terça-feira, 30 de maio de 2006

E os deveres?

"Um tribunal californiano, nos EUA, decidiu a passada sexta-feira que quem escreve num blogue detém os mesmos direitos que um jornalista normal, nomeadamente o direito de manter a confidencialidade das suas fontes. Tudo começou quando um grupo de bloggers se viu forçado a recorrer aos tribunais depois de terem sido forçados pela empresa Apple a revelar a identidade de uma pessoa que alegadamente lhes teria facilitado informações confidenciais acerca de um novo projecto da empresa chamado "Asteroid". Os juízes decidiram que "os bloggers não têm obrigação de revelar as suas fontes e podem refugiar-se nas mesmas leis que protegem os jornalistas tradicionais", conforme se podia ler na sentença de 69 páginas." (Público, 39/Maio/06)
Será que isto fará jurisprudência? Mais cedo ou mais tarde, esta discussão terá que acontecer neste jardim à beira-mar plantado. Nessa altura, para além dos direitos, importa falar dos deveres também. Uma coisa implica a outra.

2 comentários:

Elisandra Amâncio disse...

Muito legal encontrar um Blog sobre Web Jornalismo. Se puder visitem o meu também! Grande Abraço!

Anónimo disse...

Tenho frequentemente discutido com um blogger a seguinte questão.
De quem é a responsabilidade pelos comentários feitos pelso leitores. Aceito que o dono do blog possa ser responsabilizado por aquilo que escreve. Agora se os comentários têm um conteúdo ofensivo para terceiros será que o "dono" pode ser responsabilizado por isso. Um ouco à semalhança do chefe de redação de um jornal.