terça-feira, 30 de maio de 2006

E os deveres?

"Um tribunal californiano, nos EUA, decidiu a passada sexta-feira que quem escreve num blogue detém os mesmos direitos que um jornalista normal, nomeadamente o direito de manter a confidencialidade das suas fontes. Tudo começou quando um grupo de bloggers se viu forçado a recorrer aos tribunais depois de terem sido forçados pela empresa Apple a revelar a identidade de uma pessoa que alegadamente lhes teria facilitado informações confidenciais acerca de um novo projecto da empresa chamado "Asteroid". Os juízes decidiram que "os bloggers não têm obrigação de revelar as suas fontes e podem refugiar-se nas mesmas leis que protegem os jornalistas tradicionais", conforme se podia ler na sentença de 69 páginas." (Público, 39/Maio/06)
Será que isto fará jurisprudência? Mais cedo ou mais tarde, esta discussão terá que acontecer neste jardim à beira-mar plantado. Nessa altura, para além dos direitos, importa falar dos deveres também. Uma coisa implica a outra.

quinta-feira, 18 de maio de 2006

Economicista

Ontem, o ministro da Saúde disse, em plena Assembleia da República, que a palvra "economicista" não existe nem vem no dicionário. Pois queira V. Exa. aceitar a minha humilde sugestão de consultar o Grande Dicionário da Língua Portuguesa (Porto Editora), onde encontrará:

economicista [ikónumi'siStá]] adj. 2 gén. 1 relativo ao economicismo; 2 ECONOMIA que sobrevaloriza os aspectos económicos (De económico+-ista)

Não carece de agradecimento.

Este país é uma grande futebolada!

... E o Mundial ainda nem começou!

Este país é uma grande tourada!

Desculpem, mas tenho que desabafar. A "xaropada" de Campo Pequeno com que o Canal 1 nos brindou é de bradar aos céus! Mas que interessa ao país que os lisboetas aficcionados tenham de volta aquela praça de touros? Eu sei que a lei da proximidade é tramada e tolda as vistinhas dos mais incautos, mas caramba!, o que é de mais é moléstia... Como isto só no tempo do preto e branco.

"ERC avalia manchete do Correio da Manhã..."

"A ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social anunciou ontem que vai avaliar a manchete da edição de 11 de Maio do Correio da Manhã (CM) sobre a presença de imigrantes nas prisões portuguesas. Nesse dia, o diário titulava "Imigrantes enchem prisões", acrescentando, ainda na primeira página, "14% dos presos são estrangeiros que cometeram crimes em Portugal". A entidade reguladora entende que a manchete pode ir contra dois deveres fundamentais inscritos no Estatuto do Jornalista: "respeito pela ética profissional, informando com rigor e isenção" e "não tratar discriminatoriamente as pessoas, designadamente em função da cor, raça, religião, nacionalidade ou sexo". Questionado pelo PÚBLICO, o director do CM, João Marcelino, afirmou desconhecer a intenção da ERC." (Público, 16/MAI/06)

Alguém quer comentar? Desde já digo que concordo com a intenção de "avaliar", Vamos aguardar o resultado.

PS - Eu sei que ainda tenho uma dívida sobre a matéria da ERC. Tenciono pagá-la muito em breve...

quinta-feira, 11 de maio de 2006

Perfil de internautas espanhóis

Foi hoje divulgado o resultado de um estudo sobre o uso e sobre os utilizadores da internet em Espanha. Ficam aqui algumas conclusões:

Casi la mitad de la población española (un 48% del total de los ciudadnos) conoce ya las ventajas y los usos de Internet, según el informe ?Uso y Perfil de Usuarios de Internet en España? del Observatorio de las Telecomunicaciones y de la Sociedad de la Información de Red.es, empresa del Ministerio de Industria, Turismo y Comercio.

Cada vez hay más usuarios de Internet en España y la utilización de la Red demuestra que el internauta es cada vez más exigente y hace un uso más específico y especializado de las posibilidades que ofrece la Red.


O estudo foi dirigido pelo Observatorio de las Telecomunicaciones y la Sociedad de la Información e está disponível aqui.

terça-feira, 9 de maio de 2006

Retirar benefícios

A Warner Brothers vai passar a utilizar o BitTorrent, uma tecnologia de partilha de ficheiros muito utilizada. O serviço deverá começar no verão e serão distribuídas séries de televisão e filmes daquela empresa. A notícia está aqui (registo necessário).

Checklist para novos bloggers

Para quem vai começar um novo weblog, aqui fica uma interessante lista das coisas a verificar para que tudo corra bem. Recomendo particularmente a quem vai utilizar o weblog como ferramenta de trabalho.

sexta-feira, 28 de abril de 2006

Ads of the World



Trata-se de um site para perder muito tempo. O Ads of the World inclui centenas de anúncios publicitários divididos por meio (imprensa, televisão ou rádio), região e tema.

quarta-feira, 26 de abril de 2006

Chernobyl

No dia em que se assinala o 20/o aniversário do acidente nuclear de Chernobyl, o mais grave da história da humanidade, recomendo uma visita ao site chernobyl.info, uma plataforma internacional com informação muito variada e completa sobre o desastre, incluindo um detalhado glossário sobre o tema. Factos, números, projectos, organizações, eventos para assinalar a data... Sem esquecer nunca as terríveis consequências do acidente.
Duas décadas depois, a história de Chernobyl continua longe do fim, com a central a encerrar ainda toneladas de combustível nuclear.

sexta-feira, 21 de abril de 2006

Vitaminas e várias lentes

A partilha de informação e conhecimento é, já se sabe, uma das principais características da Web 2.0. Deixo aqui hoje dois sites que me parecem muito interessantes:

- Squidoo, everyone is an expert
Muito textos sobre assuntos tão variados como livros, negócios, música, marketing. Cada um sob a perspectiva do seu autor, visto de uma lente própria.

