quinta-feira, 27 de fevereiro de 2003

Há muito tempo acompanho a blogosfera. À semelhança das restantes redes sociais, os weblogs e o relacionamento entre os seus autores é diferente de país para país. As situações que melhor conheço, além da portuguesa, são a do Brasil e a dos EUA. Nestes dois países, o movimento dos weblogs funciona como uma verdadeira rede de conhecimentos. Os bloggers conhecem-se, visitam-se, citam-se e desenvolvem conversas interessantes online. Os encontros e discussões acontecem muitas vezes fora do ambiente virtual.

Em Portugal, este tipo de relacionamento não me parece frequente e usual. No entanto, hoje comecei a perceber que já podemos falar numa comunidade de bloggers portuguesa (uma entre várias que podem existir. Refiro-me à dos blogs sobre jornalismo). O António Granado comentou a crónica do Pacheco Pereira, intitulada O lugar da menor transperência, sobre os media. O Manuel Pinto apresentou a sua opinião sobre o assunto, sugerindo uma discussão mais alargada sobre o tema. O blog do CIMJ desafiou os dois a continuarem a discussão e o Pedro F. presentou a sua opinião, começando o post com os comentários dos dois bloggers já referidos.

Hoje senti-me como se estivesse num colóquio ou num debate, que se desenrolou num ambiente virtual, com todos os seus intervenientes em pontos geográficos dispersos. Agora só falta o encontro de bloggers que já tem data marcada: Setembro, na UM.

1 comentário:

Anónimo disse...

Just desire to say your article is as surprising.
The clearness for your publish is just cool and that i could assume you're an expert in this subject. Well with your permission allow me to grasp your feed to keep updated with forthcoming post. Thank you a million and please carry on the rewarding work.

Feel free to visit my web-site: natural cellulite treatment