro Pereira tem um blog novo, convidado do Público, sobre o mundo digital chamado Tecnopolis. Já o adicionei à minha lista de feeds rss e parece-me de leitura obrigatória para todos os que se interessam pelo tema.
Via Ponto Media.
terça-feira, 3 de junho de 2008
Todos os caminhos vêm dar... a Bona!
Em Maio, Bona foi realmente a "capital do ambiente", multiplicando-se as iniciativas em torno deste tema. Ao serviço da Deutsche Welle (DW), tive a oportunidade de fazer a cobertura de eventos como a Carbon Expo, a Planet Diversity e a nona Conferência das Partes da ONU (COP9).
E depois de um preenchido mês, os eventos em Bona continuam: desde esta segunda-feira e até o dia 13 de junho, tem lugar no Maritim Hotel a segunda ronda de negociações da Convenção de Mudanças Climáticas da ONU.
E desde ontem, está a decorrer aqui bem perto, no mesmo local que acolheu o segmento ministerial da COP9, o Global Media Forum organizado pela DW, que está a debater papel dos "media" em prol da paz e prevenção de conflitos. Lembrados foram já os dois jornalistas da Deutsche Welle que recentemente foram assassinados no Afeganistão. Notícia completa aqui. O evento pode ser acompanhado ao vivo aqui (Livestream).
quarta-feira, 28 de maio de 2008
Inquérito Twitter
No (It's) Not About You estão a realizar um inquérito sobre a utilização do Twitter. Já respondi ao questionário (que é rápido e fácil de preencher) e deixo aqui a sugestão para os leitores que queiram ajudar.
E já agora estou curiosa em relação aos resultados.
quarta-feira, 14 de maio de 2008
Meios Sociais
É uma impressionante lista de recursos para quem se interessa pela comunicação digital. Cris Brogan reuniu num post vários textos sobre desenvolvimento de comunidades, redes sociais, meios sociais, Twitter, Marketing pessoal e criação de Media pessais.
É tanta informação e eu ainda não tive sequer tempo para começar a explorar. Por enquanto, está guardado no meu del.icio.us.
Já agora, o blog de Brogan vai para a lista do lado.
quinta-feira, 24 de abril de 2008
Corporate Website
Encontrei-o (www.corporatewebsite.com)por acaso no meio da lista de blogs que consulto. É um projecto europeu dedicado à comunicação online.
É possível navegar e consultar um conjunto grande de artigos sobre o desenvolvimento de websites, criação de plataformas de comunicação, web 2.0.
Recomendo, para começar, estes dois:
- Trends for corporate websites in 2008
- Trends for corporate websites in 2008 II
Estão ainda disponíveis uma listagem de sites corporativos e outra de empresas que trabalham na área (apenas uma portuguesa).
Há ainda uma secção de boas práticas apenas acessível a utilizadores que queiram pagar os 195 euros de inscrição.
segunda-feira, 21 de abril de 2008
Espionagem de jornalistas na Alemanha
segunda-feira, 14 de abril de 2008
Imagens da DW
Parte do conjunto de edíficios onde está instalada a Deutsche Welle, em Bona (DW-RADIO em 30 idiomas e DW-WORLD.DE - portal disponível em 30 línguas, que oferece uma série de serviços e sites adicionais, como campus-germany.de, em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Académico (DAAD), e qantara.de, destinado a promover o diálogo cultural com o mundo árabe. A DW-TV fica em Berlim).

«Interview Training Workshop»
Esta segunda-feira pude participar num interessante workshop teórico-prático sobre realização de entrevistas, que se prolonga até amanhã de manhã, aqui na Deutsche Welle, para estagiários (jornalistas e estudantes). Está a ser muito bom em termos de produtividade e também um verdadeiro "encontro de culturas": além desta jornalista portuguesa que aqui escreve, participam nesta iniciativa uma colega da Rússia , outra da Indonésia, uma da China e dois jornalistas do Afeganistão, além da formadora alemã. E posso assegurar que a troca de ideias tem sido excelente...
quinta-feira, 10 de abril de 2008
Conversas Unicer
A edição deste ano das Conversas Unicer abordará os blogs e a blogosfera e o seu papel nas Relações Públicas. A iniciativa é interessante e o tema ainda mais. Por isso, conto lá estar, a partir das 15 para assistir ao evento que vai ter transmissão pela web em www.conversasunicer.pt. Já agora, aconselho uma visita ao site. Tem informação relevante e está bem elaborado.
terça-feira, 8 de abril de 2008
«Deutsche Welle Global Media Forum»
De 2 a 4 de Junho, vai decorrer aqui em Bona, Alemanha, um importante fórum sobre o papel dos "media" na prevenção de conflitos, promovido pela Deutsche Welle.
The target group is both international and inter-disciplinary. Media representatives from around the world, high-profile experts of inter-governmental and non-governmental organisations, politicians, artists, entrepreneurs and scientists sit around the same table at the Deutsche Welle Global Media Forum. A simple philosophy drives the initiative: Those working on the future have to think in networks - and in global dimensions.
Na longa lista de oradores estão nomes como Jotman ("Best of Blogs") e Marcelo Moreira (TV Globo), Rio de Janeiro).
Entretanto, já se pode espreitar o trailer da conferência no YouTube. Também vale a pena espreitar o álbum de fotos da DW.
Mais informação sobre o «Deutsche Welle Global Media Forum» aqui.
Estágio na Deutsche Welle
Respondendo ao desafio proposto pela minha amiga Elisabete, vou escrever uns posts sobre o meu novo local de trabalho: DEUTSCHE WELLE, "a voz da Alemanha" (aproveito para fazer publicidade ao novo slogan da casa...).
O estágio que iniciei na secção portuguesa desta rádio, em Bona, no dia 17 de Março, não podia estar a correr melhor. Além de ter encontrado uma equipa extraordinária - que inclui "veteranos" com mais de 30 anos de casa com quem tenho aproveitado para aprender e trocar conhecimentos - e de diariamente ter a possibilidade de efectuar trabalhos muito interessantes, fui recentemente convidada a prolongar o meu estágio. Caso para dizer: Wunderbar!
domingo, 30 de março de 2008
Os bloggers e as relações públicas
Com a crescente influência que os bloggers têm na formação da opinião pública é normal que as empresas comecem a interessar-se por ter uma relação com eles semelhante à que têm com os jornalistas. Apesar de (como é hábito) em Portugal ainda haver um ligeiro atraso nesta situação, é importante ver os resultados de um estudo publicado nos EUA sobre este tema (via Communication Overtones).
Além de mostrar a importância de lidar com os bloggers de forma profissional (mesmo que seja necessário contratar alguém) pelo estudo é possível perceber que 42% dos bloggers recebem uma vez por dia um email de um profissional de RP com uma notícia, 63% são contactados por um profissional de RP uma vez por semana e 42% responderam que, pelo menos metade das vezes, escreve alguma coisa depois de serem contactados.
Além da enorme quantidade de resultados obtidos, a minha parte favorita do site que foi criado para divulgar o estudo é a lista de Boas Práticas de Comunicação:
- Trabalhar em tempo real
- Ter com os bloggers a mesma atitude que se tem com os jornalistas
- Ler os blogs que se contactam
- Relações são a chave do sucesso
- Transparência é fundamental.