- Vitamin, nourishment to help the web grow
Uma ferramenta para web designers, programadores e empreendedores. Textos e dicas para criar melhores projectos na Web.

quinta-feira, 20 de abril de 2006

The corporate blogging book

Só vai ser publicado em Agosto mas no blog dedicado ao livro, escrito por Debbie Weil, já está disponível muita informação interessante, nomeadamente alguns podcasts de entrevistas que a autora tem vindo a realizar. O blog tem tanta informação que merece uma visita prolongada. O mesmo para o blog da autora intitulado Blog write for CEO's.

Marx e a Web 2.0

Um texto diferente publicado na CBS sobre a Web 2.0, mas que me parece uma reflexão muito interessante. Destaco dois pontos:

- Compara Marx com a Web 2.0
Just as Marx seduced a generation of European idealists with his fantasy of self-realization in a communist utopia, so the Web 2.0 cult of creative self-realization has seduced everyone in Silicon Valley.

- Destaca as ideias chave da nova era
Buzzwords from the old dot.com era ? like "cool," "eyeballs," or "burn rate" ? have been replaced in Web 2.0 by language that is simultaneously more militant and absurd: Empowering citizen media, radically democratize, smash elitism, content redistribution, authentic community ? This sociological jargon, once the preserve of the hippie counterculture, has now become the lexicon of new media capitalism.

quarta-feira, 19 de abril de 2006

Moisés Martins

Moisés Martins, professor catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, é candidato à reitoria da referida universidade. Para dar a conhecer as suas ideias e promover a discussão criou um blog onde estão publicados já vários textos.
De uma mensagem enviada aos alunos destaco:
E preocupa-me também que a Universidade esteja a desumanizar-se, perdendo o sentido daquilo que verdadeiramente lhe importa, os seus alunos, docentes e funcionários, assim como os seus projectos científico-pedagógicos, em favor de lógicas que lhe não são centrais, designadamente as empresariais e mercantis.

quinta-feira, 13 de abril de 2006

lovemarks



Ainda estou longe do fim mas já recomento a leitura de Lovemarks, o livro de Kevin Robins, CEO da Staachi&Staachi. O livro pretende mostrar o futuro para além das marcas, um futuro em que só há lovemarks, marcas que despertam sentimentos no consumidor.
A transformação de uma marca em lovemark assenta em cinco princípios:

  • Estar apaixonado - os consumidores sabem quando isso não acontece
  • Envolver os consumidores - podem dar excelentes ideias para novos produtos
  • Premiar a lealdade
  • Procurar, contar e re-contar excelentes histórias
  • Ser responsável

Além do interessante conteúdo destaco ainda a imagem gráfica do livro, com destaque e texto em várias cores para realçar o seu conteúdo. E já agora, o site também merece uma visita demorada.

terça-feira, 11 de abril de 2006

J&C com nova equipa e nova imagem

O Jornalismo e Comunicação tem uma equipa renovada e uma nova imagem. O blog passou a ser assumido pela equipa do Mediascópio, um projecto do Departamento de Ciências da Comunicação da UM. Mudanças no dia em que o J&C completa 4 anos de existência. Parabéns!

Transformar internautas em clientes

David Meerman Scott é o autor do Web Ink Now, um interessante weblog onde se pode aprender a trasnformar internautas em clientes. No blog é ainda possível fazer o download de alguns textos publicados por este autor. Destaco este: The new rules of PR

quarta-feira, 5 de abril de 2006

Diário de uma Odisseia

Visitei este blog há dias e achei interessante, já que permite acompanhar - através de textos e fotos - a viagem ao espaço do primeiro astronauta brasileiro, Marcos César Pontes. O autor deste Diário de uma Odisseia é o jornalista Flávio Dieguez, director de redacção da Agência Brasil, especializado em coberturas científicas.

"Perdoa-me"

Vamos então ser condescendentes e dar o benefício da dúvida aos nossos amigos da SIC. Sarilhos já têm eles que cheguem com as audências... Entretanto, ainda não consegui preparar uma boa posta sobre a ERCS. Mas eu não me esqueço...

terça-feira, 4 de abril de 2006

Entidade Reguladora analisa corte do Jornal da Noite

É como diz o Paulo: Há que ter cuidado. A nova Entidade Reguladora para a Comunicação Social está aí. E já fez saber que vai analisar o corte do Jornal da Noite da SIC do passado domingo. A notícia vem hoje no Diário de Notícias.
O director de Informação da estação, Alcides Vieira, fala em «erro humano» e rejeita que a estação tenha feito contraprogramação.
«Acidente ou não, o que é certo é que a emissão atribulada da SIC traduziu-se em bons resultados a nível de audiência», observa o DN.

E o pedido de desculpas aos espectadores pelo corte? Surgiu na noite de segunda-feira, no final do «Jornal da Noite, pela voz de Rodrigo Guedes de Carvalho, que se despediu da emissão com o seu habitual «O país e o mundo». Sem «Sarilhos»...