terça-feira, 11 de outubro de 2005

José António Saraiva deixa direcção do "Expresso"

Segundo avançou hoje o "Jornal de Negócios", José António Saraiva vai abandonar a direcção do "Expresso" para assumir um cargo na coordenação editorial do grupo Impresa. Henrique Monteiro, actual subdirector, foi o escolhido para substituir o homem que dirige o Expresso desde 1984, adiantou a agência Lusa.

sexta-feira, 3 de junho de 2005

Blogs e Marketing

É cada vez mais frequente a utilização de blogs em campanhas de comunicação ou marketing (por muito que alguns bloggers não gostem desta apropriação do fenómeno pelos senhores da indústria). A Marketest divulga que, segundo a eMarketeer, cerca de 4% das maiores empresas dos Estados Unidos têm blogs acessíveis ao público, fenómeno ainda menos frequente quando se trata de pequenas e médias empresas.
E acrescenta:
O lançamento de uma nova campanha da Audi, relatada também recentemente pelo Diário Económico, vai neste mesmo sentido: o blogging anda por aí e está a chegar aos negócios. Segundo este diário, "a Audi abriu um precendente no mundo do marketing, ao criar uma campanha publicitária até agora inédita". A marca deixou imagens e pistas em blogs para que os seus utilizadores pudessem participar no próprio desfecho da peça publicitária.
Ainda hoje, nas Jornadas sobre os 10 anos de jornalismo digital em Portugal se discutia a necessidade de utilizar novas ferramentas de Marketing na venda de jornais. Aqui fica mais uma possibilidade.

Blogs em Portugal

De acordo com o Netpanel, da Marketest, nos primeiros quatro meses de 2005, 398 mil portugueses com 15 e mais anos consultaram blogs. Este número representa 28.3% dos indivíduos destas idades que no período em análise navegaram na internet.
No mesmo período, foram visitadas mais de 27 mil páginas de blogs, uma média de 69 por utilizador. Mais de 386 mil horas foram dedicadas a estes sites, uma média de 58 minutos por utilizador.
Na análise do perfil dos visitantes de blogs, vemos que 70.4% são homens, 71.1% têm entre 15 e 34 anos, 44.5% pertencem às classes sociais alta e média alta e 49.2% residem nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto.

quinta-feira, 2 de junho de 2005

Jornadas em directo

As jornadas 10 anos de Jornalismo Online em Portugal podem ser acompanhadas em directo (som). No blog do evento estão a ser publicados resumos das intervenções. O dia de hoje foi muito interessante. Amanhã há mais.

quinta-feira, 19 de maio de 2005

Os sítios do Não e do Sim

Os blogs parecem desempenhar cada vez mais um papel de relevo na discussão de questões públicas. Procurando contribuir para o debate sobre o Tratado Constitucional Europeu, Pacheco Pereira criou o Sítio do Não (onde reúne textos que defendem esta opção). Em resposta, Pedro Duro já pôs on-line o Sítio do Sim.
Acho que vai ser interessante acompanhar os dois blogs e ver o papel que estas ferramentas vão desempenhar no debate.

terça-feira, 10 de maio de 2005

25 momentos da blogosfera portuguesa

Através do Pedro cheguei a este mosaico com os 25 momentos da blogosfera portuguesa (alguns dos quais pude acompanhar em 1ª mão). Parece-me um trabalho interessante e um excelente contributo para a história dos blogs lusos. Parabéns!

segunda-feira, 9 de maio de 2005

10 anos de jornalismo digital em Portugal




A Universidade do Minho vai assinalar os 10 anos de jornalismo digital em Portugal com uma jornadas onde serão debatidos vários assuntos relacionados com o tema. Além de duas mesas redondas - O Jornalismo Digital ? Desafios e contrangimentos na formação e O Jornalismo Digital ? desafios para a profissão e para o modelo de negócio - destacam-se as conferências com Rosental Calmon Alves e Ramón Salaverría.
O programa, inscrições e informação complementar podem ser encontrados aqui. Também há um blog sobre o assunto.

quarta-feira, 4 de maio de 2005

Weblog sobre Weblogs

Recomendo a leitura do Weblog sobre Weblogs, que marca o regresso de Mariano Amartino ao Clarin.
Via eCuaderno

Jornalismo participativo

A >Backfence pôs on-line dois sites de jornalismo participativo, respeitantes a duas comunidades diferentes. Por enquanto ainda com pouco conteúdo, estes websites parecem-me muito interessantes. Se colaboração dos membros da comunidade, vai ser possível perguntar e obter resposta a perguntas do dia a dia, como o melhor restaurante ou um bom sítio para comprar flores.
Via Cyberjournalist.

quarta-feira, 27 de abril de 2005

Encontro de weblogs

Já está a rodar o 2º Encontro Nacional de Weblogs. Vai ser na Covilhã, em Outubro, organizado pela UBI. Por enquanto, é possível encontrar mais informações aqui.

terça-feira, 26 de abril de 2005

wikipedia

Acontece-me cada vez com mais frequência: faço uma pesquisa no Google e numa das primeiras entradas que aparecem está a da wikipedia (seja em português ou em inglês). A versão portuguesa tem, à data deste post, 38358 artigos. Apesar de me custar a confiar plenamente nesta enciclopédia, já várias vezes me foi útil e, até agora, não detectei nenhum erro.

segunda-feira, 25 de abril de 2005

Tempo de rever

Os leitores on-line chegam cada vez mais às notícias através de links exteriores à página e não pela página inicial como era costume. So it's time to adjust., diz Steve Outing, num texto publicado no Editor and Publisher. Aqui fica um conselho:
Indeed, it may be that the best approach is to create an article-page template that serves as a sort of secondary home page. Assume that more than half of the people who see something on your site will not see its home page. At the article level, give them enough choices to guide them to other important content elsewhere on the site.

O artigo completo aqui.

sexta-feira, 22 de abril de 2005

Como se editam weblogs num jornal

No Cyberjournalist, o director geral do seatlepi explica como funciona edição editorial dos blogs que o jornal publica.

quinta-feira, 21 de abril de 2005

Encontro de Estudantes de Jornalismo

Começa amanhã, na Covilhã, a 4ª edição do Encontro Nacional de Estudantes de Jornalismo. O programa pode ser encontrado aqui.

sexta-feira, 15 de abril de 2005

Blogs no ensino

Uma boa forma de utilizar os blogs como ferramenta de ensino na área da saúde
(ou a razão porque tenho andado tão afastada deste blog...)

Em vários destes blogs é possível encontrar dicas interessantes de vários temas relacionados com a saúde.

Alimenta Saúde
Crescer em Saude
Dicas de Enfermagem
Enfermagem 4 Nurses
Enfermeiros Agora
Enfermeiros do ISAVE
Falando de enfermagem
Futuro Enfermeiro
Mais Enfermagem
Mão Amiga
Nascer e Crescer
Onda da Saúde
Passa a Palavra Enfermagem
Póvoa de Lanhoso
Prende-te a vida
Saúde Cá
Saúde Hoje
Saúde Mental
Saúde Norte
Saúde Pública
Sexualidade Adolescência

quarta-feira, 13 de abril de 2005

Aniversário

Só quando vi ontem o post do aniversário do Jornalismo e Comunicação é que me lembrei que este blog completou 3 anos e nem fiz referência ao assunto. Foi a 27 de Fevereiro de 2002 que o Jornalismo Digital ganhou vida. Umas vezes com mais, ou menos folego. Pelo caminho já ganhou dois novos inquilinos.

sábado, 5 de março de 2005

Do lado de lá

Do lado de lá

... ou de cá, conforme a situação, surge um documento interessante: o primeiro Código de Ética para Agências de Publicidade e Comunicação. É notícia no site da Associação Portuguesa das Empresas de Publicidade e Comunicação.

Com estilo

Com estilo

Já o tenho. Está aqui, ao meu lado. Está bonito... É simpático aquele piscar de olho ímplicito e cúmplice. Lembro-me de há uns anos ter conseguido uma versão fotocopiada da primeira edição. Tratei-a como um bem precioso. Ainda a tenho guardada no espólio de outras vidas. Vai ser diferente, agora. Mas eu tinha que ter este livro a preto e branco.

Curiosidade...

Curiosidade...

Nos Estados Unidos defende-se que o crescimento do neoconservadorismo muito se deveu a estratégias de comunicação directa, quer por correio físico quer por correio electrónico, potenciando a criação de grupos de discussão. Na última campanha, o PS apostou nas novas tecnologias para chegar aos seus potenciais eleitores. Salvo as devidas proporções, seria interessante saber o balanço feito pelos responsáveis por essa estratégia.

A comunicação do XVII Governo - 2

A comunicação do XVII Governo - 2

Continuando por este tema, convido-vos a reflectir sobre o episódio de hoje: a divulgação da sua ida às 19:00 a Belém (se não estou em erro, uma hora antes); a sua entrada "em cena", circunspecto, cumprimentando os jornalistas com um ligeiríssimo curvar de cabeça, sem qualquer pasta ou papeis nas mãos; a sua saída pouco depois das 20:00, com a mesma postura, o mesmo ar grave e algo solene; o discurso estudado, genérico; a definição de apenas responder a duas perguntas - "por esta altura, os senhores jornalistas já têm o comunicado do meu gabinete nas vossas redacções" - e assim cumprir. Sócrates quis ser ele a marcar a agenda mediática, para evitar o contrário. Houve um planeamento cirúrgico desta acção: a divulgação da sua visita quase em cima do fecho dos jornais e muito perto dos telejornais veio tirar margem de manobra aos media, fazendo com que as primeiras observações e os primeiros comentários sejam forçosamente pouco aprofundados. Ou seja, Sócrates vai ter todo o fim-de-semana para analisar a reacção dos media, comentadores e "opinadores".